TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Economia de MS vive novo ciclo de maturidade aliando desenvolvimento e sustentabilidade

Publicados

MATO GROSSO DO SUL

Apostando em um portfólio de investimentos cada vez mais naturais, ações integradas de desenvolvimento e sustentabilidade, Mato Grosso do Sul vive um ciclo econômico de maturidade. A afirmação foi feita pelo secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, durante palestra especial na terça-feira (18) no Café com Negócios, que deu início à sua temporada 2025, no Bosque Expo, em Campo Grande.

Secretário adjunto Artur Falcette apresentou o crescimento do MS durante palestra no Café com Negócios

Com o tema “O Futuro em Movimento”, o evento foi realizado no formato Talks e trouxe uma programação estratégica para empresários sobre o desenvolvimento econômico e as oportunidades de negócios para Mato Grosso do Sul.

Para apresentar o “tal do MS” e suas inúmeras oportunidades de negócios que se descortinam, Falcette trouxe dados do Estado mostrando sua força na economia e o reconhecimento nacional. Além disso, discorreu sobre as políticas públicas para atração de empresas, perspectivas de investimentos, programas de incentivos, projetos de logística, Rota Bioceânica e os desafios do futuro.

Durante sua apresentação, Falcette salientou que o Estado conseguiu criar um ambiente positivo para negócios, aliando desenvolvimento e sustentabilidade, tendo um dos biomas mais preservados do mundo.

“A economia é feita de ciclos, e a gente olha sempre para a atividade econômica e percebe que está vivendo um ciclo muito importante, que diferente dos ciclos econômicos do passado, não é mais extrativista. Nós passamos por um momento de maturidade da sociedade que entende que ela tem que, no escopo daquilo que está disposta a produzir e gerar de riqueza, precisa olhar para outras coisas que não se sejam somente à produção”, destacou.

Leia Também:  Em fase final, Aquário do Pantanal começa a receber peixes; governador vistoria obra

Por isso ele reforça que as ações que o Governo realiza, permitem que as empresas sejam competitivas e tenham rentabilidade.

“Nosso conjunto de ativos naturais é muito rico. E como todo ativo, precisa de manutenção, de cuidado, porque senão ele deprecia a ponto de perder valor. Por isso temos que entender que, de alguma forma, quando dizemos que a agenda do carbono tem a discussão de repartição de benefícios, isso é um conceito legal. Mas é isso, como é que a gente vai, de agora em diante, dentro do nosso portfólio de investimentos, retornar algo para esse ativo natural também. Não só para a exploração dele. Então, é uma mudança de mentalidade, o mundo inteiro está passando por isso, mas eu acho que a gente aprendeu essa lição”, complementou.

Outro fator de competitividade muito importante do  Estado, segundo Falcette, é a logística. “O MS antigamente parecia um lugar no canto do Brasil. E quando a gente pega um Google e tira um Zoom, a gente vê que esse lugar no canto do Brasil, é na verdade, o centro da América do Sul”, frisou.

Leia Também:  Procon-MS Promove Ação em Ivinhema para Fortalecer Direitos do Consumidor Idoso

Investimentos

Secretário participou de debates com o organizador Dijan de Barros e o presidente da Biosul Amaury Pekelmann

O secretário ainda conversou com os participantes dando dicas sobre os segmentos e cidades onde as oportunidades de negócios estão surgindo. “Acredito que as oportunidades estão principalmente na Costa Leste, neste momento. Para todos os tipos de serviços e grande demanda por mão de obra”, pontuou, lembrando dos investimentos maciços das grandes indústrias de celulose na região.

Falcette falou também de meio ambiente e  integração econômica e citou o exemplo de Bonito.

“Só o que a gente investiu no último ano em Bonito em estudo e pesquisa é quase 50% do que é o orçamento do meio ambiente da área. Eu acho que desenvolvimento passa muito por isso. Olhar as atividades econômicas mais sustentáveis, como a nossa indústria de bioenergia, que está totalmente alinhada com essa discussão. O entendimento disso aliado à instituição que começa a ser consolidada no nosso Estado vai permitir, sem dúvida, nos próximos anos, uma quantidade imensa de oportunidades”, concluiu.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Foto de capa: Saul Schramm
Internas: Rosana Siqueira

Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

Shopping Campo Grande reúne atrações infantis, cultura pop e sorteio no fim de semana do Dia dos Pais

Publicados

em

Como opção para celebrar o Dia dos Pais, o Shopping Campo Grande preparou uma programação integrada que reúne cultura, gastronomia orientada, lazer infantil e campanhas promocionais para toda a família. As atrações variam de feiras temáticas e novos parques indoor até a despedida de arenas infantis e sorteio de veículo de luxo.

Paralelamente, a rede de Supermercados Comper também participa das celebrações da data, oferecendo um café da manhã especial a partir das 9h deste domingo em todas as unidades de Campo Grande e Dourados.

Atrações e lazer para todas as idades

O espaço conta com opções voltadas tanto para o público infantil quanto para jovens e adultos:

  • Último fim de semana de Miraculous: A estrutura temática inspirada em Ladybug e Cat Noir se despede da Praça Central neste domingo. Voltada para crianças de 2 a 13 anos, conta com piscina de bolinhas, escorregadores e pula-pula. Os ingressos variam de R$ 60 a R$ 90 (por tempo de permanência), com direito a meia-entrada para crianças PcD/TEA. Menores de 5 anos devem estar acompanhados por um responsável (sem taxa extra para o adulto).

  • Yupp Play: Localizado ao lado da Praça de Alimentação, o espaço oferece jogos interativos para pais e filhos, com distribuição gratuita de pipoca, algodão-doce e balões das 15h às 17h.

  • Yupp Experience: Instalado no segundo piso (ao lado da Livraria Leitura), o parque indoor de 1.294 m² dispõe de 22 atrações — incluindo arena de trampolins, brinquedos infláveis, áreas de basquete e futebol interativo —, além de réplicas de dinossauros com até três metros de comprimento.

  • Festival Japão-Coreia: Com entrada gratuita no segundo piso (expansão), a feira reúne gastronomia típica, doces importados, artigos de decoração e itens colecionáveis da cultura asiática.

  • Cinemark: A grade de cinema destaca estreias para o público adulto, como o suspense INSACIÁVEL (classificação 18 anos). A programação completa de horários está disponível na plataforma da rede.

Leia Também:  Em fase final, Aquário do Pantanal começa a receber peixes; governador vistoria obra

Ações promocionais, prêmios e solidariedade

Em paralelo ao lazer, o empreendimento realiza campanhas especiais voltadas aos frequentadores cadastrados no aplicativo do shopping:

Campanha Período / Data Regras e Premiação
Sorteio de Pais 28/07 a 31/08/2026 Sorteio de uma moto BMW G 310 R (em parceria com a Raviera Motors). O cadastro de notas fiscais gera números da sorte conforme a categoria no Programa de Benefícios. Sorteio via Loteria Federal em 15/09/2026.
Compre, Doe e Ganhe Até 09/08/2026 Clientes da categoria Estrela que doarem 2 kg de alimentos não perecíveis recebem uma garrafa de vinho argentino (conforme disponibilidade de estoque). Os mantimentos serão destinados a entidades assistenciais locais.

O regulamento completo de cada ação e os horários de funcionamento do centro de compras podem ser consultados diretamente no aplicativo ou no site oficial do Shopping Campo Grande.

Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA