CIDADES
Mapeamento social garante ações efetivas do Estado em comunidades ribeirinhas de Corumbá
CIDADES

A Sead (Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos), em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, realizou um mapeamento social, econômico e cultural das comunidades ribeirinhas da região de Corumbá. A iniciativa, efetivada na última semana, abrangendo quatro portos estratégicos: Porto Forte Coimbra, Porto Esperança, Porto Morrinho e Porto da Manga.
O objetivo da ação foi identificar as principais necessidades das populações locais e aprimorar as políticas públicas voltadas para essas comunidades, promovendo melhorias concretas em suas condições de vida. O projeto foi conduzido pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sead, por meio da Superintendência da Política de Direitos Humanos e da Coordenadoria de Execução e Gestão de Projetos Especiais.
De acordo com a superintendente da Política de Direitos Humanos da Sead, Andréa Cavararo, a iniciativa é essencial para garantir que as comunidades ribeirinhas tenham suas demandas atendidas e possam contar com políticas públicas adequadas.
“As comunidades ribeirinhas possuem enorme relevância histórica e cultural para o Brasil. Por isso, é fundamental que suas necessidades sejam atendidas para que o governo possa implementar medidas eficazes”, destacou.
O cadastramento realizado pela Sead não se limitou apenas à coleta de dados, mas permitiu a construção de um diagnóstico abrangente sobre os principais desafios enfrentados pelos ribeirinhos. A iniciativa contemplou diversas áreas, como direitos humanos, assistência social, saúde, educação e meio ambiente, além de buscar documentar e preservar a rica cultura e tradições dessas comunidades, fundamentais para a identidade local.
Além do mapeamento social, a Sead também promoveu dois tipos de cadastramento voltados ao atendimento das populações ribeirinhas. O primeiro foi o programa Mais Social, um benefício financeiro oferecido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. O segundo foi o programa Cuidar de Quem Cuida, que concede auxílio a cuidadores não remunerados de pessoas com deficiência, visando a promoção da dignidade da pessoa humana.
Os resultados do levantamento indicam que 135 famílias foram cadastradas no mapeamento social, econômico e cultural. No programa Mais Social, 109 famílias receberam inscrição, enquanto o programa Cuidar de Quem Cuida contemplou uma família. Todos os cadastros serão analisados e, caso se encaixem nos critérios de cada programa, os cadastrados serão contemplados.
Com essas ações, a Sead reforça seu compromisso com a melhoria das condições de vida das comunidades ribeirinhas, buscando garantir direitos, ampliar o acesso a serviços essenciais e preservar a identidade cultural dessas populações.
Leomar Alves Rosa, Comunicação Sead
Fotos: Divulgação/Sead


CIDADES
Agems e Chapadão do Sul discutem estratégias em saneamento básico para crescer com sustentabilidade

Avanços operacionais na gestão de resíduos sólidos foi o tema principal de encontro da Agência com secretários da área de desenvolvimento e meio ambiente
Em reunião com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Chapadão do Sul, Marcelo Balen, e o secretário-ajunto, Raphael Cardoso, a Agência Estadual de Regulação (Agems) e o município traçaram estratégias para a gestão de resíduos sólidos, visando promover um modelo de crescimento com sustentabilidade. Esse é o foco da nova administração municipal, em que meio ambiente e desenvolvimento não são temas conflitantes, mas complementares.
O encontro foi coordenado pela diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto, e reforçou o papel fundamental da Agems como reguladora e parceira. Em pauta, os desafios financeiros, ações educativas e a implementação obrigatória de uma certificação que irá atestar as práticas sustentáveis no Eixo “Resíduos Sólidos” do saneamento básico.
Chapadão do Sul é um dos 38 municípios conveniados à Agência para regulação desses serviços. Nesta sexta-feira (14), engenheiros da Diretoria de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos iniciam uma fiscalização de campo, para avaliação e diagnóstico.
Para garantir o cumprimento das normativas e o avanço dos municípios, a Agems irá lançar, ainda neste ano, uma inédita Certificação que atesta a sustentabilidade financeira e técnico-operacional da gestão dos resíduos sólidos. Chapadão do Sul foi convidado e aceitou a proposta de ser o segundo município, junto com Batayporá, a participar do projeto piloto, durante o ano de 2025.
“O selo de certificação é um marco importante, pois não apenas reconhecerá o esforço dos municípios, mas também será fundamental para garantir o acesso a recursos federais – onerosos, como empréstimos e financiamentos – e não onerosos, que exigem a comprovação da sustentabilidade das ações municipais”, destacou a diretora Iara.
“Este ano será um período de diagnóstico e recomendações, em que o município poderá implementar as melhorias necessárias para alcançar a certificação. Em 2026, o Governo Federal vai colocar em prática esse critério para concessão de recursos”.
Ações conjuntas para o fortalecimento da gestão ambiental
Os secretários Marcelo Balen e Raphael Cardoso reforçaram a importância da cooperação da Agems para fortalecer no município o eixo ambiental do desenvolvimento, que já se destaca no campo econômico.
“O apoio será fundamental para implementar as boas práticas, garantir a certificação e deixar um legado de crescimento sustentável para a cidade”, afirmou o secretário Marcelo.
Raphael Cardoso acrescentou que, embora o município tenha avançado significativamente nos últimos anos, ainda existem desafios que precisam ser enfrentados, como a reavaliação sobre a taxa de coleta e destinação de resíduos para dar real sustentabilidade ao serviço, e a melhoria operacional da Central de Tratamento de Resíduos (CTR).
A diretora de Inovação Relações Institucionais Rejane Monteiro, ressaltou que o trabalho conjunto pelo desenvolvimento sustentável envolve não só as ações imediatas, a execução das atividades previstas no convênio.
“A Agência tem uma importante responsabilidade e tem toda uma capacidade técnica que disponibiliza aos Municípios para garantir que as políticas públicas de saneamento básico e meio ambiente se alinhem com o desenvolvimento sustentável. E para este ano estamos preparando uma grande conferência, reunindo as prefeituras, fortalecendo esse relacionamento e lançando oficialmente o selo de certificação”, informou.
Educação ambiental e a comunidade como aliada
Além da regulação, a Agems e a gestão municipal investirão em ações de educação ambiental. O município de Chapadão do Sul começou um projeto de capacitação de professores, enquanto a Agems irá expandir para o local seu projeto voltado para conscientização de estudantes de escolas públicas.
A reunião também marcou o início do planejamento para a realização de uma edição do projeto “AGEMS Perto de Você” em Chapadão do Sul ainda este ano. A iniciativa, coordenada pela Ouvidoria da Agems, leva serviços gratuitos de fiscalização, orientação e atendimento à população, aproximando a agência dos cidadãos e fortalecendo o papel da regulação na melhoria da qualidade de vida.
Participaram também da reunião a ouvidora Cristiane Leite, e as coordenadoras da Diretoria de Saneamento Básico Danielle Adma Vendimiati, (Câmara Técnica de Resíduos Sólidos), Rúbia Tatiane da Silva (Câmara de Regulação Econômica), Nauristela Paniago (Educação Ambiental), a assessora jurídica, Tarsilla Franccesca Aguereo, e a técnica Lucélia Tashima.
Comunicação Agems
-
Cultura5 horas atrás
Semana do Artesão 2025 terá inauguração da primeira filial da Casa do Artesão no Bioparque Pantanal
-
SAÚDE5 horas atrás
Regional de Três Lagoas faz 1ª cirurgia neurológica em novo setor e define protocolos com equipe da SES
-
GERAL5 horas atrás
Compliance Social da Sead e regulamentação do Mais Social garantem efetividade das políticas públicas
-
MATO GROSSO DO SUL5 horas atrás
Governo de Mato Grosso do Sul investe R$ 1,4 milhão em pavimentação no distrito de Ipezal
-
CIDADES5 horas atrás
Agems e Chapadão do Sul discutem estratégias em saneamento básico para crescer com sustentabilidade