TRÊS LAGOAS

MULHER

Desenvolva a autorresponsabilidade e pare de terceirizar os problemas da vida

Publicados

MULHER


source
Desenvolva a autorresponsabilidade e pare de terceirizar os problemas da vida
Bia Albuquerque

Desenvolva a autorresponsabilidade e pare de terceirizar os problemas da vida

“Ó céus, ó vida, ó azar!”. A fala consagrada do personagem de desenho animado denuncia sua postura pessimista, passiva e vitimista perante os acontecimentos do cotidiano. E, na vida real, você conhece alguém assim?

​​ COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO ! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Esse tipo de posicionamento indica que a pessoa se vê como resultado de uma condição imposta pelos fatores do meio que a cerca, como um produto das circunstâncias. 

Realmente, o momento e o ambiente oferecem certo conjunto de possibilidades e oportunidades. Mas, esses fatores são absolutamente determinantes? Não há nada que se possa fazer? Você é refém das circunstâncias?

O livro “O poder da autorresponsabilidade: A ferramenta comprovada que gera alta performance e resultados em pouco tempo”, de Paulo Vieira – um dos mais respeitados coaches do Brasil – trata exatamente sobre isso. O conceito de autorresponsabilidade apresentado na obra refere-se à capacidade de nos assumirmos como responsáveis pelo que nos acontece, sejam aspectos favoráveis ou desagradáveis.

A princípio, pode até parecer pesado. Mas é a ideia de “tomar as rédeas da própria vida” e não terceirizar responsabilidades. Essa postura, além de colocar o indivíduo como protagonista, também conduz a um processo de reflexão das experiências vivenciadas, olhando para si mesmo e desenvolvendo o autoconhecimento.

Na obra, são apresentadas seis leis para aplicar a autorresponsabilidade na prática e, assim, levar uma vida mais assertiva , com coerência entre o modo de viver e a construção daquilo que se almeja.

Leia Também:  Oração de gratidão ao Universo: atraia prosperidade

A seguir, conheça as 6 leis da autorresponsabilidade:

“Se é para criticar os outros, cale-se”

A ideia de crítica construtiva pode ser um equívoco, já que possivelmente não fomentará uma transformação e nem estimulará o progresso do outro. Direcione o impulso de criticar outra pessoa em algo realmente produtivo: volte a atenção para si e procure identificar as razões de aquilo incomodar você.

“Se é pra reclamar, dê sugestão”

Permanecer em um estado de insatisfação, apenas reclamando, não gera as mudanças necessárias para que se atinja o seu objetivo. Fuja desse padrão e passe a focar em alternativas e ideias alinhadas com a concretização de seu desejo.

“Se é para buscar culpados, busque solução”

Já pensou que o tempo e a energia empregados para identificar os culpados poderiam estar sendo direcionados para a realização de seus sonhos? Além disso, no que essa informação poderia ser útil para o sucesso de seus próximos projetos? Dedique-se ao momento presente e na resolução dos problemas.

“Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor”

Leia Também

É uma grande tentação colocar-se na posição de fraco e de incapaz, pois traz certo conforto terceirizar o motivo de sua infelicidade. Por outro lado, essa postura não permite que realize as modificações necessárias em sua vida. Tenha uma visão positiva sobre você, valorize seu progresso e acredite em sua capacidade.

“Se é para justificar seus erros, aprenda com eles”

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 18 de fevereiro de 2022

Gostamos de estar sempre certos e, quando algo não sai conforme o desejado, é normal buscar justificativas para não reconhecer que temos algo a ser melhorado. Mas, quando falhar, é muito válida uma análise dos fatos, procurando identificar pontos de aprendizagem e de ajustes necessários em sua conduta.

“Se é para julgar as pessoas, julgue suas atitudes”

Um comportamento não define quem é uma pessoa, por isso, é um erro colocar um rótulo em alguém com base em uma atitude, em um momento. Os comportamentos humanos são influenciados por muitas variáveis, como o nível de estresse, por exemplo. E se algo que alguém fez não foi o mais adequado, isso não invalida tudo de positivo que já foi feito por ela. Portanto, é mais proveitoso identificar que tal ato não foi bom do que dizer que a pessoa que praticou esse ato não é boa.

Autoconhecimento é tudo

Não é só por tomar conhecimento das seis leis da autorresponsabilidade que tudo irá mudar de um dia para o outro em sua vida. Trata-se de um trabalho de autoconhecimento, que solicita dedicação e carinho para consigo mesmo. Um terapeuta pode oferecer uma colaboração valiosa nesse processo.

Texto: Bia Albuquerque ( @biaaterapeuta ), humanoterapeuta, psicanalista espiritualista, facilitadora do Círculo da Vida e ledora de baralho terapêutico

LEIA TAMBÉM:

  • Conheça o Círculo da Vida: a terapia que dá voz aos seus “pedacinhos”
  • Desvende os segredos dos desdobramentos espirituais

    O grande problema por trás do “penso, sinto e materializo”

    Fonte: IG Mulher

    COMENTE ABAIXO:

    Propaganda

    MULHER

    Horóscopo do dia: previsões para 09 de março de 2022

    Publicados

    em

    Por


    source
    Horóscopo do dia: previsões para 09 de março de 2022
    Marcelo Dalla

    Horóscopo do dia: previsões para 09 de março de 2022

    ÁRIES

    Bom período para buscar novos aprendizados. A Lua segue em Gêmeos: você pode ampliar seu olhar e cultivar sua própria verdade, ao mesmo tempo, em que respeita a verdade alheia. Pode também ser mais autêntico, se afastar de pessoas, situações, atividades e interesses que não fazem sentido e não mais ressoam em você. Vênus e Marte seguem juntos em Aquário, favorecendo uma postura mais libertária, inovadora e independente. Vale buscar atividades prazerosas, mas com prudência para evitar imediatismos ou prejuízos.

    TOURO

    Dia bom para diversificar assuntos, conversar, tirar dúvidas, desfazer desentendimentos. A Lua segue em Gêmeos: com mais expansividade você pode circular, interagir, buscar novidades e comunicar suas ideias. Mas continue a ter cuidado para evitar excessos, extravagâncias e exageros. Vênus e Marte segue juntos em Aquário, é importante cultivar maturidade e consciência, otimizar recursos e administrar a finanças. É bom também evitar cobranças, aproveite para cultivar mais leveza e independência.

    GÊMEOS

    Ideias inspiradas, intuições e insights estão em pauta. A Lua segue em seu signo: o interesse por novidades se acentua. Novas amizades e atividades inusitadas estão favorecidas. Criatividade, inspiração e curiosidade ganham destaque. Enquanto isso, Sol, Júpiter, Mercúrio e Netuno seguem em Peixes para ajudá-lo a elevar seu pensamento e a cultivar sensibilidade. Temas artísticos, metafísicos e transcendentais também continuam em pauta. Porém, procure desacelerar, evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo para evitar enganos ou confusões.

    CÂNCER

    Um programa diferente e inovador é bem-vindo. A Lua segue no comunicativo Gêmeos: Você fica mais curioso e aberto para assuntos, programas e atividades que não está acostumado. Pode conversar, trocar ideias, buscar novas informações. Fica mais fácil cultivar criatividade, curiosidade e independência. Mas é bom evitar atitudes impudentes e a pressa. Ao mesmo tempo, vários planetas seguem em Peixes, favorecendo atividades artísticas e práticas espirituais. O clima fica mais suave com demonstrações de amor e afeto.

    LEÃO

    Bom dia para circular e atualizar notícias em bate-papos informais. O período é de movimento mental, físico e intelectual, com a Lua crescente em Gêmeos. Sol, Júpiter, Mercúrio e Netuno seguem em Peixes indicando mais inspiração, sensibilidade e intuição. Mas evite atitudes impulsivas, cuidado com excessos nos gastos. A objetividade fica menor, mas em compensação, a imaginação está ativada. Aproveite para cultivar alegria e gratidão pelo que a vida lhe oferece, o melhor a fazer é cultivar abertura para novas amizades e parcerias.

    Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 18 de fevereiro de 2022

    VIRGEM

    Bom período para novos aprendizados e intercâmbios. Você pode cultivar imaginação, fugir da mesmice, mudar o que for preciso para tornar a vida mais bela, harmoniosa e interessante. Aproveite para reavaliar hábitos, vícios e apegos. Aproveite também para suavizar a mente e cultivar fé. Sol, Júpiter, Mercúrio e Netuno seguem em Peixes, colocando em pauta questões espirituais, temas elevados e transcendentais. O mundo dos relacionamentos continua em evidência, é importante cultivar mais abertura para somar.

    Leia Também

    LIBRA

    Você pode programar uma atividade inovadora, conhecer pessoas ou visitar um lugar diferente. Vênus segue com Marte, evite investimentos impulsivos, sem antes pesquisar e ter segurança de suas decisões. Cuidado também para não perder tempo, energia e dinheiro com ilusões, loucuras e devaneios. Estabeleça metas, cultive maturidade e disciplina para que possa atingir seus objetivos. É importante agora cultivar um grau maior de amadurecimento e avaliação. Uma postura mais independente também fica favorecida.

    ESCORPIÃO

    É tempo de promover revisões, sair da estagnação e criar novas soluções. Você pode também refletir sobre suas metas, fazer planejamentos mais sólidos e consistentes, comprometer-se com seu crescimento. A Lua segue em Gêmeos: um estímulo para cultivar movimento, gentileza, cordialidade para fazer novos amigos. Bom momento também para se inteirar das novidades tecnológicas do mercado. Porém, procure fazer tudo com calma, assim evita erros. O mundo da fantasia e da imaginação está ativado!

    SAGITÁRIO

    Deixe para trás questões do passado que já não servem mais. É tempo de cultivar inspiração, buscar temas elevados, alimentar a alma com arte e assuntos transcendentais. Mas tudo sem pressa, para evitar confusões. A Lua segue em Gêmeos: ideias criativas precisam de tempo para ser amadurecidas. Atualize seus planos para perceber os novos ingredientes que deve adicionar em sua receita. O importante é que esteja disposto a aperfeiçoar o que for necessário e cortar excessos para otimizar seus recursos.

    Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 14 de fevereiro de 2022

    CAPRICÓRNIO

    Continue a investir nas metas que traçou para avançar. Reflita sobre seus valores, sobre o que já possui e o que deseja conquistar. Invista em movimentos planejados e iniciativas determinadas para que possa avançar. Com Vênus, Marte e Saturno em Aquário, é tempo de se conectar com o futuro, as correntes de vanguarda, as novas soluções e as novas tecnologias. O que pode fazer para se atualizar? Vale também investir em projetos sociais ou causas humanitárias. O lema é: a união faz a força.

    AQUÁRIO

    Conte com mais dinamismo e movimento. A curiosidade ganha evidência com a Lua em Gêmeos. Esteja aberto para questionamentos, revisões, conversas, atividades criativas e novos aprendizados. Ideias e oportunidades de crescimento podem surgir quando estiver em conversas com amigos. Vênus, Marte e Saturno seguem em seu signo para favorecer os avanços profissionais, a definição de metas e estratégias. Bom período para planejar o futuro. Mas procure fazer tudo sem pressa, evite acumular muitos compromissos.

    PEIXES

    Comunicação em alta. Além de Sol, Júpiter e Netuno, agora é Mercúrio que ingressa em seu signo: você pode investir em divulgações, trocas de informação e intercâmbios em geral. Fica mais fácil expressar-se com arte, inspiração e sensibilidade. Negociações, contratos e intercâmbios ficam favorecidos a partir de agora. Mas cuidado com a pressa, evite acumular muitas tarefas, procure refletir melhor antes de fazer investimentos. O cuidado deve ser com a impulsividade e o imediatismo na busca de prazeres.

    Fonte: IG Mulher

    COMENTE ABAIXO:
    Continue lendo

    TRÊS LAGOAS MS

    MATO GROSSO DO SUL

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    MAIS LIDAS DA SEMANA