TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Mato Grosso do Sul Planeja Aumentar em 40% a Área de Florestas de Celulose para Liderar o Setor Sustentável até 2028

Publicados

MATO GROSSO DO SUL

O estado de Mato Grosso do Sul, conhecido como o Vale da Celulose, planeja um grande aumento em suas florestas plantadas. Até 2028, a área deve crescer 40%, passando de cerca de 1,8 milhão para 2,5 milhões de hectares.

Essa expansão será feita com foco total em sustentabilidade (ESG), que é uma prioridade para as grandes empresas do setor. A afirmação foi feita pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento), durante o evento “Bracell 2030 (2025)” em São Paulo, que discutiu como o Brasil pode liderar a bioindústria e a economia regenerativa.

Importância Global e Sustentabilidade

O secretário destacou que o setor de celulose de Mato Grosso do Sul tem uma forte presença internacional, exportando cerca de 92% da sua produção. Essa alta exposição global exige que as empresas tenham políticas claras de gestão sustentável (Ambiental, Social e Governança), o que já é parte essencial do modelo de negócio.

Ele ressaltou o compromisso das empresas (como Bracell e Suzano) com:

Legalidade: Não iniciar atividades sem as licenças necessárias, reservas legais e compensações ambientais.

Leia Também:  Governador destaca apoio ao esporte de MS em evento nacional da justiça desportiva

Certificação: Seguir padrões de certificação florestal, que muitas vezes são mais rigorosos do que a lei ambiental.

Desafios e Projeções

Apesar disso, o setor enfrenta desafios. Um deles é a não aceitação, pela ONU (IPCC), dos créditos de carbono gerados pelo eucalipto plantado, sob o argumento de que a captura de carbono é temporária, já que as árvores são cortadas. O setor busca mudar essa regra, defendendo que o ciclo de corte, rebrota e replantio seja reconhecido como técnica de captura de carbono.

Para o futuro, o secretário confirmou que a meta de 2,5 milhões de hectares plantados está ligada à consolidação de grandes projetos, como a fábrica da Bracell e a segunda unidade da Eldorado. Ele estima que, para suportar apenas uma fábrica grande, é preciso ter uma área plantada de, no mínimo, 700 mil hectares, além da área de preservação.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA

Centro de Campo Grande recebe dois dias de shows gratuitos, batalhas de rima e feira

Publicados

em

O centro de Campo Grande será o cenário de um amplo encontro de ritmos, linguagens artísticas e manifestações culturais no final deste mês. Nos dias 30 e 31 de maio, o cruzamento das ruas Maracaju e 14 de Julho receberá a Revoada Cultural. O evento, totalmente gratuito, tem como objetivo transformar a região central em um polo de convivência, arte urbana e ocupação cultural.

Ao todo, serão mais de 23 horas de programação distribuídas ao longo do fim de semana. O público poderá acompanhar apresentações de artistas locais e nacionais em gêneros que vão do samba, forró e sertanejo caipira à MPB, hip hop, rap, reggae e rock. Além das atrações musicais, o evento contará com danças urbanas, manifestações populares, batalhas de rima, intervenções artísticas, além de uma feira cultural com gastronomia e artesanato.

A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura e revitalizar o uso do espaço público na região central de Campo Grande, promovendo a integração entre diferentes públicos em um ambiente aberto.

Destaques da Programação

Um dos principais nomes confirmados é o rapper GOG, ícone da história do hip hop brasileiro, que se apresenta no sábado (30) ao lado do grupo Bros MCs. A grade do evento também prioriza a cena local, reunindo diversos coletivos e músicos de Mato Grosso do Sul.

Leia Também:  Previsão do Tempo: Sistema de alta pressão favorece as altas temperaturas, que devem ser acompanhas de pancadas de chuvas

Cronograma Completo do Evento

Sábado, 30 de maio

  • 10h00 – Cortejo da Revoada

  • 12h20 – Marlon Maciel e grupo Trem Pantaneiro

  • 13h25 – Gabriel Chiad

  • 14h25 – Lara Tango + Dança Urbana

  • 14h55 – Engenheiro Edson

  • 15h50 – Pantanal de Lino (Salim)

  • 16h30 – Sandim + Manuzera + Lauren Cury

  • 17h35 – Juci Ibanez

  • 18h25 – Coletivo Rabiscada

  • 18h35 – Slam + Batalha

  • 19h50 – Magão convida Falange da Rima

  • 20h50 – Coletivo Rabiscada

  • 21h15 – GOG convida Bros MCs

  • 22h15 – Anarandá convida Katú Mirim

  • 23h05 – DJ Shabba

Domingo, 31 de maio

  • 12h20 – Orquestra UFMS

  • 12h55 – Marcelus e Marcela – Mar & Mar

  • 13h50 – Lara Árabe + Kpop

  • 14h20 – DJ Lady Afro

  • 15h05 – Ana Lua e Pedro Espíndola

  • 16h00 – Kalu

  • 16h50 – Coletivo Soul Art

  • 17h10 – Roda de Samba da Revoada

  • 18h30 – Karla Coronel

  • 19h30 – Forró Flor de Pequi + Rolê da Dança

  • 20h30 – Coletivo Soul Art

  • 20h50 – Beget de Lucena

  • 21h55 – Gabriel Noah

  • 22h55 – Corvo e os Malditos do Cerrado

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA