CAMPO GRANDE
Prefeitura cria Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva para ampliar atendimento aos alunos da Reme
CAMPO GRANDE
Com o objetivo principal de colaborar nas habilidades individuais dos alunos que integram a Rede Municipal de Ensino, partindo da especificidade de cada criança, a Prefeitura inaugurou nesta segunda-feira (26), o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva. Este, que é o 4º centro nesta modalidade inaugurado no Brasil, vai funcionar na Rua Treze de Maio, nº 3.181 – Centro. A unidade vai integrar atendimento por meio de atividades que contribuam com o desenvolvimento do estudante.
A Reme tem 4.940 alunos com algum tipo de especificidade. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 800 pessoas deste público alvo da educação especial, matriculados nas unidades escolares da Capital. Portanto, o Centro vai oferecer avaliação com multiprofissionais, atendimentos de artes, como oficinas, linguagens, músicas, pinturas e robótica.
Como vai funcionar?
Para os alunos que tiverem suspeita de algum tipo de diagnóstico, haverá o acionamento das escolas, que irão chamar o técnico de educação especial. O profissional irá encaminhá-los para o Centro de Educação Especial Inclusiva para serem avaliados pelo médico e pela equipe multiprofissional.
Qual a função dessa equipe multiprofissional?
A equipe multiprofissional que fará o atendimento no Centro é composta por psicólogos, assistentes sociais, médicos e fonoaudiólogos. A equipe médica foi disponibilizada por meio de uma parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Segundo a responsável pelo Centro Municipal, Tânia Filiú, o local servirá para desenvolver projetos e a parte perceptiva da educação especial. “Nós temos vários projetos, projetos de linguagem, projetos de robótica, projetos de arte, para o desenvolvimento das habilidades dessas crianças. Mas a função é subsidiar a escola com todos esses projetos”.

Estes projetos citados por Tânia começam a ser desenvolvidos nas escolas da Reme a partir da segunda quinzena de março.
Segundo o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a ideia inicial é ter uma equipe de formadores, médicos, fonoaudiólogos e neuropsicólogos. “Essa equipe vai potencializar os sete polos que têm na cidade. A equipe identifica o aluno e vamos dar um apoio no contraturno, o aluno não será retirado de sala de aula e sim, a equipe vai trabalhar com ele no contraturno para dar um suporte para a escola e para os pais também”.

Durante a solenidade de inauguração do Centro Municipal nesta segunda-feira (26), o promotor de Justiça Paulo Zeni, que no ato representou o Ministério Público Estadual, destacou a importância desta iniciativa. “A gente nunca poderá dizer que a nossa sociedade é justa enquanto não formos capazes de garantir inclusão. A gente precisa se preparar para incluir todas as pessoas, é o único jeito de garantir justiça, mas sabemos que não é fácil. Com o município não vai ser diferente, a gente sabe que é uma luta, é uma luta diária, mas é uma luta que tem sido travada. No ano passado a gente teve a oportunidade de conversar com o Município, que assumiu esse desafio na Educação e hoje é mais um avanço, que demonstra o cuidado de dar ao aluno a acessibilidade técnica com a inauguração deste Centro.”

Conforme a coordenadora do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Defensoria Pública, Débora Maria de Souza Paulino, o Centro vai aperfeiçoar o atendimento às crianças que precisam de inclusão. “Esperamos que quem precisa receba um atendimento diferenciado, para que esse local seja realmente de inclusão e que mais do que inclusão, seja um local de acolhimento, porque nós sabemos das angústias que essas famílias passam, porque ao lidar com essas crianças, são muitos nãos que essas famílias recebem. São muitas portas que essa família precisa bater para chegar, para ter realmente os direitos de seus filhos garantidos.”
A prefeita Adriane Lopes explicou que o trabalho no Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva será feito na transversalidade entre as secretarias, que irão contribuir no que lhes compete para o desenvolvimento das atividades no local. “O Centro de Educação Inclusiva será um local onde as mães poderão trazer os seus filhos no contraturno para desenvolverem atividades e usufruírem desse espaço, tendo uma atenção diferenciada. É um dia especial para a educação inclusiva do município, que contará com parcerias das demais secretarias, para um trabalho conjunto na busca de melhorar cada vez mais esse atendimento”, destacou.

Os projetos de acessibilidade também estão em desenvolvimento em todas as escolas da Reme com revitalizações e adaptações necessárias. A chefe do Executivo Municipal reforça que a inclusão é necessária e indispensável. “Era inadmissível falar que as escolas não tinham acessibilidade, por isso, a Prefeitura está realizando em todas as escolas os projetos de acessibilidade para garantir esse direito às crianças.”

A solenidade desta manhã contou a participação de autoridades entre as quais representantes Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Câmara Municipal.
CAMPO GRANDE
Carnaval 2026: Com investimento recorde, Campo Grande espera atrair 100 mil foliões
Capital sul-mato-grossense se prepara para viver o maior Carnaval de sua história. Com um investimento público de R$ 2,6 milhões — o dobro do valor aplicado no ano passado —, o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande consolidam a festa como um potente motor da economia criativa e do turismo.
A expectativa é que mais de 100 mil pessoas passem pelos blocos de rua e pela passarela do samba na Praça do Papa entre os dias 16 e 17 de fevereiro.
O Dobro do Investimento: Foco na Economia e Cultura
O aporte financeiro robusto reflete uma mudança de estratégia: tratar o Carnaval como um “produto único”. Ao integrar o desfile das escolas de samba e os blocos de rua, o estado busca atrair turistas do interior e de estados vizinhos.
Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o recurso é um investimento com retorno garantido. “Temos orgulho desse aporte, que traz valorização da nossa cultura e geração de renda imediata para o comércio, hotelaria e setor de serviços”, pontuou durante coletiva no MIS.
Programação e Estrutura
O investimento viabiliza uma logística de grande porte, incluindo palcos, som, iluminação e esquemas de segurança reforçados para as famílias.
-
Desfiles das Escolas de Samba: Dias 16 e 17 de fevereiro, na Praça do Papa (Vila Sobrinho).
-
Blocos de Rua: Programação por diversos pontos da cidade, com foco na inclusão e acessibilidade.
-
Valorização Artística: Realização da Mostra das Fantasias Carnavalescas no Armazém Cultural, destacando o trabalho dos carnavalescos locais.
Carnaval Inclusivo e Seguro
Representantes da Lienca (Liga das Escolas de Samba) e do ABC (Aglomerado de Blocos de Rua) destacaram que a parceria com o poder público permitiu planejar uma festa mais organizada. Thallyson Perez, presidente do ABC, reforçou que a estrutura deste ano foi desenhada para atender a diversidade do público campo-grandense.
“O Carnaval é um patrimônio imaterial. Este ano trazemos novidades em pautas sociais de inclusão, garantindo que a festa seja para todo mundo”, afirmou Perez.
Resumo da Folia na Capital
| Item | Detalhes |
| Público Estimado | +100 mil foliões |
| Investimento Estadual | R$ 2,6 milhões (Recorde) |
| Datas Principais | 16 e 17 de fevereiro (Desfiles) |
| Local dos Desfiles | Praça do Papa |
| Impacto Econômico | Comércio, Hotelaria e Gastronomia |
-
CULTURA6 dias atrásFim de semana em MS tem observação de astros, feiras criativas e teatro gratuito
-
TRÂNSITO3 dias atrásPassos que conscientizam: Crianças de até 5 anos realizam caminhada do Maio Amarelo na sede do Detran-MS
-
CIDADES14 horas atrásBioparque Pantanal sedia congresso nacional sobre conservação e sustentabilidade ambiental
-
GERAL3 dias atrásCiência e cálculo puro: Polícia Científica explica como perícia desvenda dinâmica de acidentes em MS
-
BEM-ESTAR MS3 dias atrásMato Grosso do Sul vira referência internacional e atrai interesse da OPAS por avanços na Saúde Digital
-
GERAL3 dias atrásBloqueio Administrativo: Entenda o que impede o licenciamento e a transferência de veículos em MS
-
CIDADES3 dias atrásIPVA 2026: Prazo para pagar a quinta e última parcela termina nesta sexta-feira em MS
-
MATO GROSSO DO SUL2 dias atrásPrazo para Declaração Obrigatória de Rebanho Termina em 1º de Junho


