GERAL
No Dia do Carteiro, categoria recebe salário antecipado com aumento até 11,47%
GERAL
No Dia da Carteira e do Carteiro, comemorado no dia 25 de janeiro, os mais de 46 mil profissionais da categoria receberão o salário com reajuste de até 11,47%, negociado com os trabalhadores no último acordo coletivo. Para isso, a estatal irá antecipar o pagamento do salário que normalmente é feito no último dia útil do mês.
“Nossa gestão entende que a comemoração dessa data passa por reconhecimento e estamos fazendo isso em forma de benefícios e investimentos em nossas carteiras e nossos carteiros e em seus ambientes de trabalho”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacando que o primeiro passo para o resgate da empresa e de seus profissionais foi a retirada da estatal da lista de privatizações pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em seu primeiro dia de governo.
O aumento salarial que está sendo pago resulta da retomada do diálogo promovida pela atual gestão dos Correios, dentro de um processo de negociação transparente, respeitoso e com o protagonismo das trabalhadoras e dos trabalhadores da estatal. Depois de sete anos, o acordo coletivo vigente foi aprovado em mesa em negociação sem a necessidade de intermediação pela Justiça do Trabalho e resgatou mais de 40 cláusulas que haviam sido extintas pelo governo anterior.
Hoje o acordo tem 78 cláusulas, mais que o dobro do que constava no anterior, e entre os benefícios recuperados estão o reembolso creche/babá, o parcelamento do adiantamento do salário nas férias e a manutenção do pagamento e do ticket no caso de afastamento pelo INSS, por exemplo.
Antes mesmo da negociação coletiva, logo que assumiu, o presidente dos Correios determinou o retorno da licença maternidade de seis meses e do pagamento do auxílio especial para dependentes com deficiência, que a gestão anterior havia eliminado.
Segundo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o acordo coletivo dos Correios reduziu a desigualdade salarial, ao conceder um reajuste maior para trabalhadores com menores salários.
O pagamento negociado incluiu reajuste linear de R$ 250 para quem tem remuneração até R$ 7 mil (excluindo função convencional, complemento de remuneração singular, substituição e CIP – Base julho/2023) e 3,53% para quem ganha acima disso. Isso equivale a um aumento médio de 8,98% para os empregados que receberam R$ 250. Para parte dos empregados, o valor representa até 11,47% de aumento em relação ao atual salário base.
Além de retomar benefícios no acordo coletivo, a empresa abriu um programa de bolsas de estudo inédito para que os profissionais de nível médio dos Correios, como carteiros e carteiras, possam cursar a faculdade de sua escolha. Foram ofertadas incialmente 100 bolsas, com paridade de gênero e igualdade racial.
O processo seletivo contou com mais de 4 mil inscrições (mais de 40 candidatos por vaga), o que mostra a demanda represada que existia por esse tipo de benefício. “Entre os muitos avanços registrados desde que assumimos a liderança dos Correios, este me orgulha de forma especial, pois permite que o carteiro vire doutor”, diz o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Ainda visando o bem-estar de quem trabalha nos Correios, em dezembro a empresa pagou um crédito de vale-alimentação extra de R$ 1.500,00 e antecipou o pagamento do salário e do 13º.
Os Correios também vêm retomando os investimentos nas condições de trabalho para os profissionais, com inauguração de complexos operacionais em Guarulhos, Valinhos e São José dos Campos, no estado de São Paulo, e em Salvador, na Bahia, além do lançamento das bases para a construções de centros operacionais em Brasília e São Luís do Maranhão. Em 2024, a empresa irá destinar cerca de R$ 40 milhões para a reforma de unidades com atuação de carteiras e carteiros em todo Brasil.
Em 2023, os Correios investiram cerca de R$ 12 milhões em climatização de unidades e, para este ano, irão destinar mais R$ 21 milhões para essa finalidade, de forma a garantir mais conforto para os trabalhadores.
A estatal ainda foi incluída no Novo PAC do governo federal, que vai destinar R$ 856 milhões para construção de complexos operacionais e modernização de sistemas automatizados de triagem em diversos pontos do Brasil até 2026.
GERAL
Prazo para declaração obrigatória de rebanho em Mato Grosso do Sul termina em 1º de junho
Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até a próxima segunda-feira, 1º de junho, para realizar a Declaração Semestral de Rebanho e a Atualização Cadastral obrigatória. O procedimento deve ser feito junto à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Até esta terça-feira (26), a adesão no estado estava em 63,27%.
Os índices mais baixos de regularização foram registrados em importantes polos agropecuários do estado. No município de Dourados, apenas 49,23% dos produtores haviam enviado os dados. Em Maracaju, o índice era de 48,76%, ambos abaixo da média estadual.
A atualização é obrigatória para todos os proprietários que possuem saldo de animais, independentemente do tamanho da propriedade. O produtor que perder o prazo estará sujeito a penalidades que incluem multas, bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e restrições sanitárias para o transporte e a comercialização do rebanho.
Como Realizar o Procedimento
A declaração é gratuita e pode ser feita por duas modalidades:
-
Online: Por meio do sistema e-SANIAGRO.
-
Presencial: Em qualquer Unidade Local da Iagro (os endereços estão disponíveis no site oficial do órgão).
Informações Obrigatórias e Exceções
O produtor deve atualizar os dados cadastrais da propriedade (como endereço, contatos e coordenadas geográficas) e detalhar a situação do rebanho, o que inclui o registro de nascimentos, mortes, evolução de eras e o saldo de todas as espécies acompanhadas pela Iagro.
Também é necessário informar a existência de propriedades em países limítrofes, vias de acesso e o tipo de exploração pecuária.
Atenção para avicultura e suinocultura: Para produtores de aves e suínos comerciais, a declaração é facultativa, desde que não haja nenhuma outra espécie animal vinculada à mesma inscrição estadual. Caso existam outros animais registrados na ficha, o preenchimento continua obrigatório.
Vacinação contra Brucelose e Canais de Atendimento
Os pecuaristas também podem utilizar este período para registrar a vacinação obrigatória contra a brucelose em fêmeas bovinas de 3 a 8 meses de idade. O prazo limite para a comprovação da vacina expira no dia 30 de junho.
Para orientações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de declaração, a Iagro disponibiliza um canal de atendimento direto via WhatsApp pelo número (67) 99875-3796.
