CIDADES
Deodápolis apresenta projeto para asfalto e drenagem do distrito de Porto Vilma
CIDADES
Com foco em levar benefícios diretos à população, o governador Eduardo Riedel se reuniu nesta segunda-feira (26) com lideranças da cidade de Deodápolis. Além das obras que seguem em andamento, o município pediu a pavimentação e drenagem do distrito de Porto Vilma. Será mais uma obra rumo a meta de asfaltar 100% da cidade.
“É muito bom ter este contato direto com o município, para levar benefícios diretos à população. O prefeito e vereadores conhecem as demandas e sabem o que ocorre no dia a dia da cidade. O município fez o dever de casa bem feito e apresentou uma proposta e ação direcionada, que vamos atender”, garantiu o governador.
Com o aval do governador, será feito agora um convênio entre Estado e município para obra em Porto Vilma. O objetivo é contribuir e oferecer melhor qualidade de vida aos moradores. A chegada do asfalto acaba com a poeira e alagamento nos dias de chuva.
“O governador se comprometeu em cumprir as demandas que já tinham sido acordadas no ano passado e hoje ganhamos a pavimentação e drenagem do distrito de Porto Vilma. Era uma meta do meu plano de governo. A população de Deodápolis vai saber reconhecer este apoio. Tenho muita gratidão ao Governo do Estado”, afirmou o prefeito Jean Carlos Silva Gomes.

A reunião faz parte do programa MS Ativo – Municipalismo. O governador vai receber as prefeituras do Estado para definir novas obras de infraestrutura em todas as cidades, reafirmando sua parceria e gestão municipalista.
Também participaram do encontro o vice-governador Barbosinha, os deputados federais Geraldo Resende e Dagoberto Nogueira, além dos (deputados) estaduais Zé Teixeira, Londres Machado, Márcio Fernandes, Lia Nogueira, Mara Caseiro, Pedro Pedrossian Neto, Junior Mochi, Lucas de Lima, Renato Câmara, Coronel David e Rinaldo Modesto. Assim como os secretários Guilherme Alcântara (Seilog) e Eduardo Rocha (Casa Civil).

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende
CIDADES
Cidadania sem barreiras: Posto do Pátio Central vira referência nacional no atendimento a autistas
Emissão de documento parece burocracia, mas para uma pessoa com autismo e sua família, o ambiente de um posto de identificação pode ser um campo de batalha sensorial: luzes fortes, barulho, filas e o toque da biometria. No coração de Campo Grande, o Governo de MS decidiu mudar essa regra.
O posto do Pátio Central, que lidera o volume de emissões no Estado (com mais de 134 mil documentos expedidos), celebra o sucesso da sala “Posto Amigo do Autista”. O resultado? Quase 20% de todas as Carteiras de Identidade Nacional (CIN) com símbolo de TEA em Mato Grosso do Sul saíram de lá.
Inclusão que vai além da placa na porta
O projeto não foi apenas “colocar um adesivo”. Com um investimento de R$ 82 mil via Sejusp, a estrutura foi desenhada para o que realmente importa:
-
Conforto Sensorial: Isolamento acústico e iluminação reduzida para evitar crises.
-
Previsibilidade: Recursos táteis e ambiente controlado para que o atendimento flua sem ansiedade.
-
Capacitação Humana: Servidores treinados para entender as particularidades do espectro, garantindo que a coleta da biometria seja concluída com sucesso.
O fim das remarcações
Antes da sala adaptada, era comum que atendimentos para pessoas com TEA precisassem ser remarcados ou feitos em domicílio devido ao estresse do ambiente. Hoje, essas situações tornaram-se exceção.
“A emissão de um documento representa pertencimento e acesso a direitos. Quando o Estado adapta o serviço à realidade do cidadão, ele está garantindo o exercício pleno da cidadania”, destaca a gestão da Polícia Científica.
MS na vanguarda da Identificação
Com mais de 13 mil documentos emitidos em MS com algum tipo de identificação de deficiência, o TEA lidera as solicitações. O modelo do Pátio Central prova que eficiência (500 atendimentos/dia) pode — e deve — caminhar junto com a humanização.


