TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Meteorologia prevê fevereiro com alívio na estiagem e temperaturas dentro de média

Publicados

MATO GROSSO DO SUL


O mês de fevereiro começa nesta terça-feira (01) e mesmo com o verão sob influência do fenômeno La Niña, especialistas estimam que Mato Grosso do Sul registre aumento das chuvas que podem trazer um alívio para a estiagem, além de temperaturas dentro da média para o mês.

Sobre as chuvas, o meteorologista Celso Oliveira, da Climatempo, explica no podcast “O Clima Entre Nós” que haverá aumento de precipitação no Estado. “Se analisarmos essa questão do deslocamento da chuva, ela está cada vez mais ao Sul (do Brasil). Dezembro pegou mais a Bahia, janeiro pegou mais Minas Gerais, e agora em fevereiro, vamos dizer assim, a bola da vez fica entre Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essas frentes frias, essas Zonas de Convergência (ZCAS) ficam mais ativas entre esses três estados”. 

Embora haja estimativa de melhora nos acumulados de chuva, o especialista pondera que será um alívio temporário para a estiagem, pois ainda há atuação de La Niña. “Embora o mês de fevereiro seja mais chuvoso, não quer dizer que a partir de agora todos os meses serão chuvosos, teremos uma trégua. Uma diminuição dessa estiagem, um certo alívio, mas é importante ficar atento, porque a  medida que a gente for caminhando para o final do verão, fatalmente teremos uma diminuição da precipitação na região Sul como um todo”. 

Leia Também:  Em 24 horas Mato Grosso do Sul bate novo recorde e registra 3.418 casos de Covid

Com relação às temperaturas, prognóstico climático de verão assinado pelo meteorologista Nathálio Abrahão, indica que as temperaturas apresentam médias entre 25°C a 26°C em Mato Grosso do Sul, sendo máximas em torno de 30°C a 32°C e mínimas entre 22°C a 23°C. Para o mês de fevereiro a tendência é que as temperaturas no Estado se mantenham dentro das médias climatológicas. 

Primeira quinzena do mês

Previsão estendida assinada pela coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Valesca Fernandes, indica que o tempo seguirá chuvoso em Mato Grosso do Sul nos próximos 15 dias. 

Até o dia 8 de fevereiro (terça-feira) são esperados acumulados de chuvas entre 5 mm a 100 mm no Estado. São esperadas chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, em virtude da zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), e da propagação de instabilidades em médios níveis e aquecimento diurno favorecerão a formação de instabilidades, especialmente na região leste do estado.

Para o período de 8 a 16 de fevereiro, são esperados acumulados de chuva entre 40mm a 175 mm no Estado, com destaque para a porção centro-leste das regiões sudoeste, leste e centro-norte. Para estes dias, o Cemtec estima a possibilidade de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. 

Leia Também:  Governo de MS apresenta aos prefeitos eleitos as prioridades e projetos de cada secretaria

Tempo terça-feira

Nesta terça-feira (01) o tempo segue instável em Mato Grosso do Sul com períodos de sol intercalados com nebulosidade e pancadas de chuva que podem ser de intensidade moderada a forte, e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. A previsão é do Cemtec que indica que os acumulados de chuva podem atingir valores acima de 30 mm em 24h, especialmente nas regiões centro-norte, leste e porção norte da região pantaneira.

Nesta terça-feira as temperaturas podem registrar máximas entre 25°C a 36° no Estado conforme ilustração do mapa elaborado pelo Cemtec. 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Chico Ribeiro

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

CARAVINA EM PAUTA

Projeto relatado por Caravina avança e garante cartório para Nova Casa Verde

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em primeira votação, o projeto que prevê a criação de um cartório de registro civil no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.

A proposta, de autoria do Poder Judiciário e com relatoria do deputado estadual Pedro Caravina, representa um avanço importante para a população da região, que atualmente precisa se deslocar cerca de 50 quilômetros para acessar serviços básicos de registro civil.

O distrito de Nova Casa Verde reúne aproximadamente 1.200 propriedades rurais, entre assentamentos e fazendas, o que evidencia a necessidade de ampliar a estrutura de atendimento à população local.

A demanda pela instalação do cartório já vinha sendo acompanhada pelo deputado, que anteriormente apresentou indicação solicitando a implantação do serviço no distrito, reforçando a necessidade de ampliar o acesso da população aos serviços civis.

Segundo Caravina, a medida atende a uma reivindicação antiga da comunidade e contribui diretamente para facilitar o dia a dia dos moradores.

“Estamos falando de acesso. Hoje, muita gente precisa sair do distrito para resolver questões simples. Com o cartório mais próximo, isso muda a realidade da população”, destacou.

Leia Também:  SAD publica convocação de habilitados em processo seletivo da Funsau

O parlamentar ressalta que o tema sempre esteve em pauta em sua atuação, com diálogo junto às lideranças locais e acompanhamento das demandas da região.

Com a criação da nova unidade, a expectativa é garantir mais agilidade, comodidade e dignidade no acesso a serviços essenciais, como registros de nascimento, casamento e outros atos civis.

O projeto prevê que a instalação do cartório ocorrerá após a realização de concurso público, conforme determina a legislação vigente, e integra a reorganização das unidades extrajudiciais no município de Nova Andradina.

A proposta segue agora para as próximas etapas de tramitação na Assembleia Legislativa.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA