MATO GROSSO DO SUL
Governo quer a retomada da venda da UFN3 e uma definição para o Aquário do Pantanal
MATO GROSSO DO SUL
A retomada e conclusão da obra da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III da Petrobras) e a concessão do Aquário do Pantanal são as pautas do governador Reinaldo Azambuja no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, dia 26.
Na primeira agenda, o governador, acompanhado do secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel, e o secretário da Semagro Jaime Verruck, se reúne com o presidente da estatal, general Joaquim Silva e Luna para discutir a retomada e conclusão da UFN3.
Orçado em mais de R$ 3 bilhões, a obra foi paralisada em 2014, e desde então a Petrobras busca vender o ativo.
Reinaldo Azambuja defende a retomada da obra como de importância estratégica para Mato Grosso do Sul, pois impulsiona o desenvolvimento do Estado, gera empregos e renda para o município de Três Lagoas, onde está localizada.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, reativada, a fábrica vai contribuir para redução da importação de fertilizantes. Atualmente, em média, cerca de 85% dos fertilizantes usados no Brasil são importados. A meta do governo federal é reduzir a importação em torno de 60% do insumo.
Na segunda agenda, a equipe de Governo se reúne com a diretoria do Grupo Cataratas (que também é responsável pelo Cristo Redentor e Cataratas do Iguaçu) para discutir a questão do Aquário do Pantanal. O objetivo do encontro é validar ou não o contrato de concessão.
Katiuscia Fernandes – Subcom
Foto: Chico Ribeiro
CARAVINA EM PAUTA
Projeto relatado por Caravina avança e garante cartório para Nova Casa Verde
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em primeira votação, o projeto que prevê a criação de um cartório de registro civil no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.
A proposta, de autoria do Poder Judiciário e com relatoria do deputado estadual Pedro Caravina, representa um avanço importante para a população da região, que atualmente precisa se deslocar cerca de 50 quilômetros para acessar serviços básicos de registro civil.
O distrito de Nova Casa Verde reúne aproximadamente 1.200 propriedades rurais, entre assentamentos e fazendas, o que evidencia a necessidade de ampliar a estrutura de atendimento à população local.
A demanda pela instalação do cartório já vinha sendo acompanhada pelo deputado, que anteriormente apresentou indicação solicitando a implantação do serviço no distrito, reforçando a necessidade de ampliar o acesso da população aos serviços civis.
Segundo Caravina, a medida atende a uma reivindicação antiga da comunidade e contribui diretamente para facilitar o dia a dia dos moradores.
“Estamos falando de acesso. Hoje, muita gente precisa sair do distrito para resolver questões simples. Com o cartório mais próximo, isso muda a realidade da população”, destacou.
O parlamentar ressalta que o tema sempre esteve em pauta em sua atuação, com diálogo junto às lideranças locais e acompanhamento das demandas da região.
Com a criação da nova unidade, a expectativa é garantir mais agilidade, comodidade e dignidade no acesso a serviços essenciais, como registros de nascimento, casamento e outros atos civis.
O projeto prevê que a instalação do cartório ocorrerá após a realização de concurso público, conforme determina a legislação vigente, e integra a reorganização das unidades extrajudiciais no município de Nova Andradina.
A proposta segue agora para as próximas etapas de tramitação na Assembleia Legislativa.
