TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

CLIMA

Mudanças Climáticas: 2024 foi o ano mais quente da série histórica em MS, aponta Cemtec

Publicados

CLIMA

Dados divulgados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) – órgão do Governo de Mato Grosso do Sul vinculado à Semadesc – comprovam que o ano de 2024 foi o mais quente no Estado de toda série histórica, que acumula registros das temperaturas desde 1994. A temperatura máxima superou a casa dos 40°C em 14 municípios monitorados pela rede de meteorologia, sendo o recorde registrado em Aquidauana, com 43,7°C no dia 7 de outubro.

A temperatura média anual sul-mato-grossense ficou em 26,1°C no ano passado, quase dois graus acima do padrão observado nos últimos 20 anos, que é de 24,5°C. Comparado com 2023, também se observa uma escalada das temperaturas. Naquele ano, 12 cidades registraram máximas acima dos 40°C, enquanto no ano passado foram 14 municípios nessa condição.

No outro extremo, o frio também foi rigoroso em 2024. As temperaturas ficaram abaixo de 10°C em 20 cidades monitoradas pelo Cemtec e, em duas, os termômetros ficaram negativos: Iguatemi com -0,2°C em 11 de agosto e Rio Brilhante com -0,3°C no dia 26 de agosto.

Leia Também:  Tempestade pode atingir ventos de 100 km/h e chuva com granizo em MS

Em 2023 as mínimas ficaram abaixo de 10°C em 15 cidades sul-mato-grossenses, enquanto a temperatura mais baixa foi verificada em Rio Brilhante no dia 15 de julho: 1,6°C.

Outro dado preocupante no comparativo entre os dois últimos anos é quanto ao acumulado de chuva nos 18 pontos monitorados pelo Cemtec/MS. O ano de 2023 não foi bom nesse quesito, mas ainda assim a metade dos pontos monitorados registraram chuvas acima da média histórica.

Já em 2024 os dados mostram um agravamento da situação, com apenas um ponto de monitoramento localizado no município de Bataguassu tendo registrado chuva acima da média histórica, ainda assim de apenas 33 milímetros.

Acesse AQUI o balanço das condições climáticas de 2023.

Acesse AQUI o balanço das condições climáticas de 2024.

Comunicação Semadesc
Foto: Saul Schramm

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CLIMA

Semana começa com sol, mas frente fria avança com chuva e queda de temperatura em MS

Publicados

em

A previsão do tempo para Mato Grosso do Sul entre segunda-feira (26) e quinta-feira (29) indica uma semana de contrastes. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), o início será de tempo firme, com predomínio de sol e calor em todas as regiões, devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. No entanto, a partir de terça-feira (27), uma frente fria avança sobre o Estado, provocando chuvas, possibilidade de tempestades e queda acentuada nas temperaturas, com risco de geada a partir de quinta.
Nesta segunda-feira (26) segue com clima ameno, com mínimas previstas entre 15°C e 17°C na maioria das regiões, podendo chegar a 14°C no sul do Estado. Durante a tarde, as temperaturas se elevam rapidamente, com máximas entre 31°C e 33°C, especialmente nas regiões norte, nordeste, sudoeste e pantaneira. A amplitude térmica pode chegar a 20°C no mesmo dia.
Confira os destaques por região
•Sul, cone-sul e Grande Dourados: mínimas entre 14°C e 17°C e máximas de 27°C a 30°C;
•Sudoeste e Pantanal: mínimas entre 18°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C;
•Bolsão, leste e norte: mínimas de 16°C a 19°C e máximas entre 30°C e 32°C;
•Campo Grande: mínimas entre 19°C e 21°C e máximas entre 29°C e 31°C.
Umidade e ventos
A presença do ar seco mantém a umidade relativa do ar baixa, com índices entre 20% e 40%, exigindo atenção com hidratação e cuidados com a saúde, especialmente no período da tarde. Os ventos sopram do quadrante nordeste com intensidade entre 30 km/h e 50 km/h, podendo ocorrer rajadas acima dos 50 km/h em alguns pontos.
Mudança no tempo
A partir de terça-feira (27), o tempo começa a mudar. Ainda haverá sol e variação de nebulosidade em grande parte do estado, mas nas regiões sul, sudeste e sudoeste há previsão de pancadas de chuva com intensidade fraca a moderada. Pontualmente, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Na quarta-feira (28), a frente fria avança e as chuvas se espalham por todo o estado. Os acumulados podem ultrapassar os 40 mm em 24h. A mudança de tempo também trará queda significativa nas temperaturas, com mínimas observadas à noite, fenômeno conhecido como “mínima invertida”.
Quarta-feira
•Sul, cone-sul e Grande Dourados: mínimas entre 5°C e 8°C e máximas entre 18°C e 20°C;
•Sudoeste e Pantanal: mínimas entre 9°C e 13°C e máximas entre 19°C e 24°C;
•Bolsão, leste e norte: mínimas entre 12°C e 16°C e máximas entre 21°C e 26°C;
•Campo Grande: mínimas entre 9°C e 12°C e máximas entre 21°C e 23°C.
Os ventos giram de norte para sul ao longo da quarta-feira, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h e possibilidade de rajadas acima de 60 km/h.
Frio intenso e risco de geada
Na quinta-feira (29), com a entrada da massa de ar frio e seco, o tempo volta a ficar firme, com predomínio de sol e céu claro. As temperaturas caem ainda mais, com risco de geada nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados.
Quinta-feira
•Sul, cone-sul e Grande Dourados: mínimas entre 2°C e 6°C e máximas entre 12°C e 15°C;
•Sudoeste e Pantanal: mínimas entre 7°C e 11°C e máximas entre 15°C e 18°C;
•Bolsão, leste e norte: mínimas entre 9°C e 12°C e máximas entre 17°C e 20°C;
•Campo Grande: mínimas entre 6°C e 8°C e máximas entre 15°C e 17°C.
Há possibilidade de geada com intensidade variando de fraca a moderada. Os ventos sopram do quadrante sul, com rajadas que podem ultrapassar os 50 km/h.
Taynara Foglia, Comunicação do Governo de MS
Foto: Bruno Rezende/Arquivo
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Cuidados para evitar choques com equipamentos elétricos, como chuveiros e aquecedores
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA