IMPERDÍVEL: Mostra inédita de Bispo do Rosário vai rodar o Brasil

Bispo do Rosário - O Grande Veleiro’ abriu nesta quinta-feira, 6 de abril, em Aracaju, onde ficará em cartaz até 23 de maio Por Da redação

87 0

Bispo do Rosário – O Grande Veleiro’ abriu nesta quinta-feira, 6 de abril, em Aracaju, onde ficará em cartaz até 23 de maio

Uma mostra inédita do artista plástico Arthur Bispo do Rosário (1911-1989) vai rodar o país entre 2017 e 2018. A exposição O Grande Veleiro, que reconta a vida e a obra do sergipano, abriu nesta quinta-feira, 6 de abril, na Unidade Centro do Sesc Aracaju, onde ficará em cartaz até 23 de maio.

Depois de Aracaju, a mostra seguirá para o Sesc Maceió, onde ficará em cartaz entre 15 de junho e 5 de agosto. Em seguida, entre agosto e setembro, estará na Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro, e depois, entre outubro e novembro, no Centro Cultural Sesc Paraty. Em 2018, a exposição ainda circulará por outras cidades brasileiras, a serem definidas.

A mostra, interativa, conta com jogos e obras que podem ser tocadas pelo público e que remontam à trajetória de Bispo do Rosário. A imagem do veleiro, que dá nome e é bastante marcante em toda a exposição, remete aos anos em que ele atuou na Marinha Brasileira, quando se mudou de Sergipe para o Rio de Janeiro, em 1925. O artista trabalhou com materiais reciclados, usados para reproduzir miniaturas, como navios, e bordados.

(Divulgação/Divulgação)

Considerado um dos expoentes da arte contemporânea brasileira, Bispo do Rosário produziu por cerca de 50 anos e suscitou discussões variadas sobre a relação entre arte e loucura – diagnosticado como esquizofrênico-paranoico, ele ficou internado por décadas no hospital psiquiátrico Colônia Juliano Moreira, no bairro de Jacarepaguá, no Rio.

Além da exposição, o Sesc Aracaju apresenta palestras sobre a vida e a obra do artista, oficinas de bordado e de arte contemporânea, apresentações e performances de grupos teatrais, entre outras atividades. A programação completa pode ser conferida no site oficial da instituição.

Neste artigo

Participe da conversa