TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Governo de MS garante R$ 38 milhões em novos convênios para obras no Nova Lima e Córrego Anhanduí

Publicados

GERAL

O Governo de Mato Grosso do Sul segue firme no compromisso de fortalecer parcerias com os municípios, promovendo desenvolvimento urbano e qualidade de vida para a população. Na terça-feira (15) foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) dois novos convênios firmados entre a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e a Prefeitura Municipal de Campo Grande, que totalizam um investimento de R$ 37.940.210,41.

Os recursos serão destinados para a continuidade das obras de pavimentação e qualificação viária nos bairros Nova Lima III – Etapa C1, Nova Lima IV – Etapa D e Vila Nasser – Etapa A, além da ampliação das ações de manejo de águas pluviais no Córrego Anhanduí, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).

O convênio do Nova Lima prevê o repasse de R$ 27.485.415,8, concluindo a pavimentação total do bairro, com vigência de 21 meses. Já o convênio voltado ao Córrego Anhanduí é de R$ 10.454.794,57, também com prazo de vigência de 21 meses.

Leia Também:  Bombeiros e policiais militares ganham aumento de efetivo e valorização na carreira

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog), Guilherme Alcântara, os novos aportes reforçam o papel do Estado como parceiro ativo na melhoria das condições de vida da população campo-grandense.

“Estamos garantindo recursos importantes para destravar obras que impactam diretamente a vida das pessoas. Campo Grande é prioridade para o Governo, e esses aportes são fruto de uma gestão integrada que entende as reais necessidades dos bairros e da população”, destacou o secretário.

As obras no Nova Lima, iniciadas com apoio do Estado em 2017, vêm recebendo reforços constantes ao longo dos anos. Já no Córrego Anhanduí, os investimentos reforçam o compromisso com a segurança hídrica e a prevenção de alagamentos, beneficiando milhares de famílias da região.

Esses repasses anteriores feitos pelo Governo do Estado somam R$ 41.574.522,54 para obras estruturantes em diversos bairros, incluindo a região do Nova Lima e do Córrego Anhanduí, consolidando uma política de fortalecimento das ações de infraestrutura urbana. Os investimentos anteriores possibilitaram o avanço de diversas etapas das obras e agora recebem novo impulso para sua conclusão.

Leia Também:  Construtora rebate polêmica sobre contratos de R$ 20 milhões em Campo Grande

Com esses novos investimentos, o Governo do Estado reafirma sua atuação municipalista e seu foco em ações que promovem infraestrutura, segurança e dignidade para a população.

Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul
Foto: Saul Schramm/Secom/Arquivo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Prazo para declaração obrigatória de rebanho em Mato Grosso do Sul termina em 1º de junho

Publicados

em

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até a próxima segunda-feira, 1º de junho, para realizar a Declaração Semestral de Rebanho e a Atualização Cadastral obrigatória. O procedimento deve ser feito junto à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Até esta terça-feira (26), a adesão no estado estava em 63,27%.

Os índices mais baixos de regularização foram registrados em importantes polos agropecuários do estado. No município de Dourados, apenas 49,23% dos produtores haviam enviado os dados. Em Maracaju, o índice era de 48,76%, ambos abaixo da média estadual.

A atualização é obrigatória para todos os proprietários que possuem saldo de animais, independentemente do tamanho da propriedade. O produtor que perder o prazo estará sujeito a penalidades que incluem multas, bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e restrições sanitárias para o transporte e a comercialização do rebanho.

Como Realizar o Procedimento

A declaração é gratuita e pode ser feita por duas modalidades:

  • Online: Por meio do sistema e-SANIAGRO.

  • Presencial: Em qualquer Unidade Local da Iagro (os endereços estão disponíveis no site oficial do órgão).

Leia Também:  Escoex vai oferecer curso sobre Termo de Referência

Informações Obrigatórias e Exceções

O produtor deve atualizar os dados cadastrais da propriedade (como endereço, contatos e coordenadas geográficas) e detalhar a situação do rebanho, o que inclui o registro de nascimentos, mortes, evolução de eras e o saldo de todas as espécies acompanhadas pela Iagro.

Também é necessário informar a existência de propriedades em países limítrofes, vias de acesso e o tipo de exploração pecuária.

Atenção para avicultura e suinocultura: Para produtores de aves e suínos comerciais, a declaração é facultativa, desde que não haja nenhuma outra espécie animal vinculada à mesma inscrição estadual. Caso existam outros animais registrados na ficha, o preenchimento continua obrigatório.

Vacinação contra Brucelose e Canais de Atendimento

Os pecuaristas também podem utilizar este período para registrar a vacinação obrigatória contra a brucelose em fêmeas bovinas de 3 a 8 meses de idade. O prazo limite para a comprovação da vacina expira no dia 30 de junho.

Para orientações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de declaração, a Iagro disponibiliza um canal de atendimento direto via WhatsApp pelo número (67) 99875-3796.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA