TRÊS LAGOAS

MATO GROSSO DO SUL

SES publica resolução que orienta a população para o uso de máscara em ambientes fechados

Publicados

MATO GROSSO DO SUL

Após o Governo do Estado, por meio do Programa Prosseguir, publicar o Decreto Estadual nº 15.893, – que torna facultativo o uso de máscaras em Mato Grosso do Sul –, a Secretaria de Estado de Saúde publicou nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial, a Resolução SES Nº 016, que traz recomendações quanto ao uso de máscaras em ambientes fechados e com circulação de pessoas.
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, cabe a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde fazer a recomendações e continuar o monitoramento da evolução do Covid-19 no Estado.

“Nós analisamos às últimas três semanas epidemiológicas que nos indicaram uma queda acentuada quanto ao número de casos novos, internações e óbitos. Isto nos possibilitou a tomar esta decisão, mas não significa que o indivíduo não precise usar a máscara. A Saúde não vai deixar de fazer essa prevenção e nem os municípios deixarão de continuar fazendo este monitoramento de enfrentamento a Covid-19. A prevenção e a vacinação ainda são as principais medidas no combate a Covid-19”, explica o secretário.
Segundo a secretária-ajunta da SES, Crhistinne Maymone, a resolução publicada pela SES destaca o ‘autocuidado’. “Uma pessoa que precise ir para o trabalho ou escola e que faça uso do transporte coletivo cuja há circulação de pessoas, – ela vai precisar usar a máscara. Aquela pessoa que possui alguma comorbidade ou doença autoimune, – será necessário que ela use a máscara. Um idoso que por alguma razão precise sair de casa, também vai precisar usar a máscara. O autocuidado precisará estar presente na vida de cada cidadão a partir de agora, por uma questão de segurança”.

Leia Também:  2,6% da população prisional de MS, público LGBTQI+ tem nome social garantido e alas específicas em presídios

Maymone ainda destaca que os municípios terão um papel fundamental nesta resolução. “No caso de eventual surto em determinado município, ele vai precisar tomar medidas que sejam mais restritivas caso seja necessário. Então, nós – enquanto agentes de saúde -, estaremos vigilantes e não vamos deixar de fazer as recomendações necessárias e sempre contando com o apoio e a participação das secretarias municipais de saúde dos 79 municípios do Estado”.

Resolução SES Nº 016
A resolução de caráter preventivo recomenda que indivíduos imunocomprometidos, com alto grau de comorbidade, idosos a partir de 60 anos, pessoas que apresentem sintomas gripais, não vacinados ou que não completaram o esquema vacinal contra à Covid-19, – façam o uso do aparelho de proteção individual.
A fim de prevenir e evitar novas contaminações pelo Coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde recomenda o uso de máscaras nas seguintes situações:
• Durante o deslocamento em transportes públicos e carros de aplicativos;
• Durante a permanência em salas de aula nas escolas;
• Durante a permanência em unidade de saúde da rede pública ou privada;
• Durante a permanência em ambiente fechado, em que haja concentração de pessoas;
• Durante o contato com indivíduos imunocomprometidos ou com comorbidades de alto risco;
• Durante o período de convívio em instituições de longa permanência e de privação de liberdade.
Outra recomendação é quanto a eventuais casos de surto, em que se torna imprescindível o uso de máscaras e adoção de medidas de segurança.

Leia Também:  Com protocolos técnico, Aquário do Pantanal recebe primeiros peixes

Rodson Lima, SES

Foto:Saul Schramm

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CAMPO GRANDE

CRIANÇAS VACINADAS COM PFIZER JÁ PODEM TOMAR SEGUNDA DOSE

Publicados

em

As crianças de 5 a 11 anos de idade que receberam a primeira dose do imunizante pediátrico do laboratório Pfizer já poderão concluir o esquema vacinal. Como é necessário um intervalo de 56 dias, poderão tomar a vacina quem recebeu a primeira dose no dia 15 de janeiro. 

Os demais públicos também poderão se imunizar, conforme calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A primeira dose está disponível para crianças de 05 a 11 anos e todas as pessoas de 12 anos ou mais. 

Em Campo Grande, também está disponível para as crianças a segunda dose de Coronavac para quem tomou a primeira até o dia até o dia 12 de fevereiro, obedecendo o mesmo intervalo que os adultos. 

Quem tomou a vacina Astrazeneca-Oxford-Fiocruz até o dia 09 de janeiro deverá procurar um dos pontos de imunização, assim como quem foi vacinado com Comirnaty-Pfizer até 14 de fevereiro, para receber a segunda dose. 

A vacinação segue com a quarta dose disponível para quem recebeu a terceira até o dia 09 de novembro, desde que seja integrante de um dos três públicos elencados no calendário: Trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais ou pessoas com alto grau de imunocomprometimento com 18 anos ou mais, este último público necessita da apresentação de laudo médico.  

O atestado médico também é necessário para aplicação da terceira dose em quem tem 18 anos e imunocomprometimento que tomou a segunda dose há 28 dias, ou tem a mesma condição de saúde, mas possui 12 anos ou mais e finalizou a primeira etapa do ciclo até o dia 10 de novembro.  

Leia Também:  Tempo firme predomina em todas as áreas de Mato Grosso do Sul neste sábado

A terceira dose também pode ser aplicada em quem tem 18 anos ou mais e recebeu a segunda dose até o dia 10 de novembro ou que tenha recebido a primeira dose do imunizante Janssen até a mesma data.  

Vá de Uber   

A Prefeitura de Campo Grande e a Uber fecharam parceria de R$ 100 mil em descontos para viagens na Capital. Os códigos promocionais serão distribuídos com objetivo exclusivo de facilitar o deslocamento até os postos de vacinação contra Covid-19.   

Os códigos promocionais garantirão viagens gratuitas de ida e volta aos locais de vacinação, no valor máximo de R$ 25. O código precisa ser adicionado no aplicativo da Uber antes das viagens.   

Veja como ativar o código de desconto:   

  1. Abra o aplicativo e selecione o menu (três linhas verticais no canto superior esquerdo)
    2. Entrar no item “Wallet” ou “Pagamento” e rolar até a parte de baixo
    3. Em “Promoções”, selecionar a opção “Adicionar código promocional” (Não vai funcionar como “voucher”)
    4. Digite o código VACINACG
    5. O código funcionará das 7h da manhã até as 18h.   

Onde se vacinar?   

Vacinação infantil   

  • Drive Albano Franco – 12h30 às 18h
    (Exclusivo para crianças sem comorbidades e a partir dos seis anos) 
  • Seleta – 7h30 às 16h45 
  • Vacinação Itinerante   
    • Shopping Campo Grande – 10h às 19h
      Avenida Afonso Pena, 4.909 – Santa Fé
      (Exclusivo para crianças sem comorbidades a partir de seis anos) 
    • Pátio Central Shopping – 8h às 18h
      Avenida Marechal Rondon, 1.380
      (Exclusivo para crianças sem comorbidades a partir de seis anos) 
  • Unidades de Saúde – 7h30 às 17h 
Leia Também:  Janeiro registrou chuvas abaixo da média histórica em grande parte do Estado

Prosa   

  • USF Nova Bahia   

Anhanduizinho   

  • UBS Dona Neta   

Bandeira   

  • USF Moreninha   

Imbirussu   

  • USF Silvia Regina   

Segredo   

  • UBS Cel. Antonino   

Lagoa   

  • USF Coophavilla 

Vacinação de adultos e adolescentes   

  • Drive-thru Albano Franco– 07h30 às 17h 
  • Seleta –7h30 às 17h 
  • Vacinação Itinerante   
    • Shopping Campo Grande – 10h às 19h
      Avenida Afonso Pena, 4.909 – Santa Fé
      (Exclusivo para crianças sem comorbidades a partir de seis anos) 
    • Pátio Central Shopping – 8h às 18h
      Avenida Marechal Rondon, 1.380
      (Exclusivo para crianças sem comorbidades a partir de seis anos) 
  • Unidades de saúde – 13h às 16h45   

Prosa   

  • USF Nova Bahia   

Anhanduizinho   

  • UBS Dona Neta   

Bandeira   

  • USF Moreninha   

Imbirussu   

  • USF Silvia Regina   

Segredo   

  • UBS Cel. Antonino   

Lagoa   

  • USF Coophavilla 
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA