MATO GROSSO DO SUL
MS alcança resultados positivos com projetos do BrC, destaca Reinaldo Azambuja
MATO GROSSO DO SUL
O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (Brc), governador Ibaneis Rocha (DF), foi reconduzido ao cargo para mais um ano de mandato nesta quinta-feira (27), durante assembleia virtual com a participação dos governadores Reinaldo Azambuja (MS), Mauro Mendes (MT) e Wanderlei Barbosa (TO). Representantes dos outros estados que formam a autarquia – Goiás, Maranhão e Rondônia – também participaram da sessão.
O BrC é o primeiro consórcio formado por estados do Brasil. Ele foi criado para promover o desenvolvimento regional e individual das unidades federativas integrantes. “Idealizamos o consórcio em 2015 para pensar essa região central do País com suas potencialidades e necessidades, buscando uma integração regional”, ressaltou Reinaldo Azambuja.
Ele ainda destacou avanços obtidos nos últimos anos. “Aqui em Mato Grosso do Sul, quando fizemos as compras governamentais compartilhadas por meio do consórcio, ganhamos em escala e economizamos, só nos medicamentos, 35%. Nos insumos da saúde, foram 36% de economia”, contou o governador sul-mato-grossense, que ainda reforçou a necessidade de avançar em projetos de compras compartilhadas de armamentos, viaturas e materiais escolares.
“Vamos avançar neste ano em pautas coletivas relevantes aos estados, defendendo a região que mais cresce no Brasil”, afirmou Reinaldo Azambuja.
Ainda na assembleia virtual que reconduziu o presidente Ibaneis Rocha ao cargo, o presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, apresentou o plano de fomento de 2022 da instituição financeira para os estados integrantes do BrC, como linhas de crédito específicas para o desenvolvimento do agronegócio. Os representantes dos sete estados ainda avançaram nas discussões do projeto que prevê parceria com o Ibama para combate aos incêndios.
Bruno Chaves, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro
CULTURA
Centro de Campo Grande recebe dois dias de shows gratuitos, batalhas de rima e feira
O centro de Campo Grande será o cenário de um amplo encontro de ritmos, linguagens artísticas e manifestações culturais no final deste mês. Nos dias 30 e 31 de maio, o cruzamento das ruas Maracaju e 14 de Julho receberá a Revoada Cultural. O evento, totalmente gratuito, tem como objetivo transformar a região central em um polo de convivência, arte urbana e ocupação cultural.
Ao todo, serão mais de 23 horas de programação distribuídas ao longo do fim de semana. O público poderá acompanhar apresentações de artistas locais e nacionais em gêneros que vão do samba, forró e sertanejo caipira à MPB, hip hop, rap, reggae e rock. Além das atrações musicais, o evento contará com danças urbanas, manifestações populares, batalhas de rima, intervenções artísticas, além de uma feira cultural com gastronomia e artesanato.
A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura e revitalizar o uso do espaço público na região central de Campo Grande, promovendo a integração entre diferentes públicos em um ambiente aberto.
Destaques da Programação
Um dos principais nomes confirmados é o rapper GOG, ícone da história do hip hop brasileiro, que se apresenta no sábado (30) ao lado do grupo Bros MCs. A grade do evento também prioriza a cena local, reunindo diversos coletivos e músicos de Mato Grosso do Sul.
Cronograma Completo do Evento
Sábado, 30 de maio
-
10h00 – Cortejo da Revoada
-
12h20 – Marlon Maciel e grupo Trem Pantaneiro
-
13h25 – Gabriel Chiad
-
14h25 – Lara Tango + Dança Urbana
-
14h55 – Engenheiro Edson
-
15h50 – Pantanal de Lino (Salim)
-
16h30 – Sandim + Manuzera + Lauren Cury
-
17h35 – Juci Ibanez
-
18h25 – Coletivo Rabiscada
-
18h35 – Slam + Batalha
-
19h50 – Magão convida Falange da Rima
-
20h50 – Coletivo Rabiscada
-
21h15 – GOG convida Bros MCs
-
22h15 – Anarandá convida Katú Mirim
-
23h05 – DJ Shabba
Domingo, 31 de maio
-
12h20 – Orquestra UFMS
-
12h55 – Marcelus e Marcela – Mar & Mar
-
13h50 – Lara Árabe + Kpop
-
14h20 – DJ Lady Afro
-
15h05 – Ana Lua e Pedro Espíndola
-
16h00 – Kalu
-
16h50 – Coletivo Soul Art
-
17h10 – Roda de Samba da Revoada
-
18h30 – Karla Coronel
-
19h30 – Forró Flor de Pequi + Rolê da Dança
-
20h30 – Coletivo Soul Art
-
20h50 – Beget de Lucena
-
21h55 – Gabriel Noah
-
22h55 – Corvo e os Malditos do Cerrado
-
CIDADES7 dias atrásBioparque Pantanal sedia congresso nacional sobre conservação e sustentabilidade ambiental
-
CULTURA7 dias atrásCentro de Campo Grande recebe dois dias de shows gratuitos, batalhas de rima e feira
-
EMPREGO7 dias atrásAção itinerante da Funsat oferta 500 vagas de emprego no bairro Jardim Noroeste
-
GERAL7 dias atrásPrazo para declaração obrigatória de rebanho em Mato Grosso do Sul termina em 1º de junho
-
BEM-ESTAR MS7 dias atrásDrive-thru de vacinação encerra mobilização com mais de 10 mil doses aplicadas em Campo Grande
