TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Festival Paralímpico promoverá inclusão e vivência esportiva para crianças com deficiência

Publicados

ESPORTES

Com o objetivo de divulgar as modalidades paralímpicas e promover a inclusão social por meio do esporte, acontecerá neste sábado (7) a 2ª edição do Festival Paralímpico 2024. O evento será realizado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, das 8h às 12h.

Organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o festival é uma das principais iniciativas de inclusão no Brasil.

Desde sua primeira edição, em 2018, o Festival Paralímpico tem sido um evento de grande importância, sendo o único deste porte na América Latina. Seu principal objetivo é oferecer às crianças com deficiência a oportunidade de vivenciar diversas modalidades paralímpicas, de forma gratuita, e promover a inclusão social. Neste ano, a primeira edição da 2ª edição foi realizada em setembro, no Centro Poliesportivo Mamede Assem José, na Vila Almeida, em Campo Grande.

Durante o evento, os participantes terão a chance de experimentar três modalidades paralímpicas: voleibol sentado, atletismo e esgrima em cadeira de rodas. As atividades serão organizadas em sistema de rodízio, com duração de 30 minutos para cada modalidade.

Leia Também:  Mato Grosso do Sul participa das Paralimpíadas Escolares 2024 com a quinta maior delegação do país

Para Leandro Fonseca, diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva, o evento é uma excelente oportunidade para as crianças conhecerem modalidades que ainda têm pouca representatividade no estado. “O Centro de Referência é um ponto de entrada para esses atletas, juntamente com o Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), nas escolas, permitindo que possamos aperfeiçoá-los e prepará-los para disputar as principais competições. Recentemente, retornamos das Paralimpíadas Escolares com a quinta colocação, o que demonstra que nosso estado está evoluindo e atendendo às pessoas com deficiência”, afirma Fonseca.

Amanda Velasco, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico e responsável pelo evento, destaca que o festival é especialmente voltado para crianças que ainda não tiveram contato com o esporte paralímpico, oferecendo-lhes a chance de descobrir que é possível praticar atividades esportivas adaptadas. “No Festival, temos crianças que já praticam o esporte e outras que estão conhecendo o esporte paralímpico pela primeira vez. O evento também promove a interação entre crianças com e sem deficiência, além de aumentar a visibilidade do movimento paralímpico”, explica Amanda.

Leia Também:  Delegação representa MS em Joinville nos Jogos Universitários Brasileiros 2023

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/mSLrfYPm8TSmxuKs6.

Serviço

2º Festival Paralímpico 2024

Data: sábado, 7 de dezembro de 2024
Horário: 8h às 12h
Local: Parque das Nações Indígenas – entrada pela R. Ivan Fernandes Pereira, s/n – Campo Grande (MS)
Inscrições gratuitas

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: arquivo/Fundesporte

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Festival de Verão 2025 levará esporte, lazer e cultura para o Parque das Nações Indígenas neste final de semana

Publicados

em

No domingo (9) a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), realiza a terceira edição do Festival de Verão no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

O evento, que já se consolidou como um dos principais no calendário de esportes e lazer do Estado, reunirá atividades físicas, esportes de participação e atrações culturais ao ar livre, prometendo diversão para todos os públicos.

Entre as atrações previstas para este ano estão: yoga, capoeira, muay thai, jiu-jitsu, malabarismo, canoagem, arco e flecha, fitdance, kung-fu, grupos de corrida, pipa, skate e crossfit. Novas modalidades foram inseridas na programação, entre elas: hitbox, wrestling, escalada e yoga para crianças.

Além disso, a atração musical do festival será por conta de Robertinho Menezes, agora em carreira solo, consagrado pelo seu trabalho no grupo Feitiço Moleque.

Algumas das novas modalidades, são as atividades de aventura. O professor de Informática do IFMS, no campus de Aquidauana, Pablo Teixeira Salomão, 46, coordena o projeto Catalogando Aventuras IFMS, que levará algumas das suas atividades de aventura na natureza para o Festival de Verão 2025, como: o rafting, rapel, bóia cross, escalada e trilhas.

Leia Também:  FUTEBOL: Palmeiras e Atlético-MG abrem disputa por vaga na final da Libertadores

“Nosso objetivo é fazer um trabalho voltado a atividades na natureza com os alunos. Esse projeto iniciou oficialmente em 2019 e hoje ele tem uma outra versão, que é o projeto Catalogando Aventuras, escolas indígenas e pantaneiras, onde nós pegamos todas as ações que desenvolvemos, treinamos os nossos estudantes e eles vão para essas escolas para desenvolver um trabalho com as crianças da localidade”, enfatiza Pablo Teixeira.

O projeto Catalogando Aventuras, objetiva verificar locais em Aquidauana e na região, Estrada Parque e Pantanal, com possibilidades de desenvolvimento de atividades de aventura.

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: arquivo/Fundesporte

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA