CAMPO GRANDE
No ‘Novembro Azul’, Hospital Alfredo Abrão oferece exames gratuitos de sangue para detecção do câncer de próstata
CAMPO GRANDE
O Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão lança nesta segunda-feira (7), às 9h, dentro da programação do “Novembro Azul” uma campanha que vai oferecer gratuitamente exames PSA (sangue) para homens na faixa dos 50 aos 75 anos, visando o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o mais incidente nos homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é de 90%.
Os interessados em fazer o exame podem procurar o hospital a partir do dia 8 de novembro com os seguintes preparos:
- Jejum de 4 horas:
- Sem relação sexual por 72h;
- Sem atividade de montaria (andar de bicicleta, moto, cavalo, etc).
Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas (100 por dia), a partir das 5h. Os resultados poderão ser retirados em 15 dias úteis. Casos suspeitos serão investigados, e, se detectados, serão encaminhados para tratamento.
CAMPO GRANDE
Com alta procura, curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais capacita nova turma nas Moreninhas
Teve início nesta semana mais uma edição do curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais, oferecido no Polo Moreninhas da Escola Funsat, em Campo Grande. Realizada pela Prefeitura por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), em parceria com o Senai-MS, a formação busca capacitar profissionais conhecidos popularmente como “marido de aluguel”. A turma reúne 16 alunos e conta com uma carga horária total de 40 horas, com encerramento previsto para 14 de agosto.
A alta procura pelo aprendizado técnico resultou em uma lista de espera com mais de 60 inscritos. O movimento reflete tanto a busca por autonomia nas tarefas domésticas quanto o interesse em novas fontes de renda no mercado de prestação de serviços.
Representatividade e qualificação técnica
Um dos destaques da nova turma é a presença feminina, que conta com quatro mulheres entre os estudantes, além do comando técnico da instrutora Caroline Marques.
Para os participantes, o respaldo de instituições consolidadas é o principal diferencial da capacitação:
-
Oportunidade de renda: Moradora do Bairro Piratininga, Thalysnne Fernandes (32 anos) destaca que o aprendizado abre portas para o mercado de trabalho, além de ajudar nos reparos do próprio lar.
-
Segurança e técnica: Reinaldo de Azevedo (45 anos), morador do Cidade Morena, aponta que a orientação presencial supera os tutoriais da internet. “Aqui temos orientação técnica, acompanhamento e um ambiente adequado para aprender a executar os reparos corretamente. Isso faz toda a diferença”, pontuou.
Próximas oportunidades na Funsat
A agenda de qualificações gratuitas da Funsat continua movimentada na Capital. O Polo Moreninhas já confirmou a abertura de uma nova turma para o curso de Marketing Digital:
| Informação | Detalhes do Curso |
| Período de aulas | 10 a 21 de agosto de 2026 |
| Horário | 07h30 às 11h30 |
| Carga horária | 40 horas |
| Local | Polo Moreninhas (Rua Anacá, nº 699) |
Interessados em futuras turmas podem obter mais informações pelo WhatsApp da Escola Funsat no número (67) 3314-3089, ou presencialmente na sede da Fundação, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992 (1º andar – Vila Glória).
