TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

CAMPO GRANDE

Zeca pede alteração de resolução que pune comunidade de produtores por infrações cometidas por terceiros

Publicados

CAMPO GRANDE

O deputado estadual Zeca do PT encaminhou expediente à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) solicitando readequação de Resolução que aplica embargos decorrentes de infração ambiental em virtude de desmatamento ilegal a assentamentos rurais, punindo toda a comunidade produtora por irregularidades cometidas por terceiros.

 

Atualmente, a Resolução nº 024/2023 da Semadesc estabelece que, em assentamentos que possuem um único Cadastro Ambiental Rural (CAR), quando o proprietário de um dos lotes comete infração ambiental, o demais assentados acabam sofrendo as consequências dos embargos impostos pelos órgãos fiscalizadores.

 

“Essa foi uma queixa recorrente apresentada pelos agricultores familiares do Estado ao longo das Conferências Regionais que realizamos no primeiro semestre deste ano. Acredito haver a necessidade de mudanças no texto da resolução em questão, para que os proprietários de lotes que estão em dia com suas obrigações ambientais não sejam punidos por infrações cometidas por terceiros, algo que traz enorme prejuízo às ações da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul”, justifica Zeca do PT.

Leia Também:  EM 4 MESES, CODECON APROVA PROJETOS COM PREVISÃO DE R$ 96 MILHÕES DE INVESTIMENTO EM CAMPO GRANDE

 

O pedido de alteração no texto da Resolução 024/2023 foi encaminhado ao governador Eduardo Riedel e ao secretário titular da Semadesc, Jaime Elias Verruck.

Propaganda

CAMPO GRANDE

Com alta procura, curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais capacita nova turma nas Moreninhas

Publicados

em

Teve início nesta semana mais uma edição do curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais, oferecido no Polo Moreninhas da Escola Funsat, em Campo Grande. Realizada pela Prefeitura por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), em parceria com o Senai-MS, a formação busca capacitar profissionais conhecidos popularmente como “marido de aluguel”. A turma reúne 16 alunos e conta com uma carga horária total de 40 horas, com encerramento previsto para 14 de agosto.

A alta procura pelo aprendizado técnico resultou em uma lista de espera com mais de 60 inscritos. O movimento reflete tanto a busca por autonomia nas tarefas domésticas quanto o interesse em novas fontes de renda no mercado de prestação de serviços.

Representatividade e qualificação técnica

Um dos destaques da nova turma é a presença feminina, que conta com quatro mulheres entre os estudantes, além do comando técnico da instrutora Caroline Marques.

Para os participantes, o respaldo de instituições consolidadas é o principal diferencial da capacitação:

  • Oportunidade de renda: Moradora do Bairro Piratininga, Thalysnne Fernandes (32 anos) destaca que o aprendizado abre portas para o mercado de trabalho, além de ajudar nos reparos do próprio lar.

  • Segurança e técnica: Reinaldo de Azevedo (45 anos), morador do Cidade Morena, aponta que a orientação presencial supera os tutoriais da internet. “Aqui temos orientação técnica, acompanhamento e um ambiente adequado para aprender a executar os reparos corretamente. Isso faz toda a diferença”, pontuou.

Leia Também:  Detran fecha no feriado, mas serviços permanecem nas plataformas digitais

Próximas oportunidades na Funsat

A agenda de qualificações gratuitas da Funsat continua movimentada na Capital. O Polo Moreninhas já confirmou a abertura de uma nova turma para o curso de Marketing Digital:

Informação Detalhes do Curso
Período de aulas 10 a 21 de agosto de 2026
Horário 07h30 às 11h30
Carga horária 40 horas
Local Polo Moreninhas (Rua Anacá, nº 699)

Interessados em futuras turmas podem obter mais informações pelo WhatsApp da Escola Funsat no número (67) 3314-3089, ou presencialmente na sede da Fundação, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992 (1º andar – Vila Glória).

Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA