MATO GROSSO DO SUL
Caminhão de cargas que ‘inaugura’ Rota Bioceânica leva carne de MS até o norte do Chile
MATO GROSSO DO SUL
Carne sul-mato-grossense sendo embarcada na carreta que vai até o Chile
O primeiro embarque oficial de mercadorias que serão transportadas pela Rota Bioceânica aconteceu hoje (22) em Campo Grande. A ação inédita e que inaugura o transporte pelo Corredor Bioceânico, que vai ligar o Brasil aos portos do norte do Chile, foi feita pelo frigorífico da Friboi, empresa da JBS. O grupo está enviando 12 toneladas de carne congelada e desossada bovina em um caminhão refrigerado.
O embarque aconteceu na manhã de hoje na unidade da fábrica na saída para Sidrolândia e foi acompanhado pelo assessor de logística da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) Lúcio Lagemann, pelo gerente da JBS Campo Grande, Aloisio Mastelaro, e funcionários.
“Trata-se de um momento histórico com o primeiro embarque oficial de produtos pela Rota Bioceânica. Estamos inaugurando hoje, oficialmente, o transporte de mercadorias pela Rota, enviando uma das principais comoditties da pauta de exportações brasileira e sul-mato-grossense e com o selo de qualidade que é a carne bovina produzida em Mato Grosso do Sul”, comemorou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.
A Friboi foi escolhida para representar inúmeras companhias brasileiras que serão beneficiadas pelo novo trajeto que ligará o Brasil ao Chile, passando por Paraguai e Argentina. O transporte acontece durante a terceira edição da expedição organizada pelo Setlog-MS (Sindicato das Empresas de Transporte) para promover a Rota.
Na ocasião, serão verificadas as condições para a imediata utilização da via e os avanços na área de Aduanas e Autoridades Intervenientes de comércio exterior.
A carreta com carne bovina oriunda de Mato Grosso do Sul a fará travessia de balsa pelo Rio Paraguai e passará por várias cidades argentinas até completar seu destino na cidade de Iquique, no norte do Chile.
“Essa nova opção de rota pode diminuir o tempo de entrega aos nossos clientes chilenos, por exemplo, em até 5 dias, agilizando o fluxo no transporte dos produtos”, diz Bruno Correa, da equipe de exportação da Friboi. A previsão de chegada a cidade de Iquique é no dia 29 de novembro.
Para o secretário estadual Jaime Verruck trata-se de um momento histórico com o primeiro embarque oficial de produtos pela Rota. “Estamos inaugurando hoje o transporte pela Rota, enviando uma das principais commodities da pauta de exportações brasileira, e com o selo de qualidade que é a carne bovina de Mato Grosso do Sul”, salienta.
Expedição
Na sexta-feira (24), a III Expedição da Rota Bioceânica ou RILA (Rota de Integração Latino-Americana) sairá de Campo Grande com mais de 100 participantes, entre eles o titular da Semadesc, Jaime Verruck, autoridades, empresários e parceiros do megaprojeto.
A saída do comboio composto por 35 veículos está prevista para ocorrer em frente ao Monumento Rila. A meta da comitiva é atestar a viabilidade econômica da Rota Bioceânica indicando aos participantes todo o processo aduaneiro, alfandegário e de desembaraço que passam os produtos exportados.
Rota
A Rota Bioceânica criará importante conexão viária entre o Centro-Oeste brasileiro e o oceano Pacífico, tendo início em Mato Grosso do Sul e desembocando em Porto Murtinho. Dali, o trojeto cruza o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo.
Depois, a rota atravessa o território argentino passando pelas cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta, ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.
A nova rota percorrerá os quatro países por um traçado de 3.320 quilômetros, encurtando a distância entre o Brasil e a Ásia em 8 mil km (o equivalente a 15 dias). Atualmente, as rotas marítimas passam pelo sul e leste africano e sudeste asiático, pelo Canal de Panamá e pelo extremo sul da América do Sul, na chamada Terra do Fogo.
Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fotos: Mairinco de Paula
CULTURA
Centro de Campo Grande recebe dois dias de shows gratuitos, batalhas de rima e feira
O centro de Campo Grande será o cenário de um amplo encontro de ritmos, linguagens artísticas e manifestações culturais no final deste mês. Nos dias 30 e 31 de maio, o cruzamento das ruas Maracaju e 14 de Julho receberá a Revoada Cultural. O evento, totalmente gratuito, tem como objetivo transformar a região central em um polo de convivência, arte urbana e ocupação cultural.
Ao todo, serão mais de 23 horas de programação distribuídas ao longo do fim de semana. O público poderá acompanhar apresentações de artistas locais e nacionais em gêneros que vão do samba, forró e sertanejo caipira à MPB, hip hop, rap, reggae e rock. Além das atrações musicais, o evento contará com danças urbanas, manifestações populares, batalhas de rima, intervenções artísticas, além de uma feira cultural com gastronomia e artesanato.
A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura e revitalizar o uso do espaço público na região central de Campo Grande, promovendo a integração entre diferentes públicos em um ambiente aberto.
Destaques da Programação
Um dos principais nomes confirmados é o rapper GOG, ícone da história do hip hop brasileiro, que se apresenta no sábado (30) ao lado do grupo Bros MCs. A grade do evento também prioriza a cena local, reunindo diversos coletivos e músicos de Mato Grosso do Sul.
Cronograma Completo do Evento
Sábado, 30 de maio
-
10h00 – Cortejo da Revoada
-
12h20 – Marlon Maciel e grupo Trem Pantaneiro
-
13h25 – Gabriel Chiad
-
14h25 – Lara Tango + Dança Urbana
-
14h55 – Engenheiro Edson
-
15h50 – Pantanal de Lino (Salim)
-
16h30 – Sandim + Manuzera + Lauren Cury
-
17h35 – Juci Ibanez
-
18h25 – Coletivo Rabiscada
-
18h35 – Slam + Batalha
-
19h50 – Magão convida Falange da Rima
-
20h50 – Coletivo Rabiscada
-
21h15 – GOG convida Bros MCs
-
22h15 – Anarandá convida Katú Mirim
-
23h05 – DJ Shabba
Domingo, 31 de maio
-
12h20 – Orquestra UFMS
-
12h55 – Marcelus e Marcela – Mar & Mar
-
13h50 – Lara Árabe + Kpop
-
14h20 – DJ Lady Afro
-
15h05 – Ana Lua e Pedro Espíndola
-
16h00 – Kalu
-
16h50 – Coletivo Soul Art
-
17h10 – Roda de Samba da Revoada
-
18h30 – Karla Coronel
-
19h30 – Forró Flor de Pequi + Rolê da Dança
-
20h30 – Coletivo Soul Art
-
20h50 – Beget de Lucena
-
21h55 – Gabriel Noah
-
22h55 – Corvo e os Malditos do Cerrado




