MATO GROSSO DO SUL
Fundesporte entrega em fevereiro arena poliesportiva de Bonito
MATO GROSSO DO SUL
Bonito será uma das primeiras das 79 cidades de Mato Grosso do Sul a receber a arena poliesportiva que o Governo do Estado construirá em todos os municípios este ano, como parte do pacote de R$ 120 milhões de investimentos do programa “MS+Esporte”, lançado no ano passado pelo governador Reinaldo Azambuja.
A instalação das arenas – são 117 ao total – ocorrerá conforme as prefeituras entreguem as bases e Bonito saiu na frente ao concluir no dia 18 a estrutura de concreto, construída ao lado do ginásio de esportes municipal. Logo em seguida, a Fundesporte (Fundação de Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) iniciou a montagem da arena, com previsão de entrega na primeira semana de fevereiro.

O diretor-presidente da fundação, Marcelo Miranda, informou que a Capital do Ecoturismo ganhará, além desse espaço para a prática esportiva ao ar livre, a reforma total e revitalização do ginásio de esportes, cujo convênio já foi assinado com a prefeitura. Ambas as estruturas ficam localizadas na Avenida Heron do Couto, bairro Rincão Bonito.
“Essa arena é mais um presente do Governo do Estado para nosso município e fizemos de tudo para cumprir com nossa parte o mais rápido possível. Agora, a equipe do Estado entra para finalizar o projeto, com a instalação da grama e estrutura. Acredito que no início do próximo mês já possamos inaugurá-la e entregar à população”, afirmou o prefeito Josmail Rodrigues.
Ele também agradeceu ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, a liberação dos recursos para revitalização do ginásio de esportes. “São investimentos importantes, presenteando a população com essa linda arena esportiva e agora a reforma do nosso ginásio, obras que estimulam os nossos jovens a prática esportiva e dão qualidade de vida às pessoas”, acrescentou.
Estrutura moderna
As arenas esportivas projetadas pela Fundesporte são divididas em dois módulos, com grama sintética nos moldes do Allianz Parque (São Paulo) e da Arena da Baixada (Curitiba). O primeiro deles com estrutura para futebol soçaite e basquete 3×3, e o segundo, com disposição para o soçaite, ao custo de R$ 404,8 mil e R$ 343,8 mil cada, incluindo arquibancadas e iluminação de led.

Conforme Marcelo Miranda, por serem de grama sintética, as arenas terão menos custo de manutenção aos cofres públicos. “A grama natural dá muito problema ao gestor. Ela não pode ser utilizada mais de três vezes por semana e na época da seca sente muito. Ou seja, o campo natural tem utilização pequena. Já o de grama sintética pode ser utilizado o dia todo sem prejuízo”, explicou.
Outro ponto de destaque é a estrutura para o basquete 3×3, nova modalidade olímpica que estreou nos jogos de Tóquio-2020, junto com o skate e o surf. “É um esporte originalmente de rua, uma variação do basquete tradicional disputado com três jogadores em cada time”, observou Miranda. “Com essas arenas, nossa estratégia é tirar a garotada das ruas e trazer para o esporte.”
Subsecretaria de Comunicação, Subcom
Fotos: Edemir Rodrigues
CULTURA
Centro de Campo Grande recebe dois dias de shows gratuitos, batalhas de rima e feira
O centro de Campo Grande será o cenário de um amplo encontro de ritmos, linguagens artísticas e manifestações culturais no final deste mês. Nos dias 30 e 31 de maio, o cruzamento das ruas Maracaju e 14 de Julho receberá a Revoada Cultural. O evento, totalmente gratuito, tem como objetivo transformar a região central em um polo de convivência, arte urbana e ocupação cultural.
Ao todo, serão mais de 23 horas de programação distribuídas ao longo do fim de semana. O público poderá acompanhar apresentações de artistas locais e nacionais em gêneros que vão do samba, forró e sertanejo caipira à MPB, hip hop, rap, reggae e rock. Além das atrações musicais, o evento contará com danças urbanas, manifestações populares, batalhas de rima, intervenções artísticas, além de uma feira cultural com gastronomia e artesanato.
A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura e revitalizar o uso do espaço público na região central de Campo Grande, promovendo a integração entre diferentes públicos em um ambiente aberto.
Destaques da Programação
Um dos principais nomes confirmados é o rapper GOG, ícone da história do hip hop brasileiro, que se apresenta no sábado (30) ao lado do grupo Bros MCs. A grade do evento também prioriza a cena local, reunindo diversos coletivos e músicos de Mato Grosso do Sul.
Cronograma Completo do Evento
Sábado, 30 de maio
-
10h00 – Cortejo da Revoada
-
12h20 – Marlon Maciel e grupo Trem Pantaneiro
-
13h25 – Gabriel Chiad
-
14h25 – Lara Tango + Dança Urbana
-
14h55 – Engenheiro Edson
-
15h50 – Pantanal de Lino (Salim)
-
16h30 – Sandim + Manuzera + Lauren Cury
-
17h35 – Juci Ibanez
-
18h25 – Coletivo Rabiscada
-
18h35 – Slam + Batalha
-
19h50 – Magão convida Falange da Rima
-
20h50 – Coletivo Rabiscada
-
21h15 – GOG convida Bros MCs
-
22h15 – Anarandá convida Katú Mirim
-
23h05 – DJ Shabba
Domingo, 31 de maio
-
12h20 – Orquestra UFMS
-
12h55 – Marcelus e Marcela – Mar & Mar
-
13h50 – Lara Árabe + Kpop
-
14h20 – DJ Lady Afro
-
15h05 – Ana Lua e Pedro Espíndola
-
16h00 – Kalu
-
16h50 – Coletivo Soul Art
-
17h10 – Roda de Samba da Revoada
-
18h30 – Karla Coronel
-
19h30 – Forró Flor de Pequi + Rolê da Dança
-
20h30 – Coletivo Soul Art
-
20h50 – Beget de Lucena
-
21h55 – Gabriel Noah
-
22h55 – Corvo e os Malditos do Cerrado

