CIDADES
Ciclovia construída pelo Governo de MS está mudando a paisagem em Aral Moreira
CIDADES
O Governo de Mato Grosso do Sul está finalizando a construção de uma ciclovia em Aral Moreira que já está transformando a paisagem para quem chega ou sai da cidade. Com cerca de 90% de conclusão, a ciclovia na rua Mato Grosso, MS-286, oferece à população um novo espaço para se deslocar para o trabalho, desfrutar do lazer nos fins de semana e até fazer caminhadas noturnas, graças à boa iluminação do local.
Um investimento de quase R$ 1,3 milhão foi destinado para a construção de aproximadamente 2 quilômetros de ciclovia, além da instalação de 70 postes com luminárias de led solar, bancos de madeira e lixeiras metálicas.
Essa iniciativa atende a uma demanda especial da Prefeitura e dos trabalhadores das cooperativas Coamo e Lar, que utilizam diariamente a Rua Mato Grosso como principal acesso às empresas.
Para o secretário de Infraestrutura e Logística (Seilog), Helio Peluffo, as ciclovias em todo o estado têm como objetivo proporcionar segurança, mobilidade, lazer e uma vida saudável para os cidadãos.
Ele destaca o comprometimento do governador Eduardo Riedel em promover o bem-estar da população, com atenção especial para a segurança dos trabalhadores que utilizam a bicicleta como meio de transporte.
“A ciclovia já se tornou um local popular para passeios em família e prática de exercícios físicos, demonstrando a integração da comunidade com essa nova infraestrutura urbana”, explica. Em fase final, a obra só precisa de uns ajustes na Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para ser inaugurada.









Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul
Fotos: Agesul
CIDADES
Cidadania sem barreiras: Posto do Pátio Central vira referência nacional no atendimento a autistas
Emissão de documento parece burocracia, mas para uma pessoa com autismo e sua família, o ambiente de um posto de identificação pode ser um campo de batalha sensorial: luzes fortes, barulho, filas e o toque da biometria. No coração de Campo Grande, o Governo de MS decidiu mudar essa regra.
O posto do Pátio Central, que lidera o volume de emissões no Estado (com mais de 134 mil documentos expedidos), celebra o sucesso da sala “Posto Amigo do Autista”. O resultado? Quase 20% de todas as Carteiras de Identidade Nacional (CIN) com símbolo de TEA em Mato Grosso do Sul saíram de lá.
Inclusão que vai além da placa na porta
O projeto não foi apenas “colocar um adesivo”. Com um investimento de R$ 82 mil via Sejusp, a estrutura foi desenhada para o que realmente importa:
-
Conforto Sensorial: Isolamento acústico e iluminação reduzida para evitar crises.
-
Previsibilidade: Recursos táteis e ambiente controlado para que o atendimento flua sem ansiedade.
-
Capacitação Humana: Servidores treinados para entender as particularidades do espectro, garantindo que a coleta da biometria seja concluída com sucesso.
O fim das remarcações
Antes da sala adaptada, era comum que atendimentos para pessoas com TEA precisassem ser remarcados ou feitos em domicílio devido ao estresse do ambiente. Hoje, essas situações tornaram-se exceção.
“A emissão de um documento representa pertencimento e acesso a direitos. Quando o Estado adapta o serviço à realidade do cidadão, ele está garantindo o exercício pleno da cidadania”, destaca a gestão da Polícia Científica.
MS na vanguarda da Identificação
Com mais de 13 mil documentos emitidos em MS com algum tipo de identificação de deficiência, o TEA lidera as solicitações. O modelo do Pátio Central prova que eficiência (500 atendimentos/dia) pode — e deve — caminhar junto com a humanização.
