MATO GROSSO DO SUL
Mercado de trabalho formal em Mato Grosso do Sul fecha 2024 com saldo positivo de 12,4 mil vagas
MATO GROSSO DO SUL
Mato Grosso do Sul encerrou 2024 com um saldo positivo de empregos formais, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. Foram criados 12.412 empregos formais no ano, chegando ao total de 670.377 empregos formais existentes no Estado.
O desempenho no ano passado foi impulsionado principalmente pela indústria (+6.974 vagas), serviços (+4.206 vagas), comércio (+3.873 vagas) e agropecuária (+2.548 vagas). No entanto, a construção civil teve um desempenho negativo, com o fechamento de 5.188 postos de trabalho.
De acordo com a coordenadora de Estatísticas da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a economista Bruna Dias, o saldo positivo de empregos formais em Mato Grosso do Sul em 2024 foi impulsionado na indústria em setores como alimentos, combustíveis e celulose.
“No segmento industrial, destacam-se as indústrias de transformação, especialmente a fabricação de produtos alimentícios (+3.927 empregos) e a produção de biocombustíveis (+1.047 empregos). Já na agropecuária, a produção florestal (+2.140 vagas) teve papel relevante no crescimento do setor”, comentou.
Retração natural em dezembro
Com a retração típica no número de postos de trabalho em dezembro, o Estado registrou saldo negativo de -14.465 empregos formais em dezembro de 2024, decorrente de 22.731 contratações e 37.196 desligamentos – no ano o saldo foi de 411.976 admissões e 399.564 desligamentos.
“A redução de -14.465 empregos formais em dezembro de 2024 acompanha um movimento sazonal característico desse período do ano. Esse declínio é atribuído, principalmente, ao encerramento de contratos temporários e aos ajustes promovidos pelas empresas após o pico de atividades econômicas do fim de ano”, explicou a economista.
Perspectivas para o mercado
Na avaliação do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, Mato Grosso do Sul tem uma perspectiva positiva na geração de empregos para os próximos anos, impulsionada por grandes investimentos públicos e privados.
“No setor florestal e de celulose, o Estado se consolidou como um dos principais polos do Brasil, com investimentos bilionários para os próximos anos. Já a indústria deve ser um dos principais motores da geração de empregos, com destaque para as indústrias de transformação e o setor agroindustrial”, frisou, acrescentando.
“No setor de serviços e comércio, a expectativa é de continuidade do crescimento, impulsionado pelos setores financeiro, imobiliário e de turismo. E na agropecuária pode sua vez, tem previsão de crescimento em vagas na celulose e biocombustíveis. Estes setores vão continuar em alta e existe potencial para manutenção da geração de novos empregos”, concluiu.
Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fotos: Álvaro Rezende/Secom
MATO GROSSO DO SUL
MS Bate Recorde: Mais de Mil Novas Empresas por Mês por 10 Meses Seguidos
Mato Grosso do Sul (MS) alcançou uma marca importante: completou 10 meses seguidos de crescimento na abertura de novas empresas. Somente em outubro, foram registradas 1.131 novas firmas, o que confirma que a economia do Estado está em alta e muito dinâmica.
No acumulado do ano, já são 11.379 empresas novas no MS, segundo dados da Junta Comercial de MS (Jucems).
Destaques Principais
Setor de Serviços Lidera: O setor que mais abriu empresas em outubro foi o de Serviços, com 843 novos negócios.
Distribuição por Setor (Outubro):
Serviços: 843 empresas
Comércio: 234 empresas
Indústria: 54 empresas
Destaques nos Subsetores: Alguns dos tipos de negócios que mais cresceram incluem:
Holding de Instituições Não Financeiras
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo
Transporte Rodoviário de Carga (Intermunicipal e Interestadual)
Cultivo de Soja
Treinamento e Desenvolvimento Profissional
Atividades Médicas Ambulatoriais
Cidades com Mais Aberturas: A capital, Campo Grande, lidera o ranking com 319 novas empresas (46,7% do total). Outras cidades com grande número de registros são Dourados (73) e Três Lagoas (23).
Motivo do Crescimento: O Secretário da Semadesc, Jaime Verruck, atribui o resultado a um ambiente de negócios favorável, com segurança jurídica, e a políticas do governo que buscam a simplificação e desburocratização, incentivando mais pessoas a formalizarem suas atividades.
Frase Chave
“Esse crescimento constante demonstra que Mato Grosso do Sul consolidou um ambiente de segurança jurídica e de incentivo ao empreendedorismo. As políticas de simplificação… estão permitindo que mais pessoas invistam e formalizem suas atividades, fortalecendo a economia em todos os municípios,” destacou o secretário Jaime Verruck.
-
CIDADES6 dias atrásEmpreendedorismo Transforma Vidas: Indígenas de MS Faturam Mais de R$ 2.400 em Uma Semana Após Formação
-
CIDADES6 dias atrásMS na COP30: Mato Grosso do Sul Mostra ao Mundo Como Crescer a Economia Cuidando do Meio Ambiente
-
CULTURA6 dias atrásGrande Festa Japonesa em Dourados Celebra Cultura e Amizade com Apoio do Governo de MS
-
ATALAIA OPORTUNIDADES6 dias atrásOportunidade! Funtrab Abre Mais 1.200 Vagas para Cursos Profissionais Gratuitos em Campo Grande
-
CIDADES5 dias atrásParceria entre MS e Municípios Acelera a Educação e a Alfabetização
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrásExportações de MS em Alta: Vendas Aumentam 4,24% e Celulose Mantém a Liderança
-
CIDADES5 dias atrásMS Alfabetiza: A Parceria que Está Deixando as Crianças do MS Mais Alfabetizadas
-
BEM-ESTAR MS5 dias atrásNovembro Roxo: Hospital Regional de MS Alerta sobre Prevenção e Cuidados com Bebês Prematuros

