TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

CAMPO GRANDE

Dia do Servidor reforça a importância daqueles que são essenciais para o funcionamento da máquina pública

Publicados

CAMPO GRANDE

Eles estão nas escolas, nas unidades de saúde, na segurança das ruas e, claro, nas agências de atendimento ao cidadão. Nesta sexta-feira (28) é celebrado o Dia do Servidor Público, que são profissionais das mais diversas áreas, essenciais para o funcionalismo de qualquer cidade e que tem como principal função servir e auxiliar a população dentro de suas respectivas funções.

Apenas em Campo Grande, de acordo com a Prefeitura Municipal, são 27 mil servidores públicos que garatem o funcionamento da máquina pública e que contribuem, de certa maneira, para o desenvolvimento da Capital.

Ao falar sobre a data, a prefeita Adriane Lopes (Patriota) citou que nos últimos seis anos foram restruturados e estão em implementação vários planos de cargos e salários. “Dar continuidade e ampliar a política de valorização dos servidores, efetivada com a implementação dos planos de cargos e salários das diferentes categorias do funcionalismo, investimento em capacitação, é a melhor forma de homenagear o funcionalismo público”, disse.

A psicóloga Cleonice Camillo Bugart da Silva, de 63 anos, está há 38 anos ciomo servidora pública. Segundo ela, ainda é uma apaixonada pela habitação, área na qual atua. “Comecei como contratada, gostei tanto que fiz o concurso. Iniciei na regularização fundiária, visitando, conversando e fazendo o cadastro da população. Eram tantas idas e vindas que nos tornamos até amigos das famílias e é isso que eu gosto do meu trabalho, poder identificar as necessidades, conhecer como vivem as pessoas e como podemos ajudá-las”, relata Cleonice, que trabalha na Amasf.

A servidora que hoje atua na regularização urbana já tem tempo de contribuição para se aposentar, mas está fora dos seus planos ir pra casa porque acredita ter muito a contribuir na sua área . “Eu amo o que eu faço e não pretendo parar tão cedo”, comenta.

Leia Também:  Variedade de produtos, conforto e solidariedade integram campanha de Volta às Aulas
Dia do Servidor reforça a importância daqueles que são essenciais para o funcionamento da máquina pública
Cleonice Camillo Bugart da Silva (Foto: PMCG)

Lúcio Barbosa Neto, de 31 anos, é professor de Educação Física na Escola Municipal Professor João Candido de Souza, no bairro Jardim Anache. Concursado em 2018, ele trabalhou por 5 anos no Programa Movimenta Campo Grande e hoje atua na Rede Municipal de Ensino com crianças e adolescentes. “Eu não tinha experiência de como era trabalhar numa escola. É muito bom, a criança lhe dá um feedback imediato. Conseguimos saber como o nosso trabalho está fazendo efeito no desenvolvimento deles”, conta.

A guarda civil Ana Paula Barreto Cardoso, de 34 anos, está há quase 13 na Guarda Civil Metropolitana (GCM) e é uma testemunha da evolução da segurança pública municipal. “Eu entrei com 22 anos, fui me qualificando e acompanhando a evolução da Guarda. A população passou a exigir mais da nossa atuação e, com isso, nos últimos anos, a Prefeitura investiu significativamente no efetivo com treinamentos, implantou o plano de cargos e carreiras, além de ampliar e melhorar os equipamentos da corporação”, elogiou.

Segundo o depoimento dela, os anos da pandemia foram um grande marco na carreira. “Atuamos muito na prevenção, na comunicação aos lojistas e consumidores para o uso da máscara, da importância de se cuidarem e seguirem os protocolos. Trabalhamos também junto às outras secretarias no atendimento aos moradores de rua – um desafio enorme e de muitos aprendizados”.

Dia do Servidor reforça a importância daqueles que são essenciais para o funcionamento da máquina pública
Ana Paula Barreto Cardoso (Foto: PMCG)

A Dra. Bianca Ramos de Jesus Wimmer atua na UPA do bairro Portal Caiobá, onde atende a cerca de 40 pacientes por dia. Especializada em ortopedia, há 10 anos trocou o consultório particular pelo trabalho na estratégia de saúde da família. “É um privilégio poder levar alívio a dor do paciente, ajudar o próximo. Eu direcionei a minha vida para estar aqui, e este é meu plano A. A vida é efêmera e não podemos fugir da nossa essência natural, daquilo que realmente nos faz felizes. E eu escolhi fazer no meu dia a dia o que me traz paixão e o que me faz plenamente realizada que é estar aqui, e atender todos os dias bem, assim como eu gostaria de ser tratada”.

Leia Também:  Última Audiência Pública sobre os Planos de Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo acontece nesta quinta-feira

Na Central de Atendimento ao Cidadão, Genivalda Pereira Ferreira, de 61 anos, dedica o tempo a ajudar servidores e contribuintes. Com 18 anos de Prefeitura, ela já passou pelo atendimento ao público, atuou nos setores de protocolo, achados e perdidos, organizando processos, e agora está na assessoria auxiliando na gerência administrativa e a de atendimento. “Eu me sinto realizada em ajudar o próximo, conversar e tentar resolver o problema deles. Eu sou uma facilitadora do serviço. Gosto muito do que faço, venho trabalhar feliz, me dou bem com todos os colegas que hoje se tornaram amigos e atendo com satisfação os servidores e os contribuintes”, contou.

Nascida em SP, Genivalda escolheu Campo Grande para viver e já foi até mesmo professor da REME. “Eu já tenho tempo de contribuição para me aposentar, mas ainda me sinto disposta e quero continuar na ativa, pois servir a população da cidade que escolhi para viver faz parte da minha felicidade”, relatou.

*Com informações da assessoria de imprensa da PMCG

Propaganda

CAMPO GRANDE

Com alta procura, curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais capacita nova turma nas Moreninhas

Publicados

em

Teve início nesta semana mais uma edição do curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais, oferecido no Polo Moreninhas da Escola Funsat, em Campo Grande. Realizada pela Prefeitura por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), em parceria com o Senai-MS, a formação busca capacitar profissionais conhecidos popularmente como “marido de aluguel”. A turma reúne 16 alunos e conta com uma carga horária total de 40 horas, com encerramento previsto para 14 de agosto.

A alta procura pelo aprendizado técnico resultou em uma lista de espera com mais de 60 inscritos. O movimento reflete tanto a busca por autonomia nas tarefas domésticas quanto o interesse em novas fontes de renda no mercado de prestação de serviços.

Representatividade e qualificação técnica

Um dos destaques da nova turma é a presença feminina, que conta com quatro mulheres entre os estudantes, além do comando técnico da instrutora Caroline Marques.

Para os participantes, o respaldo de instituições consolidadas é o principal diferencial da capacitação:

  • Oportunidade de renda: Moradora do Bairro Piratininga, Thalysnne Fernandes (32 anos) destaca que o aprendizado abre portas para o mercado de trabalho, além de ajudar nos reparos do próprio lar.

  • Segurança e técnica: Reinaldo de Azevedo (45 anos), morador do Cidade Morena, aponta que a orientação presencial supera os tutoriais da internet. “Aqui temos orientação técnica, acompanhamento e um ambiente adequado para aprender a executar os reparos corretamente. Isso faz toda a diferença”, pontuou.

Leia Também:  Direito Digital é tema de três novos cursos de Extensão Universitária do Senac EAD

Próximas oportunidades na Funsat

A agenda de qualificações gratuitas da Funsat continua movimentada na Capital. O Polo Moreninhas já confirmou a abertura de uma nova turma para o curso de Marketing Digital:

Informação Detalhes do Curso
Período de aulas 10 a 21 de agosto de 2026
Horário 07h30 às 11h30
Carga horária 40 horas
Local Polo Moreninhas (Rua Anacá, nº 699)

Interessados em futuras turmas podem obter mais informações pelo WhatsApp da Escola Funsat no número (67) 3314-3089, ou presencialmente na sede da Fundação, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992 (1º andar – Vila Glória).

Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA