TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Mercado de trabalho formal em Mato Grosso do Sul fecha 2024 com saldo positivo de 12,4 mil vagas

Publicados

MATO GROSSO DO SUL

Mato Grosso do Sul encerrou 2024 com um saldo positivo de empregos formais, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. Foram criados 12.412 empregos formais no ano, chegando ao total de 670.377 empregos formais existentes no Estado.

O desempenho no ano passado foi impulsionado principalmente pela indústria (+6.974 vagas), serviços (+4.206 vagas), comércio (+3.873 vagas) e agropecuária (+2.548 vagas). No entanto, a construção civil teve um desempenho negativo, com o fechamento de 5.188 postos de trabalho.

De acordo com a coordenadora de Estatísticas da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a economista Bruna Dias, o saldo positivo de empregos formais em Mato Grosso do Sul em 2024 foi impulsionado na indústria em setores como alimentos, combustíveis e celulose.

“No segmento industrial, destacam-se as indústrias de transformação, especialmente a fabricação de produtos alimentícios (+3.927 empregos) e a produção de biocombustíveis (+1.047 empregos). Já na agropecuária, a produção florestal (+2.140 vagas) teve papel relevante no crescimento do setor​”, comentou.

Leia Também:  Campanha de saneamento e saúde da AGEMS mobiliza escolas, bairros e universidades

Retração natural em dezembro

Com a retração típica no número de postos de trabalho em dezembro, o Estado registrou saldo negativo de -14.465 empregos formais em dezembro de 2024, decorrente de 22.731 contratações e 37.196 desligamentos – no ano o saldo foi de 411.976 admissões e 399.564 desligamentos.

“A redução de -14.465 empregos formais em dezembro de 2024 acompanha um movimento sazonal característico desse período do ano. Esse declínio é atribuído, principalmente, ao encerramento de contratos temporários e aos ajustes promovidos pelas empresas após o pico de atividades econômicas do fim de ano”, explicou a economista.

Perspectivas para o mercado

Na avaliação do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, Mato Grosso do Sul tem uma perspectiva positiva na geração de empregos para os próximos anos, impulsionada por grandes investimentos públicos e privados.

“No setor florestal e de celulose, o Estado se consolidou como um dos principais polos do Brasil, com investimentos bilionários para os próximos anos. Já a indústria deve ser um dos principais motores da geração de empregos, com destaque para as indústrias de transformação e o setor agroindustrial​”, frisou, acrescentando.

Leia Também:  Mato Grosso do Sul terá mais 26.500 doses da Pfizer pediátrica disponíveis para vacinação

“No setor de serviços e comércio, a expectativa é de continuidade do crescimento, impulsionado pelos setores financeiro, imobiliário e de turismo​. E na agropecuária pode sua vez, tem previsão de crescimento em vagas na celulose e biocombustíveis. Estes setores vão continuar em alta e existe potencial para manutenção da geração de novos empregos”, concluiu​.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fotos: Álvaro Rezende/Secom

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CARAVINA EM PAUTA

Projeto relatado por Caravina avança e garante cartório para Nova Casa Verde

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em primeira votação, o projeto que prevê a criação de um cartório de registro civil no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.

A proposta, de autoria do Poder Judiciário e com relatoria do deputado estadual Pedro Caravina, representa um avanço importante para a população da região, que atualmente precisa se deslocar cerca de 50 quilômetros para acessar serviços básicos de registro civil.

O distrito de Nova Casa Verde reúne aproximadamente 1.200 propriedades rurais, entre assentamentos e fazendas, o que evidencia a necessidade de ampliar a estrutura de atendimento à população local.

A demanda pela instalação do cartório já vinha sendo acompanhada pelo deputado, que anteriormente apresentou indicação solicitando a implantação do serviço no distrito, reforçando a necessidade de ampliar o acesso da população aos serviços civis.

Segundo Caravina, a medida atende a uma reivindicação antiga da comunidade e contribui diretamente para facilitar o dia a dia dos moradores.

“Estamos falando de acesso. Hoje, muita gente precisa sair do distrito para resolver questões simples. Com o cartório mais próximo, isso muda a realidade da população”, destacou.

Leia Também:  Piracema terminou, mas a fiscalização nos rios será ainda maior

O parlamentar ressalta que o tema sempre esteve em pauta em sua atuação, com diálogo junto às lideranças locais e acompanhamento das demandas da região.

Com a criação da nova unidade, a expectativa é garantir mais agilidade, comodidade e dignidade no acesso a serviços essenciais, como registros de nascimento, casamento e outros atos civis.

O projeto prevê que a instalação do cartório ocorrerá após a realização de concurso público, conforme determina a legislação vigente, e integra a reorganização das unidades extrajudiciais no município de Nova Andradina.

A proposta segue agora para as próximas etapas de tramitação na Assembleia Legislativa.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA