TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

CAMPO GRANDE

Na abertura da Legislatura, Zeca reitera atuação em defesa dos aposentados, da Agricultura Familiar e da Rota Bioceânica

Publicados

CAMPO GRANDE

Na abertura da Legislatura, Zeca reitera atuação em defesa dos aposentados, da Agricultura Familiar e da Rota Bioceânica

Na abertura dos trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em 2024, realizada nesta segunda-feira (5), o deputado estadual Zeca do PT destacou as pautas que serão acompanhadas por seu mandato no decorrer do ano. O parlamentar enfatizou que representará a demanda dos servidores estaduais aposentados, que protestam contra a alíquota de 14% que pagam à previdência; reafirmou compromisso de buscar investimentos para a Agricultura Familiar e; declarou que vai promover articulações para a retomada das obras da ponte da Rota Bioceânica sobre o Rio Paraguai, que atualmente encontram-se paralisadas.

Ainda no ano de 2023, Zeca promoveu audiência da bancada do PT na ALEMS com o governador Eduardo Riedel para atender a reivindicação dos servidores aposentados, que se queixam do desconto de 14% em folha para pagamento do MSPrev. Na abertura dos trabalhos legislativos, o parlamentar ressaltou que seguirá defendendo essa demanda na Casa de Leis para abaixar o índice descontado dos servidores.

Leia Também:  Prefeitura cria Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva para ampliar atendimento aos alunos da Reme

“Um dos nossos principais desafios neste ano é contribuir para que se encontre uma solução para o problema dos aposentados. Não é justo que essa categoria, que tanto contribuiu com seus serviços para o desenvolvimento do Estado, continuem pagando o que pagam para a previdência. Temos que discutir a redução desse índice de 14% descontado dos vencimentos dos aposentados”, alegou Zeca.

Zeca, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário na ALEMS, declarou também que atuará na busca de orçamento que atenda a Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul. “Precisamos lutar por investimentos para a Agricultura Familiar, de forma que ela se consolide na produção de alimentos de qualidade que vão para a mesa do cidadão sul-mato-grossense”.

Por fim, o deputado Zeca do PT, que é coordenador da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceância, manifestou preocupação com a paralisação das obras na ponte sobre o Rio Paraguai, ligando Porto Murtinho ao município paraguaio de Carmelo Peralta. A ponte, que está com 40% de sua estrutura pronta, teve suas obras paralisadas devido a exigências da Receita Federal para apresentação de documentos fiscais. “Precisamos urgentemente promover articulações para retomada das obras na ponte da Rota Bioceânica, que atualmente encontram-se paralisadas. Estaremos vigilantes para que os trabalhos sejam reiniciados, pois a Rota Bioceânica é primordial para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, finalizou Zeca.

Propaganda

CAMPO GRANDE

Com alta procura, curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais capacita nova turma nas Moreninhas

Publicados

em

Teve início nesta semana mais uma edição do curso gratuito de Manutenção e Reparos Residenciais, oferecido no Polo Moreninhas da Escola Funsat, em Campo Grande. Realizada pela Prefeitura por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), em parceria com o Senai-MS, a formação busca capacitar profissionais conhecidos popularmente como “marido de aluguel”. A turma reúne 16 alunos e conta com uma carga horária total de 40 horas, com encerramento previsto para 14 de agosto.

A alta procura pelo aprendizado técnico resultou em uma lista de espera com mais de 60 inscritos. O movimento reflete tanto a busca por autonomia nas tarefas domésticas quanto o interesse em novas fontes de renda no mercado de prestação de serviços.

Representatividade e qualificação técnica

Um dos destaques da nova turma é a presença feminina, que conta com quatro mulheres entre os estudantes, além do comando técnico da instrutora Caroline Marques.

Para os participantes, o respaldo de instituições consolidadas é o principal diferencial da capacitação:

  • Oportunidade de renda: Moradora do Bairro Piratininga, Thalysnne Fernandes (32 anos) destaca que o aprendizado abre portas para o mercado de trabalho, além de ajudar nos reparos do próprio lar.

  • Segurança e técnica: Reinaldo de Azevedo (45 anos), morador do Cidade Morena, aponta que a orientação presencial supera os tutoriais da internet. “Aqui temos orientação técnica, acompanhamento e um ambiente adequado para aprender a executar os reparos corretamente. Isso faz toda a diferença”, pontuou.

Leia Também:  Propostas do Executivo sobre investimento, educação e subsídios tramitam na ALEMS

Próximas oportunidades na Funsat

A agenda de qualificações gratuitas da Funsat continua movimentada na Capital. O Polo Moreninhas já confirmou a abertura de uma nova turma para o curso de Marketing Digital:

Informação Detalhes do Curso
Período de aulas 10 a 21 de agosto de 2026
Horário 07h30 às 11h30
Carga horária 40 horas
Local Polo Moreninhas (Rua Anacá, nº 699)

Interessados em futuras turmas podem obter mais informações pelo WhatsApp da Escola Funsat no número (67) 3314-3089, ou presencialmente na sede da Fundação, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992 (1º andar – Vila Glória).

Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA