CIDADES
Fórum Nacional começa nesta quarta-feira na UEMS com reitores de todo o Brasil
CIDADES
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) recebe a partir desta quarta-feira (21), até sábado (24), o 73º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A solenidade de abertura ocorre às 19h, no auditório da UEMS/Campo Grande.
O evento tem como tema a ‘Governança, Inovação e Responsabilidade nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil’, e promoverá debates estratégicos sobre o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação com foco no papel das instituições de ensino superior estaduais e municiais para o desenvolvimento do Brasil.
O reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, destaca que “é uma honra receber este fórum, que reúne lideranças acadêmicas comprometidas com a excelência e a responsabilidade social das nossas universidades. Temos o desafio de consolidar uma gestão inovadora, que responda às demandas da sociedade e promova a transformação por meio da educação”.
“É uma grande honra para a UEMS receber todas e todos os representantes do corpo signatário da Abruem. Este evento é uma oportunidade valiosa para discutirmos os desafios que as universidades enfrentam no Brasil, visando garantir que nossos acadêmicos atuem cada vez mais junto à sociedade”, concluiu.
A vice-reitora, Luciana Ferreira, pontua que o evento faz “avançar, por meio de discussões profícuas, tópicos imprescindíveis sobre financiamento, gestão transparente e ações que garantam o acesso democrático à educação superior. Com a participação de instituições de todo o país, o fórum reforça o compromisso da Abruem por uma educação pública de qualidade, inovadora e socialmente responsável. O foco é a governança das universidades públicas ao nível estadual e municipal, que têm uma grande capilaridade no interior do Brasil. Assim as discussões visam refletir práticas e políticas voltadas nas diferentes câmaras de graduação, pesquisa e pós-graduação, EAD e suas tecnologias e extensão”.
A presidente da Abruem, Cicília Maia, ressalta a importância do evento, que “este fórum é um espaço essencial para alinharmos estratégias que fortaleçam o ensino, a pesquisa e a extensão nas universidades públicas estaduais e municipais do país. O Fórum é um espaço privilegiado para discutir aspectos técnicos e o nosso compromisso com a sociedade brasileira frente aos desafios contemporâneos. A expectativa é muito positiva e estamos confiantes desse encontro para reforçarmos o papel das IES signatárias da Abruem”.
Programação completa
Nos dias seguintes, as atividades serão realizadas no auditório do Novo Hotel, em Campo Grande, com mesas-redondas, painéis e grupos de trabalho sobre diversos temas voltados ao ambiente universitário.
O evento reúne reitoras, reitores, pró-reitores e especialistas das IES signatárias da Abruem de todo o Brasil, consolidando-se como um dos principais espaços de debate sobre o futuro das universidades públicas estaduais e municipais.
Sobre a UEMS
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foi criada em 1993 com o objetivo de fortalecer a educação superior no interior do Mato Grosso do Sul, inicialmente oferecendo 18 cursos, sendo 11 deles de licenciatura. Em 2023, a universidade completou 30 anos, consolidando-se como uma instituição de ensino superior pública e gratuita, presente em 30 municípios do estado, com um número superior a 20 mil diplomados.
Atualmente, oferece mais de 70 cursos de graduação, incluindo bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, tanto presenciais quanto na modalidade a distância, por meio de polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na pós-graduação, a UEMS possui 18 programas de pós-graduação Stricto sensu e 15 cursos de pós-graduação Lato sensu – especializações.
Nos últimos anos, a UEMS tem experimentado um crescimento significativo em termos de infraestrutura e investimentos. O orçamento da universidade para 2024 foi aprovado em R$ 429 milhões, com destaque para os R$ 39,7 milhões destinados a auxílios financeiros para estudantes, além de investimentos em ensino, pesquisa e extensão.
Em 2023, o Governo do Estado anunciou um aporte de R$ 17 milhões, que incluíram a equiparação das bolsas de ensino, pesquisa e extensão aos valores nacionais, além da entrega de novos veículos para o programa ‘UEMS na Comunidade’, que leva ações de extensão e cultura aos 79 municípios do estado.
Com uma trajetória marcada pela interiorização do ensino superior e pelo compromisso com a qualidade acadêmica, a UEMS continua a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento educacional e social de Mato Grosso do Sul, orientada pelo fortalecimento de 4 eixos importantes na atual gestão visando tornar a UEMS cada vez mais inclusiva, integrada, inovadora e internacional.
Serviço:
73º Fórum Nacional da Abruem
Data: 21 a 24 de maio de 2025
21/05: auditório da UEMS – Campo Grande (MS)
22 a 24/05: auditório do Novo Hotel – Campo Grande (MS)
Informações: www.uems.br
Comunicação UEMS
CIDADES
Bioparque Pantanal sedia congresso nacional sobre conservação e sustentabilidade ambiental
O governador Eduardo Riedel participou, nesta terça-feira (26), da abertura do 49º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), realizado no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. Durante o evento, o chefe do Executivo estadual destacou que Mato Grosso do Sul mantém uma política que alinha o crescimento econômico à preservação da fauna e da flora locais.
Em seu pronunciamento, Riedel enfatizou a importância de debater a conservação ao lado do desenvolvimento sustentável, citando o Pantanal como exemplo de bioma que conta com legislações específicas para sua proteção. Segundo o governador, o estado demonstra que as cadeias produtivas e a sustentabilidade podem coexistir de forma equilibrada.
Detalhes do Evento e Programação
O congresso acontece entre os dias 26 e 30 de maio, trazendo como tema central “Um mergulho na conservação – ciência, sociedade e meio ambiente”. Realizado anualmente desde 1977, o encontro atrai pesquisadores, acadêmicos e profissionais das áreas de Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
O objetivo do evento é promover o intercâmbio técnico-científico, a divulgação de pesquisas e a discussão de metodologias voltadas ao manejo de fauna e conservação da biodiversidade. A programação deste ano conta com seis minicursos focados na qualificação técnica, abordando temas que vão desde a comunicação e fotografia técnica até o manejo de animais silvestres.
A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, e a presidente da AZAB, Mara Cristina Marques, reforçaram o papel do evento como um espaço de cooperação coletiva e a relevância de trazer o debate, pela primeira vez, para o Mato Grosso do Sul.
O Papel Científico do Bioparque Pantanal
Além de funcionar como ponto turístico, o Bioparque Pantanal se consolidou como um centro de pesquisa e educação ambiental. Atualmente, o local detém o maior banco genético vivo de água doce do mundo e é a única instituição a registrar a reprodução de mais de 100 espécies diferentes em cativeiro, sendo 32 delas nativas do Pantanal.
De acordo com o governo estadual, o espaço recebe regularmente estudantes da rede pública de ensino, integrando a comunidade escolar às investigações científicas conduzidas na instituição.

