CAMPO GRANDE
Vestibular da UEMS acontece no próximo domingo; confira locais de prova e horários
CAMPO GRANDE
UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) publicou na segunda-feira (20) a relação dos locais de prova e horários de realização das provas escritas e redação do Vestibular UEMS 2024. A seleção acontece no próximo domingo (26), a partir das 8h, quando os portões dos locais onde vão ocorrer as provas serão fechados.
Prevista para durar das 8h às 13h, as provas objetiva e de redação serão aplicadas nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, todos eles em Mato Grosso do Sul.
A publicação completa com o nome dos candidatos e seus respectivos locais de prova, com o endereço e detalhamento do número da sala e carteira, pode ser conferida neste link. O documento está em PDF e ele deve ser lido atentamente pelos vestibulandos.
Conforme as especificações do edital, o candidato pode levar sua própria garrafa de água individual, desde que seja em material transparente. A responsabilidade pelo conhecimento das regrasm locais e horários das provas é atribuída exclusivamente aos candidatos.
“Recomenda-se que o/a candidato/a compareça ao local de realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para fechamento dos portões, portando somente caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, e um documento de identidade original com foto”, destaca o edital do vestibular.
Entre os documentos de identificação aceitos constam carteiras expedidas pelos comandos militares, pelas secretarias de Segurança Pública, pelos institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.) e passaporte brasileiro.
Também são aceitas carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valham como identidade, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação. Documentos de identificação digitais não serão aceitos no dia da prova.
Não será permitida a saída dos candidatos do local de realização das provas antes do prazo de três horas de seu início. Decorrido esse período, o candidato que tiver terminado sua prova deverá entregar ao fiscal de sala o cartão-resposta e a folha de redação. Após essas três horas os candidatos também podem levar o caderno de provas.
CAMPO GRANDE
Com alta procura, curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais capacita nova turma nas Moreninhas
Teve início nesta semana mais uma edição do curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais, oferecido no Polo Moreninhas da Escola Funsat, em Campo Grande. Realizada pela Prefeitura por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), em parceria com o Senai-MS, a formação busca capacitar profissionais conhecidos popularmente como “marido de aluguel”. A turma reúne 16 alunos e conta com uma carga horária total de 40 horas, com encerramento previsto para 14 de agosto.
A alta procura pelo aprendizado técnico resultou em uma lista de espera com mais de 60 inscritos. O movimento reflete tanto a busca por autonomia nas tarefas domésticas quanto o interesse em novas fontes de renda no mercado de prestação de serviços.
Representatividade e qualificação técnica
Um dos destaques da nova turma é a presença feminina, que conta com quatro mulheres entre os estudantes, além do comando técnico da instrutora Caroline Marques.
Para os participantes, o respaldo de instituições consolidadas é o principal diferencial da capacitação:
-
Oportunidade de renda: Moradora do Bairro Piratininga, Thalysnne Fernandes (32 anos) destaca que o aprendizado abre portas para o mercado de trabalho, além de ajudar nos reparos do próprio lar.
-
Segurança e técnica: Reinaldo de Azevedo (45 anos), morador do Cidade Morena, aponta que a orientação presencial supera os tutoriais da internet. “Aqui temos orientação técnica, acompanhamento e um ambiente adequado para aprender a executar os reparos corretamente. Isso faz toda a diferença”, pontuou.
Próximas oportunidades na Funsat
A agenda de qualificações gratuitas da Funsat continua movimentada na Capital. O Polo Moreninhas já confirmou a abertura de uma nova turma para o curso de Marketing Digital:
| Informação | Detalhes do Curso |
| Período de aulas | 10 a 21 de agosto de 2026 |
| Horário | 07h30 às 11h30 |
| Carga horária | 40 horas |
| Local | Polo Moreninhas (Rua Anacá, nº 699) |
Interessados em futuras turmas podem obter mais informações pelo WhatsApp da Escola Funsat no número (67) 3314-3089, ou presencialmente na sede da Fundação, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992 (1º andar – Vila Glória).
