CIDADES
Obras em Dourados e Rio Brilhante impulsionam economia e levam esporte e lazer à população
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Melhorar a vida da população e impulsionar a economia local. Estes são alguns benefícios que as obras de infraestrutura urbana em Dourados e Rio Brilhante trazem aos moradores. Os investimentos do Governo do Estado que tem como foco o cidadão e retratam a parceria com os municípios.
Para melhorar a mobilidade urbana e valorizar a região, o Governo do Estado realiza a pavimentação, drenagem e restauração da Rua Prefeito Theofanes, no município de Rio Brilhante. A obra tem R$ 4,2 milhões de investimento e está na fase inicial. É mais uma parceria com a prefeitura por meio do programa “MS Ativo”.
A via urbana é uma das principais da cidade, tendo grande tráfego de veículos ao longo do dia, já que dá acesso a vários bairros e também é uma das saídas do município para rodovia BR-267. O projeto também inclui pistas de caminhada aos moradores, que já estão sendo implantadas.

O motorista José Maria Campos de Souza está acompanhando a obra, que passa em frente à sua casa. Ele destaca que o bairro é um ótimo lugar para se morar, porém, com as melhorias que estão chegando os imóveis vão se valorizar.
“Esta obra vai ser muito boa para os moradores. Com certeza a obra vai valorizar mais nossas casas. Nosso desejo é que a obra continue e fique pronta cada vez mais rápido. Aqui é uma rua que representa a chegada da cidade”, disse ele.
Campos também citou a pista de caminhada que está sendo implantada. “É muito importante para quem gosta de caminhar. Eu inclusive vou me animar para fazer exercício também. Moro nessa rua desde 2002, estive um tempo para fora e retornei de novo. Não pretendo sair daqui”.

Apoio ao comércio
As empresas instaladas ao redor da obra também agradecem os novos investimentos do Estado. Brenda Kellin, gerente de uma academia, que fica na Rua Prefeito Theofanes, ressalta que as melhorias na via podem até trazer mais alunos ao estabelecimento.
“É ótimo esta obra aqui na rua, principalmente para chamar o público. Aqui no bairro não tem muito comércio diferente, então será muito interessante estas melhorias. Tem a implantação da pista de caminhada, onde o aluno já pode vir fazendo o aquecimento antes de chegar na academia”.
Nascida e criada em Rio Brilhante, Brenda trabalha há oito meses na academia, desde quando ela foi inaugurada. “Aqui o bairro é antigo, mas a academia é uma das primeiras, então chamou bastante o pessoal, é bom até para quem mora longe. Esta obra vai trazer mais gente e valorizar a empresa”.
A obra em Rio Brilhante faz parte de uma parceria do Estado com o município, por meio de um convênio firmado no programa “MS Ativo”. O governador Eduardo Riedel tem o compromisso de levar obras de infraestrutura urbana aos 79 municípios do Estado. Gestão municipalista, que pensa no resultado que chega às pessoas.

Mobilidade urbana
Para melhorar a infraestrutura e mobilidade urbana, a Avenida Coronel Ponciano, em Dourados, está na fase final da sua obra de pavimentação, revitalização, drenagem e implantação de ciclovia. Ela é uma das principais vias da cidade. O investimento chega a R$ 37 milhões do Governo do Estado.
A obra ainda conta com duplicação de um trecho de três quilômetros entre a rodovia BR-163 a Rua Palmeira, além da revitalização que vai da Rua Palmeira até a Avenida Marcelino Pires. O projeto dispõe de nova sinalização viária e novo pavimento de trechos que fazem a diferença aos moradores e comércio local.
“A obra de Coronel Ponciano é um exemplo claro do nosso compromisso em transformar a infraestrutura urbana de Dourados, garantindo mais mobilidade e qualidade de vida para a população. Essa parceria entre o Governo do Estado e Dourados é uma demonstração do propósito do Estado de investir onde as pessoas vivem, promovendo desenvolvimento econômico, geração de oportunidades e preparando Dourados para o futuro que queremos construir juntos”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara.
Revitalização
Samuel Fernandes é vendedor e responsável pelas mídias sociais de uma loja de veículos que fica na Coronel Ponciano. Ele acompanhou de perto toda implantação da obra. “O começo (obra) tava difícil, porque de uma hora para outra a avenida que é rápida, parou totalmente, cheia de terra, pessoal trabalhando, ficou difícil o acesso, mas vai ficar melhor do que era. A avenida está ficando bonita, a pista está bem melhor”.

Ele apenas sugere a instalação de alguns radares (velocidade) para evitar acidentes e contribuir com o comércio da região. “Assim o povo não vai passar tão rápido aqui, indo mais devagar vai conseguir notar melhor as opções do comércio, isto seria bem bacana”.
A iniciativa conta com projeto da prefeitura e execução do Estado. Ela vai melhorar a mobilidade de uma avenida que faz a ligação das regiões norte e sul de Dourados. A via conta com comércios em diferentes segmentos, além de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Prefeitura Municipal, Detran e até o DOF (Departamento de Operações da Fronteira).
“A revitalização da Avenida Coronel Ponciano é um marco para Dourados, uma obra que reflete o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população. Essa via, tão estratégica para o tráfego e a mobilidade, está sendo transformada para garantir mais segurança, fluidez e conforto para motoristas e pedestres”, descreveu o vice-governador José Carlos Barbosa.

Campo tradicional
Dentro deste pacote de obras do Estado, o esporte e lazer de Dourados também foi valorizado, principalmente aquele que chega nos bairros, onde os moradores aproveitam durante toda semana. Assim foi pensada a obra de reforma do Campo Zé Tabela, que fica no bairro Jardim dos Estados.
Para conclusão do espaço foi investido R$ 1,36 milhão do Governo do Estado. A obra está na reta final, faltando apenas alguns ajustes e retoques para ser entregue à população. O campo está todo cercado, parquinho revitalizado para as crianças, arquibancada nova e iluminação moderna. Além de pintura geral.
O campo tradicional no bairro é usado pelas crianças e adultos e tem espaço inclusive para caminhada e atividades físicas. “Já moro aqui há mais de 47 anos. O campo aqui era péssimo, agora com esta reforma tem pintura nova, foi cercado e está 100%. Colocaram arquibancada que não tinha, pintura nova, tem plantação de grama, reformaram o parquinho”, afirmou o morador Wilson Viega.
Ele conta que o espaço é muito querido por todos e que agora a expectativa é que seja liberado o quanto antes para ser usado pelos moradores. “O pessoal sempre jogou muita bola aqui neste campo, era direto, de cedo até a noite, as crianças brincando de dia, os adultos a noite. Local é 24 horas cheio de gente. Ele vai ser muito usado, principalmente agora que está bonito, iluminação nova”.
Viega apenas espera que sejam colocados seguranças tanto de dia, como a noite para cuidar o local. “Principalmente por causa do vandalismo e roubo, porque o malandro não quer saber, ele não trabalha, então cuida de dia, para poder roubar de noite. Uma obra desta é muito importante para o bairro. Até eu vou querer bater uma bolinha”.

Assunção Ledesma mora em frente ao campo. Ela já usava o espaço para fazer caminhada e vai voltar as atividades quando ele for entregue. “Estamos na expectativa para entregar, as crianças vêm ali, triste, querendo usar, todo mundo está na espera. Vai ficar ótimo e vou usar bastante, continuar a fazer meu exercício. Uma obra desta melhora o bairro”.
A moradora lembra que antes o campo estava em péssimas condições e muitas vezes devido a iluminação queimada tinha até uso de drogas. “Antes o campo era muito sujo, mas o pessoal usava bastante. Aqui é um bairro bom para se morar e vai ficar melhor”.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm (capa: Avenida Coronel Ponciano)
ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com as imagens das obras e entrevistas


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Concessão da Hidrovia do Paraguai vai aprimorar transporte de cargas e melhorar logística em MS

A concessão da hidrovia do rio Paraguai deve trazer aprimoramento na movimentação de cargas, com maior controle ambiental do Pantanal e aumento da eficiência logística para Mato Grosso do Sul, algo importante para garantir a continuidade do desenvolvimento econômico e social sustentável do Estado.
As considerações foram feitas hoje (6) pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, que participou da audiência pública para o aprimoramento dos documentos e da modelagem proposta para a concessão da Hidrovia do Paraguai, realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília.
Verruck esteve acompanhado do coordenador de Mineração e Gás da Semadesc, Eduardo Pereira. Essa será a primeira concessão hidroviária do Brasil e representa um marco para o setor. A licitação garante, além de ganho em eficiência logística, a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
A Hidrovia do Rio Paraguai compreende o trecho entre Corumbá e a Foz do Rio Apa, localizada no município de Porto Murtinho, e o leito do Canal do Tamengo, no trecho compreendido no município de Corumbá. A extensão total do projeto é de 600 km.
Nos primeiros cinco anos de concessão, serão realizados serviços de dragagem, derrocagem, balizamento e sinalização adequados, construção de galpão industrial, aquisição de draga, monitoramento hidrológico e levantamentos hidrográficos, melhorias em travessias e pontos de desmembramento de comboio, implantação dos sistemas de gestão do tráfego hidroviário, incluindo Vessel Traffic Service (VTS) e River Information Service (RIS), além dos serviços de inteligência fluvial.
Essas melhorias vão garantir segurança e confiabilidade da navegação. O investimento direto estimado nesses primeiros anos é de R$ 63,8 milhões. O prazo contratual da concessão é de 15 anos com possibilidade de prorrogação por igual período.
Melhorias e responsabilidade
Segundo o secretário Jaime Verruck, que falou durante a audiência, o Paraguai é um rio navegável que movimentou mais de 9 milhões de toneladas de mercadorias no ano passado.
“O que temos agora é uma possibilidade de fazer uma concessão hidroviária onde ela objetiva balizamento, dragagem em alguns pontos críticos no limite. São seis pontos de dragagem se forem necessários. Além disso, teremos rede de monitoramento dos navios online. Então nós vamos saber das barcaças onde elas estão e em que momento elas estão operando”, explicou.
Verruck destacou que 40% do total do investimento na concessão será destinado para monitoramento ambiental.
“Então todo esse processo de cargas no rio Paraguai será aprimorado com a concessão hidroviária. Caso seja realizada a concessão, temos expectativa de que ela ocorra até dezembro deste ano. Nós teremos aí uma nova hidrovia, com aumento de capacidade, ampliação de volume, alguns pontos de dragagem. Mas a grande preocupação de todos é o meio ambiente. Ou seja, se pelo fato da hidrovia percorrer toda a área do Pantanal, se isso teria algum impacto, alguma alteração hídrica. Na nossa avaliação como deve ser uma intervenção de baixo impacto isso não deve ocorrer. Além disso, nós temos uma série de monitoramentos que vão ajudar a ter controle ambiental”, acrescentou o secretário, lembrando que a hidrovia será licenciada, será realizado EIA-RIMA, serão consultadas todas as comunidades e todos os interessados.
Ele salientou que a audiência teve uma grande participação tanto presencial quanto online de interessados. “Tivemos a presença de todos os operadores portuários, Prefeitura de Corumbá, Câmara de Vereadores de Corumbá, Granel Química, pessoal de Mineração. Então foi uma discussão muito importante e relevante”, reiterou.

Verruck ainda destacou a importância econômica da hidrovia para a fronteira. “Temos que observar a questão da produção de minério de produtos. É um importante canal de acesso à Bolívia. A dragagem do canal do Tamengo terá um impacto importante para a economia boliviana. Esta é uma hidrovia de integração”, frisou.
A partir de agora, o secretário lembra que o processo entra em fase de consulta pública. “Este é mais um projeto importante e estratégico para Mato Grosso do Sul, quando olhamos toda a questão de logística ferroviária, rodoviária e agora hidroviária. Considero que a audiência foi um momento histórico para a gestão logística brasileira, já que a hidrovia é um modal mais competitivo, mais sustentável. Esta é a linha que o Governo de MS quer continuar avançando”, finalizou.
Rosama Siqueira, Comunicação Semadesc
*com informações da Antaq
Foto de capa: Bruno Rezende
Internas 1 e 2: Divulgação/Semadesc
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