TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

CULTURA

Bioparque promove turismo científico e experiência profissional para acadêmicos durante visitas técnicas

Publicados

CULTURA

O Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, se consolida como um laboratório vivo de pesquisa. O espaço recebe estudantes e profissionais de diversas áreas, como biologia, veterinária, zootecnia, arquitetura e urbanismo, oceanografia e as diversas áreas das engenharias, oferecendo uma imersão única no universo científico por meio de visitas técnicas.

A visita técnica ao complexo de aquários proporciona uma experiência dinâmica, onde os participantes não apenas observam, mas interagem com os bastidores do empreendimento. O passeio envolve aprendizado prático e experimentação, tornando-se um verdadeiro exemplo de turismo científico.

Grupo de acadêmicos conhecendo o Centro de Conservação de Peixes Neotropicais. Foto: Rosana Moura

Dependendo da área de atuação, os visitantes conhecem setores estratégicos do Bioparque, como o Centro de Conservação de Peixes Neotropicais (CCPN), o Sistema de Suporte à Vida (SSV), quarentena, setor de nutrição e, por fim, a vista panorâmica do tanque Neotrópico, que armazena mais de um milhão de litros de água.

Para os estudantes de arquitetura e urbanismo, o destaque fica por conta da estrutura assinada pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake. O projeto arquitetônico, em formato de elipse e com linhas sinuosas, alia estética e funcionalidade.

Já os alunos de engenharias mergulham nos detalhes técnicos da construção. A engenheira civil Estela Dejane Piesanti ressalta a imponência do prédio. “São detalhes de engenharia que valem muito a pena. Aqui temos a estrutura metálica espacial e um vão de 87 metros no hall de entrada. Além disso, o concreto auto-adensável foi amplamente utilizado, o que melhora a durabilidade e evita falhas na estrutura”, explica.

Leia Também:  Artesã de Bataguassu é homenageada pelo Deputado Caravina em sessão solene na ALEMS
Engenheira civil apresentando o Sistema de Suporte à Vida (SSV). Foto: Lara Miranda

O concreto auto-adensável aplicado na obra foi desenvolvido em Mato Grosso do Sul pela professora e engenheira civil Sandra Regina Bertoncini, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

“Esse avanço representa um ganho significativo para Mato Grosso do Sul. Este tipo de concreto pode ser encontrado nos tanques do circuito e para nós pesquisadores foi um marco grande pois foi uma pesquisa que deu certo e foi aplicada”, destaca Sandra sobre o material que resultou em diversos artigos sobre a inovação, e também em capa da revista do Instituto Brasileiro do Concreto.

Experiência pós-visita 

Estudantes de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Dourados, também passaram pela experiência no Bioparque. O professor Gabriel Bastos Braga levou os acadêmicos para uma visita técnica dentro da disciplina Projeto de Sistemas de Tratamento de Água para Abastecimento.

“É um local de referência para a pesquisa e foi muito enriquecedor para os acadêmicos. Depois da visita, tivemos debates e discussões em sala de aula. Muitos nunca haviam conhecido um lugar com a magnitude do Bioparque, e a experiência teve um grande impacto. Na viagem de volta, o único assunto era a visita técnica”, conta o professor.

Leia Também:  Global Big Day 2023: Mato Grosso do Sul tem sete* ‘hotspots’ em evento mundial de observação de aves

Já nos setores de manejo e nutrição, os estudantes acompanham de perto o trabalho com os animais do Bioparque. O biólogo curador, Heriberto Gimenez Junior, destaca a importância dessa vivência.

“Os bastidores mostram uma outra realidade, muito mais complexa e refinada em termos de assistência com os animais. Na área veterinária, por exemplo, os visitantes conhecem a quarentena e a sala de identificação de patógenos. Já os estudantes de zootecnia observam como são realizados os manejos alimentares no setor de nutrição”, explica.

Todas as visitas são acompanhadas de profissionais que conhecem os detalhes de cada setor. Foto: Rosana Moura

Para a diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, as visitas técnicas são essenciais para a formação dos acadêmicos. “Essas visitas conectam o estudante à prática profissional, permitindo que ele aprofunde seus conhecimentos e desenvolva habilidades essenciais. É uma experiência que vai além da teoria, consolidando sua trajetória no mercado de trabalho”, afirma.

Como agendar uma visita técnica

Instituições interessadas em visitas técnicas devem enviar um ofício para o e-mail [email protected] informando data, horário, instituição visitante e o objetivo da visita.

Gabriel Issagawa, Bioparque Pantanal
Foto de capa: Rosana Moura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA

Centro de Campo Grande recebe dois dias de shows gratuitos, batalhas de rima e feira

Publicados

em

O centro de Campo Grande será o cenário de um amplo encontro de ritmos, linguagens artísticas e manifestações culturais no final deste mês. Nos dias 30 e 31 de maio, o cruzamento das ruas Maracaju e 14 de Julho receberá a Revoada Cultural. O evento, totalmente gratuito, tem como objetivo transformar a região central em um polo de convivência, arte urbana e ocupação cultural.

Ao todo, serão mais de 23 horas de programação distribuídas ao longo do fim de semana. O público poderá acompanhar apresentações de artistas locais e nacionais em gêneros que vão do samba, forró e sertanejo caipira à MPB, hip hop, rap, reggae e rock. Além das atrações musicais, o evento contará com danças urbanas, manifestações populares, batalhas de rima, intervenções artísticas, além de uma feira cultural com gastronomia e artesanato.

A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura e revitalizar o uso do espaço público na região central de Campo Grande, promovendo a integração entre diferentes públicos em um ambiente aberto.

Destaques da Programação

Um dos principais nomes confirmados é o rapper GOG, ícone da história do hip hop brasileiro, que se apresenta no sábado (30) ao lado do grupo Bros MCs. A grade do evento também prioriza a cena local, reunindo diversos coletivos e músicos de Mato Grosso do Sul.

Leia Também:  Governo de MS realiza exposição ‘Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de MS’ na Assembleia Legislativa

Cronograma Completo do Evento

Sábado, 30 de maio

  • 10h00 – Cortejo da Revoada

  • 12h20 – Marlon Maciel e grupo Trem Pantaneiro

  • 13h25 – Gabriel Chiad

  • 14h25 – Lara Tango + Dança Urbana

  • 14h55 – Engenheiro Edson

  • 15h50 – Pantanal de Lino (Salim)

  • 16h30 – Sandim + Manuzera + Lauren Cury

  • 17h35 – Juci Ibanez

  • 18h25 – Coletivo Rabiscada

  • 18h35 – Slam + Batalha

  • 19h50 – Magão convida Falange da Rima

  • 20h50 – Coletivo Rabiscada

  • 21h15 – GOG convida Bros MCs

  • 22h15 – Anarandá convida Katú Mirim

  • 23h05 – DJ Shabba

Domingo, 31 de maio

  • 12h20 – Orquestra UFMS

  • 12h55 – Marcelus e Marcela – Mar & Mar

  • 13h50 – Lara Árabe + Kpop

  • 14h20 – DJ Lady Afro

  • 15h05 – Ana Lua e Pedro Espíndola

  • 16h00 – Kalu

  • 16h50 – Coletivo Soul Art

  • 17h10 – Roda de Samba da Revoada

  • 18h30 – Karla Coronel

  • 19h30 – Forró Flor de Pequi + Rolê da Dança

  • 20h30 – Coletivo Soul Art

  • 20h50 – Beget de Lucena

  • 21h55 – Gabriel Noah

  • 22h55 – Corvo e os Malditos do Cerrado

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA