TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Brincadeiras de Natal: muito mais diversão para as festas de fim de ano

Publicados

CIDADES

Sua casa já está preparada para as dinâmicas de Natal? O ano está chegando ao fim, e esta é a época preferida de muitos.

As pessoas se reúnem para aproveitar as festas natalinas, passar um tempo ao lado dos parentes e amigos para momentos de diversão.

No Brasil, a diversidade religiosa é bem presente, e cada crença tem uma forma de celebrar a data. Porém, independentemente da fé, o importante é aproveitar o momento com muito amor.

Que tal conhecer algumas dinâmicas de Natal para fazer em casa? Colocar as crianças para ajudar na preparação dos pratos e decorações? Então acompanhe o texto até o fim.

10 dinâmicas de Natal para divertir crianças e adultos

Uma comemoração boa tem que ter muita alegria, não é mesmo? E as dinâmicas de Natal são atividades que vão garantir entretenimento de sobra para os participantes.

Em nossa lista, reunimos 10 brincadeiras para fazer com a família toda nas festas de fim de ano. Confira a seguir.

1. Nariz da rena

Faça um desenho da cabeça de uma rena em um papel mais durinho (canson ou cartão são boas escolhas) e pendure em uma parede. No nariz do animal, coloque uma fita.

Os participantes são vendados e tentarão colocar uma bolinha vermelha no nariz da rena. Quem completar a tarefa no tempo determinado ganha um presentinho.

2. O que tem no gorro do Papai Noel?

Compre alguns gorrinhos vermelhos de Papai Noel e dentro deles coloque algumas lembrancinhas. Chocolate, brinquedos, pequenos enfeites para decoração são boas opções de presente.

A criançada e os adultos devem formar uma fila e descobrir o que está dentro do gorro – mas com os olhos vendados! Quem acertar, fica com o mimo.

3. Dança da cordinha de Natal

É hora de pôr a coluna e os joelhos à prova. Nessa versão natalina, os participantes precisam passar por baixo da corda sem encostar nela.

Agora vem o diferencial: as pessoas precisam imitar a barriga de um Papai Noel usando um balão por baixo da roupa.

Escolhas as músicas natalinas que todo mundo conhece e veja quem vai superar o desafio. Quanto mais a brincadeira avança, mais a corda vai abaixando.

4. Corrida do enfeite

Aqui a velha corrida do ovo é repaginada e um enfeite de árvore de Natal entra em cena no lugar do alimento.

Leia Também:  Carreta da Saúde atende servidores da segurança de Dourados de 19 a 21 de novembro

Defina o percurso desejado, posicione os corredores, coloque a colher na boca e dê a largada para muitas risadas.

5. De olho no gorro

Para a magia dessa brincadeira acontecer, todo mundo precisa vestir um gorrinho do Papai Noel. Separem um papel para cada participante, escrevam “líder” em um deles e sorteiem entre os presentes.

Depois disso, todos vão interagir normalmente, conversando, dançando, mas cada um vestindo seu gorrinho.

Quando todos estiverem distraídos, o sorteado (o líder) tem que retirar o gorrinho da cabeça. Quem perceber primeiro ganha a partida!

Depois de várias rodadas, é só contabilizar quem ganhou mais vezes.

6. Troque cartões de Natal

Compre ou faça cartões de Natal e deixe-os em branco e distribua entre as pessoas.

Cada uma deve escrever uma felicitação simples, sem destinatário, mas com assinatura.

Bote uma música natalina e peça para que as pessoas fiquem trocando os cartões entre si até a canção terminar.

Quando o som parar, cada pessoa terá um cartão em mãos. Os participantes devem ler a mensagem em voz alta e ir até quem escreveu para dar um abraço e desejar feliz Natal.

7. Personagens do Natal

Cole um pedaço de papel com o nome de uma figura famosa de Natal nas costas de cada participante. Pode ser o Grinch ou a Mamãe Noel, por exemplo.

Elas precisam descobrir quem é o personagem natalino e para isso fazem perguntas para os outros na sala. Ah! As respostas só podem ser sim e não.

Quem for acertando sai do jogo, que termina quando a última pessoa descobrir seu personagem.

8. Meia de Natal

Forme dois times, cada um terá uma meia de Natal presa na parede.

Os participantes, um por vez, precisam correr até a meia do time, levando doces em uma colher. Quem encher a meia primeiro ganha.

Ah, a colher não precisa estar na boca nessa atividade.

9. A barba do Papai Noel

É hora de ficar com uma barba igual à do Papai Noel. Os participantes são divididos em duas equipes nessa brincadeira divertida e… grudenta.

De um lado estão os candidatos a Noel em fila e, do outro, uma bacia com muitas bolas de algodão. Passe bastante vaselina no rosto das pessoas e comece o jogo.

Leia Também:  Câmara de Dourados fecha 2023 com mais de 600 projetos votados

Ao sinal, o primeiro da fila de cada time corre até o recipiente e coloca o rosto entre as bolas de algodão, tentando grudar o máximo que puder.

Depois, ele deve voltar ao seu lugar e o participante seguinte faz a mesma coisa. Todos os membros do time devem ir até a bacia.

No final da disputa, vence o time que tiver conquistado a maior barba.

10. Bingo de Natal

Para essa brincadeira, é preciso haver algumas lembrancinhas.

Reúna os familiares e amigos. Cada pessoa tem direito a uma cartelinha e vence quem completá-la primeiro.

Ao gritar “bingo!” o cantador confere a cartela e entrega o presente ao vencedor da rodada.

Além das dinâmicas, onde as crianças podem se envolver no Natal?

É verdade que a maioria das crianças adora brincar. Porém, os filhos também podem se envolver em outras atividades além das dinâmicas de Natal.

Temos 3 sugestões para você colocar em prática e inserir as crianças nos preparativos para o Natal.

Ajudar na decoração da árvore de Natal

A hora de montar e enfeitar a árvore de Natal pode ter a participação de toda a família.

Incentive as crianças a criarem enfeites! Eles podem ser produzidos com bolinhas de isopor, tinta guache, lantejoulas e canetinhas.

Depois, é só observar a felicidade no rosto dos pequenos ao colocarem os enfeites na árvore. Além de ser divertida, a atividade fortalece o lado criativo das crianças.

Preparar as refeições

Na hora de preparar a ceia, peça a ajuda dos seus filhos. Escolha alguns pratos que eles possam ajudar no preparo ou, quem sabe, elaborar com a sua supervisão.

Essa integração, além de resultar em refeições saborosas, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, organização e paciência.

Fazer as compras com os filhos

A gente sabe que os shoppings e centros comerciais ficam bem cheios em dezembro, e essa tarefa pode ser um pouco difícil, ainda mais para crianças.

Caso seja possível, leve os filhos para escolher algum presente para alguém especial, como a professora, a avó, o irmão.

Nesse momento, a escolha vai considerar os gostos e preferências da criança. Porém, não deixe que ultrapasse limites financeiros. É importante nesse momento explicar o quanto pode ser gasto ou não.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Sustentabilidade: Governo de MS moderniza controle de queimadas e fortalece prevenção a incêndios florestais

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso do Sul se antecipa ao período de maior risco para ocorrência de incêndios florestais e anuncia medidas que modernizam o processo de licenciamento do Manejo Integrado do Fogo (MIF), que consiste na autorização para que o proprietário rural realize queimadas controladas em sua propriedade.

A medida visa reduzir a biomassa presente nas propriedades rurais, sobretudo na região do Pantanal, e dessa forma evitar que ocorram incêndios no período de inverno, quando a estiagem prolongada, a baixa umidade do ar e temperaturas elevadas criam o ambiente ideal para propagação descontrolada do fogo.

A modernização do licenciamento do Manejo Integrado do Fogo é um processo natural, conforme explicou o diretor presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges, com base no que foi observado nos últimos anos em que a medida vem sendo aplicada no Estado.

“Estamos discutindo as mudanças a serem feitas no processo de licenciamento, atendendo a demandas dos proprietários rurais, ouvindo as entidades de classe que os representam, também o Ministério Público, técnicos e outros agentes envolvidos. Nessa semana ainda teremos uma reunião ampliada para avançar no assunto”, afirmou Borges.

O detalhamento do processo de licenciamento para uso do fogo está na Portaria Imasul 1.259, de junho de 2023. Essa portaria institui o procedimento administrativo para obtenção de Autorização Ambiental para execução do Plano de Manejo Integrado do Fogo, como o formato do projeto, os documentos necessários e outras providências, que variam de acordo com a localização da propriedade. Essa portaria será alvo de alterações no processo de modernização do MIF.

Agilidade e eficiência

A modernização no processo de licenciamento dará mais agilidade nas ações de prevenção contra incêndios, tendo em vista que o uso controlado do fogo só pode ser feito num período curto, que vai desde o fim das chuvas até o início do inverno, quando as condições do tempo já não permitem que se execute a medida com segurança, ponderou o secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, que acumula a função de secretário-executivo de Meio Ambiente.

Artur Falcette, secretário-executivo de Meio Ambiente

“A adequação ocorre naturalmente, na medida em que pontos vão sendo evidenciados, surgem demandas da sociedade em geral e do setor produtivo especificamente. Estamos analisando todo procedimento em vigência e vendo o que pode ser dinamizado, o que pode ser alterado, de forma a preservar os cuidados para evitar que o fogo se propague e, ao mesmo tempo, que o processo possa acontecer em segurança e com a rapidez que a situação impõe”, ponderou Falcette.

Leia Também:  Governo federal vai revisar leis que abordam do setor postal

A medida foi comemorada pelo setor produtivo, que enxerga ganhos substanciais para a economia pantaneira e para o meio ambiente como um todo. O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Gilson Barros, enfatiza que o pantaneiro sempre usou essa técnica historicamente, para evitar as sobras de matéria orgânica em partes da fazenda.

“Quando começava as chuvas, em intervalos de seca, ia queimando, uma área de cinco hectares aqui, dois hectares ali. Isso depois que começam as chuvas, em novembro, em outubro, se já tiver chovido. Isso evitava os grandes incêndios”, afirmou.

Com a proibição da queima no Pantanal houve um acúmulo de matéria orgânica seca e o ambiente se tornou propício a incêndios. “Hoje, já se reconhece a necessidade da queima controlada. É muito melhor queimar 1% da fazenda durante a época das chuvas na época das chuvas para evitar que 70%, 80% queime na seca. O que o pantaneiro que é que se incentive as queimas controladas. O Pantanal é uma savana e toda savana é sujeita a fogo”, completou.

O presidente da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni, considerou positiva a modernização das regras do Manejo Integrado de Fogo, destacando, sobretudo, a possibilidade da retirada da taxa para execução dessa atividade.

“Isso vai trazer para o produtor rural uma segurança jurídica e também uma facilitação para que tenha na sua propriedade a queima controlada. Isso é importante para o Estado inteiro e, principalmente, para o Pantanal, onde o produtor tem uma ferramenta que ele possa usar para diminuir a massa seca das suas propriedades, reduzindo a intensidade de eventual incêndio florestal que possa vir a ocorrer”, avaliou.

Pioneirismo

Mato Grosso do Sul é pioneiro em nível nacional na regulamentação do manejo do fogo para uso em propriedades privadas. O decreto 15.654 que instituiu o Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo (Pemif) foi editado em 15 de abril de 2021. No ano passado, em julho, o Governo Federal baixou a Lei 14.944, ampliando a medida para todo o Brasil.

Leia Também:  Carreta da Saúde atende servidores da segurança de Dourados de 19 a 21 de novembro

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, destaca a estrutura criada pelo Governo do Estado a partir das experiências impactantes dos incêndios ocorridos em 2020 no Pantanal, para prevenir e enfrentar o problema.

Titular da Semadesc, Jaime Verruck

“O Pemif introduziu uma série de medidas para a prevenção, preparação, resposta e responsabilização em relação aos incêndios florestais. Uma das inovações mais significativas foi a criação da Sala de Situação de Informações Sobre Fogo, que centraliza dados e análises para auxiliar na formulação e execução de políticas públicas. Este centro de monitoramento permite uma resposta rápida e eficiente, integrando diversas agências governamentais e a sociedade civil”, disse Verruck.

O plano estadual visa reduzir os impactos dos incêndios florestais e do uso não autorizado e indevido do fogo, fazendo o manuseio de forma controlada e segura. Dessa forma, pretende-se reduzir a incidência, intensidade e a severidade de incêndios florestais; promover o processo de educação ambiental, utilizando o fogo como ferramenta para erradicação de espécies exóticas e invasoras, quando consideradas indesejadas; e também destruir o acúmulo de biomassa, adotando todas as medidas para controlar o fogo e impedir que avance para áreas não demarcadas.

Tecnologia

O Imasul dispõe, ainda, de um sistema de inteligência digital para identificar as áreas com acúmulo de biomassa e orientar a queima controlada. O Sifau (Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas) é um programa de geotecnologia desenvolvido em cooperação técnica pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Wetlands Internacional no Brasil.

Consiste em uma plataforma composta de diversas camadas de mapas que fornecem informações sobre o tipo de vegetação, a quantidade de biomassa acumulada, a previsão de perigo de fogo no local e nos arredores e o histórico de incêndios na propriedade que pretende aplicar o MIF.

João Prestes, Comunicação Semadesc
Foto de capa: Bruno Rezende/Secom
Interna 1: Arquivo/Semadesc
Interna 2: Álvaro Rezende/Secom

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA