TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

CAMPO GRANDE

Termina em dezembro prazo para condutores renovarem exame toxicológico no Detran-MS

Publicados

CAMPO GRANDE

Termina no dia 28 de dezembro o prazo para os condutores das categorias C, D e E renovarem o exame toxicológico que esteja vencido há mais de 30 dias. O procedimento é exigido para motoristas das referidas categorias, independente do veículo que estiverem dirigindo, e se exercem ou não atividade remunerada.

“É importante reforçar a situação de multa após o dia 28/12/23, para os condutores habilitados nas categorias C, D e E, que estiverem com o exame toxicológico vencido há mais de 30 dias, independente do veículo que estiverem conduzindo. Não esperem o limite do prazo para fazer o exame”, explica Luiz Fernando, Diretor de Habilitação do Detran-MS.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que conduz veículo com o exame toxicológico vencido há mais de 30 dias, está cometendo infração gravíssima, podendo receber uma multa que multiplicada por cinco, será de R$ 1.467,35. Se houver reincidência no período de 12 meses essa multa será multiplicada por 10, e vai para R$2.934,70 além da suspensão do direito de dirigir.

Leia Também:  Morre Suely Brandão

Outro ponto que tem gerado dúvidas entre os condutores sul-mato-grossenses é sobre a necessidade ou não de apresentar o exame ao Detran-MS. “Não há necessidade de apresentar. Basta procurar um laboratório coletor credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e realizar o exame. O próprio laboratório irá lançar esse resultado direto no sistema RENACH”, explica o diretor de habilitação.

Quem está com o periódico dentro do prazo não precisa se preocupar. Mas em caso de dúvidas, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na Play Store, fazer o cadastro, acessar a página “Habilitação” para verificar o prazo de validade do exame toxicológico.

Para o condutor que já possui o aplicativo, a Senatran irá notificar os condutores de todo o país que ainda não realizaram o exame toxicológico ou estão com o teste vencido. O alerta chegará direto nos celulares dos motoristas via aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O exame toxicológico deve ser realizado em laboratórios credenciados pela Senatran com objetivo de verificar o consumo de substâncias psicoativas, a partir de amostras de cabelo/pelo ou unha.

Leia Também:  Vereadores votam um Veto e quatro Projetos na sessão desta terça-feira (27)

No site da Senatran é possível conferir uma lista com 17 redes de laboratórios credenciados (AQUI). Na lista é possível conferir a razão social, o nome fantasia da instituição e a portaria. Na aba rede coletora, o “clique aqui” direciona para o site, onde será possível pesquisar quais os laboratórios mais próximos da localização do usuário ou fazer o filtro por Estado.

Mireli Obando, Detran-MS
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CAMPO GRANDE

Biblioteca Isaias Paim incentiva leitura infantil com projeto de troca de livros

Publicados

em

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, em Campo Grande, está promovendo o projeto Troca Book Infantil. Trata-se de uma oportunidade de trocar um livro por outro, incentivando o hábito da leitura.

Dois expositores com acervo de livros dos mais variados gêneros são disponibilizados pelo Troca Book, permitindo que as pessoas tenham acesso a esses livros por meio da troca, de forma gratuita. O projeto para livros adultos teve início no dia 15 de abril e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 13h.

Seguindo a mesma proposta da versão adulta, a versão infantil do Troca Book é explicada pelo coordenador da Biblioteca Isaias Paim, Aparecido Melchíades. “A proposta é a mesma, só que voltada para o público infantil. Nós recebemos algumas doações de livros infantis e conseguimos montar este Troca Book infantil. Acho que o espaço ficou bem legal, conseguimos colocar uma quantidade de livros maior do que esperávamos. A ideia é que a criança venha, troque o seu livro e leve um novo daqui”.

Leia Também:  Black Friday tem descontos de até 70% no Norte Sul Plaza e chance quadruplicada de ganhar carro
Crianças podem explorar o acervo do Troca Book Infantil na Biblioteca Isaias Paim, incentivando o hábito da leitura desde cedo

A ideia surgiu com o objetivo de atrair o público infantil para a biblioteca durante o período de férias escolares. “Inicialmente, foi para aproveitar as férias escolares, mas se a demanda for maior, vamos prolongar o projeto. A ideia do Troca Book é trazer mais pessoas para a biblioteca sem a necessidade de cadastramento ou formalidades. Queremos democratizar o acesso aos livros, quanto mais livros circularem, melhor”, esclarece Aparecido.

Crianças são muito bem-vindas na Biblioteca Isaias Paim. Há um espaço infantil que sempre atrai visitantes jovens. Neste sábado, o projeto Férias na Biblioteca espera atrair um público infantil significativo, com grandes expectativas.

Promover um acesso democrático aos livros e, ao mesmo tempo, fomentar e incentivar o gosto pela leitura. Esse é o objetivo do projeto Troca Book, que visa disseminar uma rede que possibilite a circulação de obras literárias, alcançando um público diverso que, em sua maioria, não tem o hábito da leitura, mas que pode ser incentivado a experimentar essa nova prática.

A troca – O leitor, seja infantil ou adulto, deve realizar a troca deixando um livro, de qualquer gênero literário, no expositor e pode levar qualquer outro livro que esteja no expositor. Isso pode ser feito quantas vezes o leitor desejar.

Leia Também:  Morre Suely Brandão

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim fica no andar térreo do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro, em Campo Grande.

Karina Lima, Comunicação Setesc
Fotos: Daniel Reino/Setesc

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA