TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Escola do Consumidor realiza palestra de combate ao assédio no trabalho

Publicados

GERAL

A Escola do Consumidor do Procon Mato Grosso do Sul realizou, na sexta-feira (21), palestra sobre prevenção e combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. O tema foi proposto pelas servidoras e servidores lotados na instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), sendo o evento aberto a outras secretarias.

“Assédio é uma coisa que está presente na nossa vida há muitos anos e são costumes que violam os direitos das mulheres, jovens, idosos, negros, indígenas, de todos. Buscamos com esse evento nos vacinar, para que prevaleçam em nossas relações o respeito aos direitos de cada pessoa”, pontuou o secretário-executivo do Procon Mato Grosso do Sul, Angelo Motti.

Assédio e seus impactos

Palestrante, a procuradora-chefe do MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul), Cândice Gabriela Arosio, esclareceu que o conceito de assédio moral envolve todo o tipo de violência psicológica que, de forma reiterada e sistemática, expõe as trabalhadoras e os trabalhadores a situações constrangedoras e humilhantes.

Leia Também:  Leilão do Detran-MS tem moto esportiva com lance cinco vezes abaixo do valor de mercado

“Precisamos olhar o assédio como algo que nos faz sofrer e atinge nossas relações fora do trabalho”, destacou Cândice, lembrando que a partir do momento em que este, seja moral ou sexual, não é admitido, será possível estabelecer vínculos transparentes e saudáveis no ambiente laboral.

São considerados casos de assédio, por exemplo, quando se retira a autonomia, se espalham rumores ou se ignora a presença da pessoa assediada. Também entram na lista as ameaças de demissão constantes, os apelidos pejorativos, críticas a vida particular e retirada de tarefas ou sua não atribuição, gerando assim uma sensação de inutilidade e incompetência.

Como prevenir o assédio

A procuradora-chefe do MPT-MS explicou ainda que a prevenção decorre de ações em que as instituições, sejam públicas ou privadas, mapeiem suas rotinas a fim de corrigir as eventuais situações de assédio, além de estabelecerem canais de denúncia para que as pessoas possam encontrar acolhimento, escuta e apuração dos fatos de forma sigilosa

Quanto aos assediadores, cabem sanções cíveis e criminais, sendo a denúncia uma importante ferramenta para que se quebre o ciclo de violência dentro do ambiente de trabalho. Esta pode ser feita na instituição onde se trabalha, em sindicatos ou associações ou mesmo ao MPT-MS de forma on-line pelo link: www.prt24.mpt.mp.br/servicos/denuncias.

Leia Também:  No Dia do Carteiro, categoria recebe salário antecipado com aumento até 11,47%

Novas formações

Para a coordenadora da Escola do Consumidor, Patrícia Theodorico Corrêa, a palestra trouxe aos participantes uma importante reflexão em que se reforça a necessidade do cuidado com todas as pessoas que atuam no serviço público e no atendimento aos sul-mato-grossenses.

Estiveram presentes na formação servidoras e servidores do Procon, da Caorc (Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados), TV Educativa, integrantes do Poder Judiciário, dentre outros.

Novos temas serão abordados durante o ano pela Escola do Consumidor, estando disponíveis para consulta no site do Procon Mato Grosso do Sul ou no link: https://tinyurl.com/5n6jehaa.

Kleber Clajus, Comunicação Procon Mato Grosso do Sul
Fotos: Kleber Clajus

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Recapeamento e nova pavimentação reforçam infraestrutura urbana em Paranaíba e Culturama

Publicados

em

A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) oficializou a contratação de duas importantes obras de infraestrutura urbana em Mato Grosso do Sul. Os investimentos contemplam, respectivamente, o município de Paranaíba, com serviços de restauração funcional do pavimento, e o distrito de Culturama, em Fátima do Sul, que receberá pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas ruas.

O contrato para Paranaíba, tem valor estimado em R$ 8.745.971,81 e prevê o recapeamento de vias urbanas em sua quarta etapa. “Trata-se de uma intervenção fundamental para garantir a mobilidade urbana e a segurança viária de moradores e empresas instaladas na cidade”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho.

Já para o distrito de Culturama, será implantada a pavimentação asfáltica e o sistema de drenagem, com investimento de R$ 1.175.275,04. De acordo com o secretário, o objetivo é melhorar o acesso da população e proporcionar mais qualidade de vida aos moradores do distrito.

“Essas ações são parte do compromisso do Governo Estadual de investir em infraestrutura e transformar realidades, especialmente em regiões historicamente carentes de investimentos públicos”, pontua.

Leia Também:  A sintonia perfeita para um estilo de vida ativo

De acordo com o secretário, os investimentos em infraestrutura são estratégicos para o desenvolvimento regional, atração de investimentos e geração de empregos. As obras somam integram o conjunto de ações do Governo de Mato Grosso do Sul para modernizar a malha viária urbana, reforçando o compromisso com a eficiência e a melhoria dos serviços públicos.

Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog
Fotos: Chico Ribeiro/Arquivo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA