TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Coluna – Pandemia ainda desafia planejamento do ciclo paralímpico

Publicados

ESPORTES


Preparar um ciclo olímpico ou paralímpico curto, de aproximadamente dois anos e meio, é complicado. Fazê-lo em meio ao impacto dos altos e baixos da pandemia do novo coronavírus (covid-19) torna o desafio ainda maior. Não basta ter plano A ou B. É necessário ter mais coelhos prontos para saírem da cartola, seja pela dificuldade de acesso a países mais fechados em razão do caos sanitário, seja pelo eventual adiamento de competições – às vezes, de suma importância na trajetória.

Na semana passada, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) suspendeu o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico – que seria disputado entre 26 de agosto a 4 de setembro, em Kobe (Japão) – a pedido dos organizadores, devido ao avanço de casos da covid-19. A entidade pretende realizar o evento em 2024, antes dos Jogos de Paris (França). Não seria exatamente uma novidade em meio à pandemia, já que o Mundial de Esportes de Neve, em Lillehammer (Noruega), que inicialmente seria em 2021, acabou no domingo (23), a 40 dias da Paralimpíada de Inverno de Pequim (China).

Considerando que já haverá um Mundial de Atletismo em 2023, de 8 a 17 de julho, também na capital francesa, o intervalo entre os torneios pode ser de apenas um ano. Até menos, se a competição em Kobe for remarcada para o início de 2024. Isso sem esquecer os Jogos Parapan-Americanos de Santiago (Chile), entre 17 e 25 de novembro do próximo ano. Incertezas que, naturalmente, impactam o planejamento.

“Seriam três eventos dentro de praticamente um ano. No Parapan, a ideia é irmos com força máxima, como sempre. É uma prioridade. Em relação ao Mundial em 2024, se confirmado, tudo dependerá do período. Se ele for próximo aos Jogos, facilita, por você poder fazer o treinamento visando os dois eventos. Se for mais espaçado, complica. Depois do Parapan, são seis, sete meses até os Jogos. É um período ideal para treinar. Se tiver um Mundial nesse meio, dependendo de quando ele for, pode atrapalhar o treinamento. Aí, teremos de optar, avaliarmos as provas ou irmos com uma equipe de jovens. A Paralimpíada é o objetivo principal. Tudo está sendo pensado, estamos esperando as confirmações e as datas”, descreveu João Paulo Cunha, coordenador da seleção paralímpica de atletismo, à Agência Brasil.

Leia Também:  Palmeirenses encaram trâmites da covid-19 para ver time no Mundial

O adiamento também mexe com o planejamento de competições do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). De 27 de março a 3 de abril, o Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), em São Paulo, será sede do Open Internacional, etapa do circuito mundial de atletismo paralímpico. Segundo João Paulo, estavam previstos mais três eventos junto da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Os quatro torneios serviriam para os atletas estabelecerem índices para Kobe.

“Tivemos uma reunião com a CBAt, para firmar a parceria. A princípio, vamos inverter: fazer um evento [com eles] no primeiro semestre, mais um evento em São Paulo e três regionais [no segundo semestre]. Com o Mundial [de Paris] em julho do ano que vem, teremos o prazo para obtenção de índice sendo de mais ou menos um ano, então a ideia é que ele já possa valer a partir do segundo semestre”, explicou o coordenador.

Base é alternativa

Sem a competição em Kobe, o calendário internacional do atletismo paralímpico prevê o Mundial da Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (Iwas, sigla em inglês), de 2 e 9 de outubro, em Sochi (Rússia). Em meio às incertezas no “adulto”, a base deverá ser a protagonista da temporada, com os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Bogotá (Colômbia), e o Mundial de Jovens (ainda sem local definido). As datas de ambos os eventos não foram anunciadas.

Atletas da delegacao brasileira durante Classificatória de atletismo dos Jogos Paralímpicos de Tóquo no cno estádio Olíimpico - Paralimpíada de Tóquio - Tóquio 2020    Atletas da delegacao brasileira durante Classificatória de atletismo dos Jogos Paralímpicos de Tóquo no cno estádio Olíimpico - Paralimpíada de Tóquio - Tóquio 2020

Leia Também:  Palmeiras vence no Paulista antes da estreia no Mundial de Clubes
Após adiamento de Mundial de Atletismo, integrantes do CPB e CBAt se reuniram e já planejaram mudanças no calendário deste ano – Takuma Matsushita/CPB/Direitos Reservados

“O evento da Iwas não costuma ser um evento forte, mas acreditamos que desta vez será, sem o Mundial [de Kobe]. Nosso plano A é ir com uma seleção jovem para o Mundial da Iwas, além do próprio Mundial de Jovens. Se realmente não tiverem mais eventos fortes este ano, a ênfase será mesmo na base. Estamos com ideia de fazer alguns eventos sub-17 e sub-20, já pensando nos Jogos de 2028 e 2032”, disse João Paulo.

“A base da seleção [da Paralimpíada] de 2024 será basicamente a dos Jogos de Tóquio [Japão]. O que pensamos sempre é aumentar a quantidade de atletas jovens, pois eles terão muito mais tempo de seleção. Estamos desenvolvendo quantidade para depois afunilarmos e termos qualidade. Tivemos atletas sub-23 com medalhas [em Tóquio] e queremos que eles permaneçam, pois a chance de medalharem também em Paris é muito grande. Temos de manter isso e buscarmos mais nomes. Faço um paralelo com a natação, que há alguns anos dependia quase exclusivamente de um atleta [Daniel Dias] para ganhar sete ouros nos Jogos e hoje isso se diversificou. Esse é nosso objetivo”, completou o dirigente.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

ESPORTES

Estão abertas as inscrições para Processo Seletivo Simplificado para Agentes Sociais de Esporte e Lazer

Publicados

em

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Seges) e Fundação municipal de Esportes (Funesp) divulgou nesta quarta-feira a abertura de inscrições para Processo Seletivo Simplificado para o programa de contratação temporária de Agentes sociais de esporte e lazer.

O objetivo deste processo é fazer cadastro de reserva para recomposição gradativa do quadro de pessoal temporário da Fundação Municipal de Esportes, exercendo atividades de promoção da cultura esportiva especificamente no âmbito do Programa Movimenta Campo Grande.

O presente Processo Seletivo Simplificado destina-se à seleção de profissional apto a compor o Cadastro de Reserva de Recursos Humanos da Fundação Municipal de Esportes, cuja contratação visa democratizar o acesso às práticas do lazer e do esporte a todos os cidadãos do Município de Campo Grande, por meio de atividades físicas e esportivas na perspectiva da inclusão social e da cidadania.

A Secretaria Municipal de Gestão dará ampla divulgação às etapas do Processo Seletivo Simplificado através do Diário Oficial do Município de Campo Grande, no endereço eletrônico: https://diogrande.campogrande.ms.gov.br.

Serão contratados agentes sociais para as seguintes modalidades: balé; fit dance; futebol; futebol americano; ginástica rítmica (GR); ginástica artística; natação e hidroginástica; Ritbox; Ritmos e Zumba.

Leia Também:  Palmeirenses encaram trâmites da covid-19 para ver time no Mundial

Entre as atribuições dos Agentes, estão: planejar, organizar e executar atividades sistemáticas (oficinas) e assistemáticas (eventos) de esporte e lazer, de acordo com a necessidade dos programas e projetos, e orientação da coordenação de esporte e lazer ou setorial. Planejar, juntamente com o coordenador de esporte e lazer e coordenador setorial e o processo de estruturação das atividades (adequação do espaço físico.

Também é de responsabilidade do Agente, a captação de participantes, organização dos materiais esportivos, fichas de inscrição, folhas de frequência, preenchimento de relatórios mensais, etc.), a fim de garantir o atendimento adequado às atividades propostas. Planejar semanalmente as atividades a serem realizadas, levando em consideração as diretrizes dos programas e projetos.

Outros atributos pelos agentes serão: Monitorar e avaliar as atividades desenvolvidas, mantendo suas atuações padronizadas, harmônicas e coerentes com as diretrizes estabelecidas. Acompanhar os participantes nas oficinas, efetuando as inscrições e os controles de frequência. Comunicar ao coordenador setorial, de imediato, quaisquer fatos que envolvam membros da equipe ou participantes em situação não convencional, assim como elaborar registro documental de cada caso ocorrido. Zelar pela segurança dos participantes, durante todo o período de sua permanência no local de desenvolvimento das oficinas. Participar de todas as convocações realizadas pela FUNESP (encontros de formação profissional, reuniões, participação em eventos, entre outros).

Leia Também:  Com equipe titular, Grêmio supera São José por 2 a 1 no Gaúcho

A inscrição será realizada nos dias 01 e 02 de abril de 2024, presencialmente, no horário das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na sede da Fundação Municipal de Esportes, localizada à Rua Dr. Paulo Machado, n. 663 – Bairro Santa Fé.

MovimentaCG

O Programa tem como principal objetivo ampliar o acesso ao esporte e lazer para todos os cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento da cultura esportiva e do lazer na cidade. Com uma variedade de atividades físicas e esportivas, o programa se tornou referência na promoção de uma vida ativa e saudável.

Dentre as diversas modalidades oferecidas pelo Movimenta, estão inclusos: lutas, danças, esportes coletivos e individuais, tais como Pilates, Yoga, Zumba, Fitdance, Ritbox, Capoeira, Futebol de Campo e Futsal, Beach Tennis, Ginástica, Atletismo, Flag Futebol, Natação, Hidroginástica, entre outras.

A diversidade de opções busca atender aos diferentes interesses e necessidades da população, proporcionando opções adaptadas para todas as faixas etárias e níveis de habilidade.

Para mais informações sobre o edital o interessado pode acessar Diário Oficial (Diogrande) n. 7.438, publicado nesta quarta-feira (26), a partir da página 9.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA