Febre amarela: Macaco é encontrado morto na Praia Catarina, em Ilha Solteira

Macaco morto encontrado na tarde desta quarta-feira (8), na Praia Catarina, em Ilha Solteira (SP). Este é o terceiro macaco encontrado morto em Ilha Solteira. Os outros dois foram encontrados na...

241 0

Macaco morto encontrado na tarde desta quarta-feira (8), na Praia Catarina, em Ilha Solteira (SP).

Este é o terceiro macaco encontrado morto em Ilha Solteira. Os outros dois foram encontrados na via de acesso ao Porto (alameda dos Pescadores) e na rodovia entre Ilha Solteira e Itapura. Nenhum dos animais apresentava sintomas de morte por febre amarela. Ainda não há resultado dos primeiros exames.

Febre amarela: Macaco é encontrado morto na Praia Catarina, em Ilha Solteira
(Foto: Rodrigo Mariano)

Os macacos não são transmissores de febre amarela, mas, são um sinal de que a doença circula na região, caso alguma das mortes seja confirmada por febre amarela. Com isso, a vacinação da população é reforçada. Em Ilha Solteira, não há registro de casos em humanos ou animais.

Em áreas rurais, silvestres e de mata a febre amarela é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já na área urbana, a febre amarela pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, chikungunya e Zika. Por isso, as precauções contra o Aedes aegypti devem ser ainda mais constantes.

Vacinação
A procura pela vacina continua grande em Ilha Solteira, onde a vacinação ocorre na UBS III, na USF do Palmares (ao lado da Guarda Municipal) e na USF do bairro Bela Vista. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 16h30.

Números da febre amarela
O Ministério da Saúde atualizou as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação da febre amarela no país. Até terça-feira (07), foram confirmados 195 casos da doença. Ao todo, foram registrados 1.048 casos suspeitos, sendo que 777 permanecem em investigação e 76 foram descartados. Dos 163 óbitos notificados, 69 foram confirmados, 91 ainda são investigados e 3 foram descartados.

Febre amarela: Macaco é encontrado morto na Praia Catarina, em Ilha Solteira
(Foto: Rodrigo Mariano)

Veja também: Sétima morte por febre amarela é confirmada no estado de SP

Veja Também

Neste artigo

Participe da conversa