CAMPO GRANDE
Prefeitura cria Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva para ampliar atendimento aos alunos da Reme
CAMPO GRANDE
Com o objetivo principal de colaborar nas habilidades individuais dos alunos que integram a Rede Municipal de Ensino, partindo da especificidade de cada criança, a Prefeitura inaugurou nesta segunda-feira (26), o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva. Este, que é o 4º centro nesta modalidade inaugurado no Brasil, vai funcionar na Rua Treze de Maio, nº 3.181 – Centro. A unidade vai integrar atendimento por meio de atividades que contribuam com o desenvolvimento do estudante.
A Reme tem 4.940 alunos com algum tipo de especificidade. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 800 pessoas deste público alvo da educação especial, matriculados nas unidades escolares da Capital. Portanto, o Centro vai oferecer avaliação com multiprofissionais, atendimentos de artes, como oficinas, linguagens, músicas, pinturas e robótica.
Como vai funcionar?
Para os alunos que tiverem suspeita de algum tipo de diagnóstico, haverá o acionamento das escolas, que irão chamar o técnico de educação especial. O profissional irá encaminhá-los para o Centro de Educação Especial Inclusiva para serem avaliados pelo médico e pela equipe multiprofissional.
Qual a função dessa equipe multiprofissional?
A equipe multiprofissional que fará o atendimento no Centro é composta por psicólogos, assistentes sociais, médicos e fonoaudiólogos. A equipe médica foi disponibilizada por meio de uma parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Segundo a responsável pelo Centro Municipal, Tânia Filiú, o local servirá para desenvolver projetos e a parte perceptiva da educação especial. “Nós temos vários projetos, projetos de linguagem, projetos de robótica, projetos de arte, para o desenvolvimento das habilidades dessas crianças. Mas a função é subsidiar a escola com todos esses projetos”.

Estes projetos citados por Tânia começam a ser desenvolvidos nas escolas da Reme a partir da segunda quinzena de março.
Segundo o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a ideia inicial é ter uma equipe de formadores, médicos, fonoaudiólogos e neuropsicólogos. “Essa equipe vai potencializar os sete polos que têm na cidade. A equipe identifica o aluno e vamos dar um apoio no contraturno, o aluno não será retirado de sala de aula e sim, a equipe vai trabalhar com ele no contraturno para dar um suporte para a escola e para os pais também”.

Durante a solenidade de inauguração do Centro Municipal nesta segunda-feira (26), o promotor de Justiça Paulo Zeni, que no ato representou o Ministério Público Estadual, destacou a importância desta iniciativa. “A gente nunca poderá dizer que a nossa sociedade é justa enquanto não formos capazes de garantir inclusão. A gente precisa se preparar para incluir todas as pessoas, é o único jeito de garantir justiça, mas sabemos que não é fácil. Com o município não vai ser diferente, a gente sabe que é uma luta, é uma luta diária, mas é uma luta que tem sido travada. No ano passado a gente teve a oportunidade de conversar com o Município, que assumiu esse desafio na Educação e hoje é mais um avanço, que demonstra o cuidado de dar ao aluno a acessibilidade técnica com a inauguração deste Centro.”

Conforme a coordenadora do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Defensoria Pública, Débora Maria de Souza Paulino, o Centro vai aperfeiçoar o atendimento às crianças que precisam de inclusão. “Esperamos que quem precisa receba um atendimento diferenciado, para que esse local seja realmente de inclusão e que mais do que inclusão, seja um local de acolhimento, porque nós sabemos das angústias que essas famílias passam, porque ao lidar com essas crianças, são muitos nãos que essas famílias recebem. São muitas portas que essa família precisa bater para chegar, para ter realmente os direitos de seus filhos garantidos.”
A prefeita Adriane Lopes explicou que o trabalho no Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva será feito na transversalidade entre as secretarias, que irão contribuir no que lhes compete para o desenvolvimento das atividades no local. “O Centro de Educação Inclusiva será um local onde as mães poderão trazer os seus filhos no contraturno para desenvolverem atividades e usufruírem desse espaço, tendo uma atenção diferenciada. É um dia especial para a educação inclusiva do município, que contará com parcerias das demais secretarias, para um trabalho conjunto na busca de melhorar cada vez mais esse atendimento”, destacou.

Os projetos de acessibilidade também estão em desenvolvimento em todas as escolas da Reme com revitalizações e adaptações necessárias. A chefe do Executivo Municipal reforça que a inclusão é necessária e indispensável. “Era inadmissível falar que as escolas não tinham acessibilidade, por isso, a Prefeitura está realizando em todas as escolas os projetos de acessibilidade para garantir esse direito às crianças.”

A solenidade desta manhã contou a participação de autoridades entre as quais representantes Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Câmara Municipal.
CAMPO GRANDE
Com alta procura, curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais capacita nova turma nas Moreninhas
Teve início nesta semana mais uma edição do curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais, oferecido no Polo Moreninhas da Escola Funsat, em Campo Grande. Realizada pela Prefeitura por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), em parceria com o Senai-MS, a formação busca capacitar profissionais conhecidos popularmente como “marido de aluguel”. A turma reúne 16 alunos e conta com uma carga horária total de 40 horas, com encerramento previsto para 14 de agosto.
A alta procura pelo aprendizado técnico resultou em uma lista de espera com mais de 60 inscritos. O movimento reflete tanto a busca por autonomia nas tarefas domésticas quanto o interesse em novas fontes de renda no mercado de prestação de serviços.
Representatividade e qualificação técnica
Um dos destaques da nova turma é a presença feminina, que conta com quatro mulheres entre os estudantes, além do comando técnico da instrutora Caroline Marques.
Para os participantes, o respaldo de instituições consolidadas é o principal diferencial da capacitação:
-
Oportunidade de renda: Moradora do Bairro Piratininga, Thalysnne Fernandes (32 anos) destaca que o aprendizado abre portas para o mercado de trabalho, além de ajudar nos reparos do próprio lar.
-
Segurança e técnica: Reinaldo de Azevedo (45 anos), morador do Cidade Morena, aponta que a orientação presencial supera os tutoriais da internet. “Aqui temos orientação técnica, acompanhamento e um ambiente adequado para aprender a executar os reparos corretamente. Isso faz toda a diferença”, pontuou.
Próximas oportunidades na Funsat
A agenda de qualificações gratuitas da Funsat continua movimentada na Capital. O Polo Moreninhas já confirmou a abertura de uma nova turma para o curso de Marketing Digital:
| Informação | Detalhes do Curso |
| Período de aulas | 10 a 21 de agosto de 2026 |
| Horário | 07h30 às 11h30 |
| Carga horária | 40 horas |
| Local | Polo Moreninhas (Rua Anacá, nº 699) |
Interessados em futuras turmas podem obter mais informações pelo WhatsApp da Escola Funsat no número (67) 3314-3089, ou presencialmente na sede da Fundação, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992 (1º andar – Vila Glória).


