TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Abertas as inscrições para oficina gratuita sobre acessibilidade e inclusão em museus

Publicados

CIDADES

Gestores de espaços culturais, professores e estudantes interessados em promover a acessibilidade e a inclusão em instituições culturais podem participar, na quinta-feira (26), da oficina “Acessibilidade e Inclusão em Museus de MS – Caminhos Possíveis”.

O evento, organizado pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, será realizado às 9 horas, no MIS (Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul), e oferece 20 vagas gratuitas. A atividade faz parte da 18ª Primavera de Museus.

Voltada para ampliar o conhecimento sobre acessibilidade, a oficina abordará temas como os diferentes tipos de acessibilidade, tecnologias assistivas, inclusão, legislação vigente, capacitismo e a importância do desenho universal para garantir o acesso a espaços culturais.

Responsável pela condução do evento, Ivone Angela dos Santos, consultora em acessibilidade e audiodescritora, possui vasta experiência na área. Especialista em Acessibilidade Cultural e Comunicação Acessível, Ivone atuou em importantes projetos culturais entre 2016 e 2019 e, mais recentemente, em 2023.

Ela coordenou a acessibilidade em eventos como os Festivais de Bonito e Corumbá, além de participar de congressos no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, apresentando trabalhos relacionados ao tema. No âmbito acadêmico, contribuiu com o projeto Cine Acessível da UEMS.

Leia Também:  Semana do Artesão começa nesta quarta-feira com uma programação recheada de atrações

Atualmente, Ivone é responsável pelos projetos de Empregabilidade Inclusiva para Pessoas com Deficiência e Turismo Acessível e Inclusivo na Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.

Com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, a 18ª Primavera de Museus é organizada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e traz uma programação diversificada em Mato Grosso do Sul. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da FCMS (Fundação de Cultura).

Serviço

Oficina: “Acessibilidade e Inclusão em Museus de MS – Caminhos Possíveis”

Data: quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Horário: 9h

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som de MS – Memorial da Cultura e da Cidadania “Apolônio de Carvalho” – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro – Campo Grande (MS)

Inscrições: gratuitas pelo link https://forms.gle/R11dX1w8ds7EZYiM7

Karina Lima, Comunicação Setesc
Foto: arquivo/FCMS

Propaganda

CIDADES

Assembleia Legislativa aprova declaração de utilidade pública e nova data comemorativa em MS

Publicados

em

Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (4), os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram duas propostas na Ordem do Dia. Os projetos tratam do apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar no interior do Estado e da inclusão de uma celebração religiosa e social no Calendário Oficial sul-mato-grossense.

Incentivo à agricultura familiar em Coxim

Aprovado em discussão única, o Projeto de Lei 81/2026 declara de utilidade pública estadual a Associação de Desenvolvimento Rural da Colônia Taquari, localizada no município de Coxim. Com a aprovação na Casa de Leis, a matéria segue para o expediente.

A entidade, que opera sem fins lucrativos, atua diretamente no fortalecimento dos produtores rurais da região por meio de ações de:

  • Capacitação técnica: Qualificação profissional para os associados locais.

  • Organização comunitária: Estímulo à cooperação entre as famílias rurais.

  • Sustentabilidade: Incentivo a práticas agrícolas sustentáveis e à valorização da agricultura familiar.

Com o título de utilidade pública, a associação ganha respaldo legal para firmar parcerias com órgãos governamentais e captação de recursos públicos para expansão de seus projetos sociais e produtivos.

Leia Também:  Quintal SESC especial junino, cinema e parques agitam o fim de semana

Reconhecimento ao Movimento “Mães que Oram pelos Filhos”

Em primeira discussão, o plenário também deu parecer favorável ao Projeto de Lei 82/2026, que institui o Dia Estadual do Movimento Mães que Oram pelos Filhos, a ser celebrado anualmente no dia 30 de março. O texto agora segue para a segunda discussão antes de ser enviado para sanção.

A data escolhida faz alusão ao surgimento do movimento, fundado em 30 de março de 2011 na Arquidiocese de Vitória (ES). Atualmente espalhada por diversos estados e países, a iniciativa reúne mulheres em grupos de oração, apoio mútuo e fortalecimento dos laços familiares.

Em Mato Grosso do Sul, a rede atua ativamente em diversas paróquias e comunidades promovendo ações voltadas à solidariedade, à cultura da paz e ao amparo social.

Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA