SAÚDE
Mato Grosso do Sul registra 16.131 casos confirmados de dengue em 2024
SAÚDE
Mato Grosso do Sul já registrou 19.502 casos prováveis de dengue, sendo 16.131 casos confirmados, em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 49ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (11). Segundo o documento, 32 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 17 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias, Jateí, Japorã, Caracol, Juti, Água Clara, Aquidauana, Rio Brilhante, Itaquiraí, Bataguassu, Jardim, Ivinhema, Chapadão do Sul, Amambai, e Maracaju registraram incidência baixa de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande, Bonito, Japorã e Três Lagoas. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 113.027 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida na bula na população. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 189.910 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 2.817 casos prováveis, sendo 921 confirmados. Não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 49 – 2024 Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 49 – 2024
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 49 – 2024
Helton Davis, comunicação SES
Foto: Bruno Rezende
SAÚDE
“MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” ultrapassa 64 mil atendimentos com consultas, exames e cirurgias
Iniciativa reduz filas históricas, levando resposta ágil e humanizada ao interior do Estado
O Governo de Mato Grosso od Sul, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) com o programa ‘MS Saúde – Mais Saúde, Menos Filas’, já ultrapassou a marca de 64,3 mil atendimentos. Com foco na redução das filas para cirurgias eletivas, exames e consultas, a iniciativa está garantindo o acesso a serviços essenciais, muitos deles aguardados há anos.
Segundo dados dos municípios executores, desde a implantação em 2023 e até o final de janeiro deste ano já foram realizados mais de 33,5 mil exames – só em ressonâncias magnéticas, foram 14,3 mil procedimentos – e 30,7 mil cirurgias, atendendo uma demanda reprimida histórica e promovendo um novo capítulo na vida de milhares de sul-mato-grossenses.
Dentre os procedimentos especializados, foram realizadas 9.164 tomografias computadorizadas, 3.146 ultrassonografias, 2.159 cateterismos cardíacos, 851 colonoscopias e 717 ecocardiogramas.
Lançado em maio de 2023, o ‘MS Saúde – Mais Saúde, Menos Filas’ foi implantado para atender à demanda reprimida, levando consultas, exames e cirurgias à população dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul.
“Cada exame, consulta e cirurgia realizados representam uma vida que ganha novas oportunidades, uma família que encontra alívio e esperança. Nosso compromisso é levar saúde de qualidade, com agilidade e humanidade, a todas as regiões do Estado, aproximando o atendimento de quem mais precisa”, destaca a superintendente de Gestão Estratégica da SES e coordenadora do programa MS Saúde, Maria Angélica Benetasso.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Fotos: Álvaro Rezende
-
CIDADES1 dia atrás
Obras em Dourados e Rio Brilhante impulsionam economia e levam esporte e lazer à população
-
MATO GROSSO DO SUL1 dia atrás
Mercado de trabalho formal em Mato Grosso do Sul fecha 2024 com saldo positivo de 12,4 mil vagas
-
SAÚDE1 dia atrás
“MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” ultrapassa 64 mil atendimentos com consultas, exames e cirurgias
-
TRANSITO1 dia atrás
Sob supervisão da Agems, rodovias concedidas em MS já receberam R$ 249 milhões em melhorias
-
TRANSITO1 dia atrás
Inscrições para escolas públicas e privada participarem do Programa Detranzinho começam hoje
-
POLÍTICA MS1 dia atrás
Política: a sabedoria na derrota e no recomeço
-
ESPORTES7 horas atrás
Fundesporte promoverá capacitação para professores em práticas esportivas infantis em Sonora
-
MATO GROSSO DO SUL7 horas atrás
Mato Grosso do Sul destaca turismo na Fitur Madrid com parcerias e experiências gastronômicas