CAMPO GRANDE
Procon de MS promove orientação a consumidores em shopping de Campo Grande
CAMPO GRANDE
O Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), participa entre esta segunda-feira (10) e quarta (12) de uma ação de atendimento e orientação aos consumidores no shopping Pátio Central, em Campo Grande.
A equipe estará disponível das 8h às 16h, na entrada da Rua Marechal Rondon, nº 1380, no Centro. No local, será possível esclarecer dúvidas, receber orientações sobre direitos e consumo consciente, além de registrar denúncias e reclamações.
De acordo com o secretário-executivo do Procon, Angelo Motti, esta edição do Procon na Rua representa o compromisso da instituição de estar cada vez mais perto dos cidadãos por meio de parcerias estratégicas com parceiros e os Procons municipais.
“Nesse ano vamos expandir nossas ações a fim de difundir a Política Estadual de Proteção, Orientação, Defesa e Educação do Consumidor em Mato Grosso do Sul, publicada no ano passado. Isso nos possibilitará cumprir as normas que já asseguram o respeito à dignidade, saúde e segurança nas relações de consumo”, destaca Motti.
Serviço
Procon na Rua
Quando? 10 a 12 de fevereiro de 2025 – Das 8h às 16h
Onde? Pátio Central Shopping – Rua Marechal Rondon, nº 1380, Centro, Campo Grande
Kleber Clajus, Comunicação Procon-MS
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo
CAMPO GRANDE
Com alta procura, curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais capacita nova turma nas Moreninhas
Teve início nesta semana mais uma edição do curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais, oferecido no Polo Moreninhas da Escola Funsat, em Campo Grande. Realizada pela Prefeitura por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), em parceria com o Senai-MS, a formação busca capacitar profissionais conhecidos popularmente como “marido de aluguel”. A turma reúne 16 alunos e conta com uma carga horária total de 40 horas, com encerramento previsto para 14 de agosto.
A alta procura pelo aprendizado técnico resultou em uma lista de espera com mais de 60 inscritos. O movimento reflete tanto a busca por autonomia nas tarefas domésticas quanto o interesse em novas fontes de renda no mercado de prestação de serviços.
Representatividade e qualificação técnica
Um dos destaques da nova turma é a presença feminina, que conta com quatro mulheres entre os estudantes, além do comando técnico da instrutora Caroline Marques.
Para os participantes, o respaldo de instituições consolidadas é o principal diferencial da capacitação:
-
Oportunidade de renda: Moradora do Bairro Piratininga, Thalysnne Fernandes (32 anos) destaca que o aprendizado abre portas para o mercado de trabalho, além de ajudar nos reparos do próprio lar.
-
Segurança e técnica: Reinaldo de Azevedo (45 anos), morador do Cidade Morena, aponta que a orientação presencial supera os tutoriais da internet. “Aqui temos orientação técnica, acompanhamento e um ambiente adequado para aprender a executar os reparos corretamente. Isso faz toda a diferença”, pontuou.
Próximas oportunidades na Funsat
A agenda de qualificações gratuitas da Funsat continua movimentada na Capital. O Polo Moreninhas já confirmou a abertura de uma nova turma para o curso de Marketing Digital:
| Informação | Detalhes do Curso |
| Período de aulas | 10 a 21 de agosto de 2026 |
| Horário | 07h30 às 11h30 |
| Carga horária | 40 horas |
| Local | Polo Moreninhas (Rua Anacá, nº 699) |
Interessados em futuras turmas podem obter mais informações pelo WhatsApp da Escola Funsat no número (67) 3314-3089, ou presencialmente na sede da Fundação, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992 (1º andar – Vila Glória).
