CAMPO GRANDE
Sete regrinhas para o Carnaval puxam a ala do bom senso e alegria em Mato Grosso do Sul
CAMPO GRANDE
Unidos do MS recomenda: se for dirigir, não consuma bebidas alcoólicas. Também não esqueça de usar camisinha, se algo mais rolar. E se ouvir um não, é não, sem mais conversa. Essas são algumas das dicas para que o Carnaval aconteça em Mato Grosso do Sul com tranquilidade e apenas a alegria seja protagonista da festa, uma das mais populares do Brasil.
As ‘Regras do Rolê’ são sete e foram compiladas na campanha de Carnaval do Governo de Mato Grosso do Sul, que incentiva bons hábitos para o período onde, às vezes, alguns acabam extrapolando as orientações que garantem a boa convivência e o bom momento.
Materiais de divulgação ‘in loco’, para sites, rádios e TVs, além de painéis de LED, já estão prontos para propagar tais ideias. Cada regra, além de uma simples norma, tem por trás algo maior – por exemplo, o ‘Não é não’ existe para inibir assédio e violência às mulheres.
Sete instituições do Estado estão envolvidas na campanha, o que mostra sua importância: o ‘Não é não’, por exemplo, é encabeçado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania). Já o ‘Se beber não dirija’ está vinculado ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), órgão ligado à Sejusp.
Ainda no campo da segurança pública, o ‘Carnaval sem violência’ está vinculado às ações da PM (Polícia Militar), enquanto o ‘Use a camisinha’ tem laços com a SES (Secretaria de Estado de Saúde). Outras duas subsecretarias da SEC protagonizam temáticas: as de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+ (LGBTfobia é crime) e para as Pessoas com Deficiência (Carnaval é para todos). A regra que fecha a lista da campanha é a ‘Lixo no lixo’.
Independente de onde vá passar o período carnavalesco, se viajando, descansando em casa ou no bloquinho de rua, o importante é que todos saiam satisfeitos e renovados dos festejos. Em 2023 as regras já tinham sido o mote da campanha governamental, seguindo assim em 2024. Confira abaixo o vídeo institucional preparado pela equipe de comunicação do Governo do Estado:
Tocador de vídeo
00:00
00:29
Download
Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Foto de capa: Daniel Reino/FCMS
CAMPO GRANDE
Com alta procura, curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais capacita nova turma nas Moreninhas
Teve início nesta semana mais uma edição do curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais, oferecido no Polo Moreninhas da Escola Funsat, em Campo Grande. Realizada pela Prefeitura por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), em parceria com o Senai-MS, a formação busca capacitar profissionais conhecidos popularmente como “marido de aluguel”. A turma reúne 16 alunos e conta com uma carga horária total de 40 horas, com encerramento previsto para 14 de agosto.
A alta procura pelo aprendizado técnico resultou em uma lista de espera com mais de 60 inscritos. O movimento reflete tanto a busca por autonomia nas tarefas domésticas quanto o interesse em novas fontes de renda no mercado de prestação de serviços.
Representatividade e qualificação técnica
Um dos destaques da nova turma é a presença feminina, que conta com quatro mulheres entre os estudantes, além do comando técnico da instrutora Caroline Marques.
Para os participantes, o respaldo de instituições consolidadas é o principal diferencial da capacitação:
-
Oportunidade de renda: Moradora do Bairro Piratininga, Thalysnne Fernandes (32 anos) destaca que o aprendizado abre portas para o mercado de trabalho, além de ajudar nos reparos do próprio lar.
-
Segurança e técnica: Reinaldo de Azevedo (45 anos), morador do Cidade Morena, aponta que a orientação presencial supera os tutoriais da internet. “Aqui temos orientação técnica, acompanhamento e um ambiente adequado para aprender a executar os reparos corretamente. Isso faz toda a diferença”, pontuou.
Próximas oportunidades na Funsat
A agenda de qualificações gratuitas da Funsat continua movimentada na Capital. O Polo Moreninhas já confirmou a abertura de uma nova turma para o curso de Marketing Digital:
| Informação | Detalhes do Curso |
| Período de aulas | 10 a 21 de agosto de 2026 |
| Horário | 07h30 às 11h30 |
| Carga horária | 40 horas |
| Local | Polo Moreninhas (Rua Anacá, nº 699) |
Interessados em futuras turmas podem obter mais informações pelo WhatsApp da Escola Funsat no número (67) 3314-3089, ou presencialmente na sede da Fundação, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992 (1º andar – Vila Glória).
