TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Representantes de IES destacam importância do Vale Universidade e reforçam apoio ao programa

Publicados

MATO GROSSO DO SUL


Em reunião na tarde desta quinta-feira (3), representantes de Instituições de Ensino Superior (IES’s) puderam conhecer de perto mais detalhes do processo seletivo 2022 do Programa Vale Universidade e ainda propuseram ideias para o aperfeiçoamento do programa. Na sede da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), os representantes foram recebidos pela titular da pasta, Elisa Cleia Nobre, e o secretário em substituição, Adriano Chadid.

Conforme o secretário, a presença dos representantes das IES fortalece ainda mais o programa Vale Universidade e aproxima a gestão pública das instituições que trabalham diariamente com o acadêmico. “Foi uma reunião muito produtiva e bem dinâmica. Ouvimos as instituições que colocaram ideias interessantes que vamos estudar e analisar para as próximas edições de processo seletivo. Também podemos ouvir deles um retorno muito positivo de como os acadêmicos de Mato Grosso do Sul e suas famílias são impactados com esse programa tão abrangente do Governo do Estado. Com o reforço ainda maior desta união, tenho certeza que o Vale Universidade chegará ainda mais longe nesta edição, beneficiando a quem precisa”, pontuou.

O representante da Uniderp, Gledson Pereira, destacou a grande divulgação do processo seletivo neste ano e ainda elogiou a iniciativa da Sedhast. “O Vale Universidade faz um papel de facilitador na sociedade. Isso é muito positivo, bem como o olhar da Sedhast em busca de ideias para melhorar ainda mais o programa”.

Leia Também:  Não espere a sede apertar: beber água e alimentação leve ajudam a encarar o calorão em MS

Pró-reitor na Unigran, Vinicius de Oliveira, também destacou o papel da coordenação do Vale Universidade e propôs ainda a realização de eventos com os acadêmicos do programa. Fala reforçada pela diretora da Faculdade Estácio de Sá em Campo Grande, Danieli Biacio. “Nós buscamos, de todas as formas, incentivar os alunos a se inscreverem no programa com apoio direto e dando informações sobre o programa. Trabalhar o acadêmico é um ponto positivo no programa”, ressaltou.

No Vale Universidade, o acadêmico beneficiário cumpre estágio de 20 horas semanais diretamente ligado à sua área de atuação. Esse contato direto contribui para seu futuro profissional e já o integra com a realidade de sua área de trabalho.

Rodrigo Pereira, diretor da Novoeste, também se colocou à disposição para reforçar com os acadêmicos da instituição o processo seletivo deste ano. “Quando o aluno tem o Vale Universidade, ele consegue finalizar a sua graduação. Fico muito feliz com isso e vou reforçar esse processo na instituição”, registrou.

Também participaram da reunião a superintendente de Projetos Especiais, Eliane Alcarás; Karla Sandim, coordenadora do programa Vale Universidade; Leila Maciel e Estevão Palma, representando o Senai; Christiane Sarate, diretora acadêmica do Insted; Ângela Marta e Maria Ana representando a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Professor Edilson Zafalon, representando a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Jackeline Pereira, representando a Unaes; Katia Juliane e a pró-reitora, Erika Ferri, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Leia Também:  Prazo para matrícula de convocados na 1° chamada do Sisu e vestibular da UEMS termina nesta terça

Processo Seletivo 2022

Acadêmicos de Mato Grosso do Sul podem realizar inscrição no Programa Vale Universidade por meio do endereço eletrônico www.valeuniversidade.ms.gov.br até o dia 22 de fevereiro. Neste ano o programa do Governo do Estado oferta 1 mil vagas. No Vale Universidade o Governo do Estado, dentro de um teto estabelecido, paga até 70% da mensalidade, a Instituição de Ensino outros 20%, cabendo ao acadêmico o restante.

Texto e fotos: Leomar Alves Rosa, Sedhast

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

CARAVINA EM PAUTA

Projeto relatado por Caravina avança e garante cartório para Nova Casa Verde

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em primeira votação, o projeto que prevê a criação de um cartório de registro civil no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.

A proposta, de autoria do Poder Judiciário e com relatoria do deputado estadual Pedro Caravina, representa um avanço importante para a população da região, que atualmente precisa se deslocar cerca de 50 quilômetros para acessar serviços básicos de registro civil.

O distrito de Nova Casa Verde reúne aproximadamente 1.200 propriedades rurais, entre assentamentos e fazendas, o que evidencia a necessidade de ampliar a estrutura de atendimento à população local.

A demanda pela instalação do cartório já vinha sendo acompanhada pelo deputado, que anteriormente apresentou indicação solicitando a implantação do serviço no distrito, reforçando a necessidade de ampliar o acesso da população aos serviços civis.

Segundo Caravina, a medida atende a uma reivindicação antiga da comunidade e contribui diretamente para facilitar o dia a dia dos moradores.

“Estamos falando de acesso. Hoje, muita gente precisa sair do distrito para resolver questões simples. Com o cartório mais próximo, isso muda a realidade da população”, destacou.

Leia Também:  Proprietários têm até segunda-feira para pagar parcela do IPVA

O parlamentar ressalta que o tema sempre esteve em pauta em sua atuação, com diálogo junto às lideranças locais e acompanhamento das demandas da região.

Com a criação da nova unidade, a expectativa é garantir mais agilidade, comodidade e dignidade no acesso a serviços essenciais, como registros de nascimento, casamento e outros atos civis.

O projeto prevê que a instalação do cartório ocorrerá após a realização de concurso público, conforme determina a legislação vigente, e integra a reorganização das unidades extrajudiciais no município de Nova Andradina.

A proposta segue agora para as próximas etapas de tramitação na Assembleia Legislativa.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA