O QUE É CONCEITO ?

Conceito significa definição, concepção ou caracterização. É a formulação de uma ideia por meio de palavras ou recursos visuais.

110 0

Conceito significa definição, concepção ou caracterização. É a formulação de uma ideia por meio de palavras ou recursos visuais.

Arte abstrata - Lair GuedesVortice- arteabstrata do artista plástico Lair Guedes

O termo “conceito” tem origem a partir do latim “conceptus” (do verbo concipere) que significa “coisa concebida” ou “formada na mente”.

Em Filosofia, consiste em uma representação mental e linguística de um objeto concreto ou abstrato, significando para a mente o próprio objeto no processo de identificação, classificação e descrição do mesmo.

Quando falamos de conceito, esse terno nos soa como algo abstrato e sem sentido. Muitas pessoas, ou seja, a grande maioria não percebe que sua vida é regida por conceitos. A roupa que veste, o programa de televisão que assite, O filme no cinema, a comida que compra no supermercado… enfim tudo, cada aspecto da vivência diária está repleto de conceitos. Ele está presente, vivo, pulsante, mas, invisível. É uma idéia gigantesca por trás das tomada de decisões de cada ser humano.
Cada aspecto do nosso dia a dia tem um conceito como o seu norte. Essa abstração intelectual e inteligente vai direcionando as pessoas nas tomadas das suas decisões, com o objetivo de influenciar e modificar gerações inteiras. A televisão e agora a internet com o evento das redes sociais, tem um papel fundamental na disciminação de conceitos. As midias que veiculam nesses sistemas de comunicação são planejadas de tal forma que levam as pessoas ao consumo exagerado. São influenciadas de tal modo, que acham que estão pensando, agindo e tomando decisões por si mesmas. Quando na realidade elas estão sendo conduzidas como gado ao matadouro por um conceito oculto e bem definido pela indústria do marketing agressivo.
Fernado Pessoa certa vez escreveu: “Tudo em nós está em nosso conceito do mundo; modificar o nosso conceito do mundo é modificar o mundo para nós, isto é, é modificar o mundo, pois ele nunca será, para nós, senão o que é para nós…”

Pensando e analisando, eu diria que conceito é a alma de todo projeto concebido e planeado pela mente, seja no artístico, profissional, comercial ou pessoal. Ele é o esqueleto concreto que sustenta o pensamento abstrato, e que dão origem às grandes realizações humanas.

Lair Guedes

Neste artigo

Participe da conversa