TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Nova Andradina tem visita técnica para monitoração de arboviroses

Publicados

CIDADES

Especialistas apresentaram nova metodologia de controle do Aedes aegypti com uso de armadilhas Ovitrampas

Nesta semana, o município de Nova Andradina recebeu a visita de técnicos da Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, Gilmar Cipriano Ribeiro e Paulo Silva de Almeida, para uma avaliação detalhada da situação epidemiológica das arboviroses no município. A visita técnica teve o objetivo de analisar a situação atual e propor novas estratégias de controle do mosquito Aedes aegypti.

A equipe da Secretaria de Estado foi recebida pelos técnicos da Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses de Nova Andradina. Durante a visita, os especialistas também apresentaram aos gestores municipais e à equipe do município vizinho de Batayporã uma nova metodologia para o controle do Aedes aegypti, utilizando armadilhas Ovitrampas. Este método consiste na coleta de ovos do mosquito para identificar as áreas com maior densidade de ovos, possibilitando direcionar as ações de prevenção e controle do vetor.

A técnica das Ovitrampas permite a criação de um mapa de calor que identifica regiões com maior risco de proliferação do Aedes aegypti. Com essas informações, as autoridades de saúde podem adotar medidas mais eficazes para minimizar o impacto das arboviroses em áreas urbanas. Além disso, a metodologia facilita o planejamento de ações de combate ao mosquito em locais estratégicos, reduzindo a propagação de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Leia Também:  Governo Lula publica portaria do Minha Casa Minha Vida Rural com meta de 912 casas em MS

Com essa abordagem, espera-se que Nova Andradina possa aprimorar seu monitoramento epidemiológico e, assim, tomar medidas preventivas mais eficientes para proteger a saúde da população.

Propaganda

CIDADES

Assembleia Legislativa aprova declaração de utilidade pública e nova data comemorativa em MS

Publicados

em

Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (4), os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram duas propostas na Ordem do Dia. Os projetos tratam do apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar no interior do Estado e da inclusão de uma celebração religiosa e social no Calendário Oficial sul-mato-grossense.

Incentivo à agricultura familiar em Coxim

Aprovado em discussão única, o Projeto de Lei 81/2026 declara de utilidade pública estadual a Associação de Desenvolvimento Rural da Colônia Taquari, localizada no município de Coxim. Com a aprovação na Casa de Leis, a matéria segue para o expediente.

A entidade, que opera sem fins lucrativos, atua diretamente no fortalecimento dos produtores rurais da região por meio de ações de:

  • Capacitação técnica: Qualificação profissional para os associados locais.

  • Organização comunitária: Estímulo à cooperação entre as famílias rurais.

  • Sustentabilidade: Incentivo a práticas agrícolas sustentáveis e à valorização da agricultura familiar.

Com o título de utilidade pública, a associação ganha respaldo legal para firmar parcerias com órgãos governamentais e captação de recursos públicos para expansão de seus projetos sociais e produtivos.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso do Sul amplia conectividade com pontos de Wi-Fi gratuito na MS-040

Reconhecimento ao Movimento “Mães que Oram pelos Filhos”

Em primeira discussão, o plenário também deu parecer favorável ao Projeto de Lei 82/2026, que institui o Dia Estadual do Movimento Mães que Oram pelos Filhos, a ser celebrado anualmente no dia 30 de março. O texto agora segue para a segunda discussão antes de ser enviado para sanção.

A data escolhida faz alusão ao surgimento do movimento, fundado em 30 de março de 2011 na Arquidiocese de Vitória (ES). Atualmente espalhada por diversos estados e países, a iniciativa reúne mulheres em grupos de oração, apoio mútuo e fortalecimento dos laços familiares.

Em Mato Grosso do Sul, a rede atua ativamente em diversas paróquias e comunidades promovendo ações voltadas à solidariedade, à cultura da paz e ao amparo social.

Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA