MATO GROSSO DO SUL
Boletim Epidemiológico: MS registra 16.229 casos confirmados de dengue
MATO GROSSO DO SUL
Mato Grosso do Sul já registrou 19.473 casos prováveis de Dengue, sendo 16.229 casos confirmados, em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 52ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta sexta-feira (03). Segundo o documento, 32 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 17 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias, Campo Grande, Aquidauana, Jardim e Miranda registraram incidência baixa de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande, Bonito, Três Lagoas e Japorã. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 121.368 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida na bula na população. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 207.796 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 2.766 casos prováveis, sendo 919 confirmados. Não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 52 – 2024
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 52 – 2024
Danúbia Burema, Comunicação SES
MATO GROSSO DO SUL
Governo de MS abre Processo Seletivo para contratar profissionais de saúde para sistema prisional
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SAD (Secretaria de Estado de Administração), SES (Secretaria de Estado de Saúde) e Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), publicou no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (20) a abertura do Processo Seletivo Simplificado para contratação de 6 profissionais temporários da área da saúde.
A seleção tem como objetivo preencher vagas na Equipe de Atenção Primária Prisional, que atuará nos estabelecimentos penais de Campo Grande, em conformidade com a PNAISP (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional).
As inscrições estarão abertas de 20 de janeiro a 10 de fevereiro de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site oficial https://www.econcursoms.ms.gov.br, onde os candidatos também devem enviar os documentos para a avaliação curricular.
As vagas disponíveis são para as funções de farmacêutico (3 vagas, carga horária de 40 horas semanais) e técnico de higiene dental (3 vagas, carga horária de 40 horas semanais).
Os interessados podem acessar o edital completo para conferir os requisitos, remuneração, vantagens, atribuições das funções, documentos necessários, cronograma e critérios de pontuação para a avaliação curricular.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Álvaro Rezende
-
MATO GROSSO DO SUL3 dias atrás
Ciência e Inovação: Fundect amplia número de projetos e bolsistas contemplados pelo Pictec
-
MATO GROSSO DO SUL3 dias atrás
Agems renova 148 autorizações provisórias de transporte de passageiros até 2026
-
CIDADES3 dias atrás
Suprova inicia entrega da Certificação Estadual de Protetores de Animais
-
Cultura5 horas atrás
Museu da Imagem e do Som oferece atividades de férias para crianças
-
MATO GROSSO DO SUL5 horas atrás
Governo de MS abre Processo Seletivo para contratar profissionais de saúde para sistema prisional
-
ECONOMIA5 horas atrás
Oficina gratuita ensina uso de drones nas artes e impulsiona economia criativa
-
CIDADES4 horas atrás
Sustentabilidade: Governo de MS moderniza controle de queimadas e fortalece prevenção a incêndios florestais
-
BRASIL4 horas atrás
Rota Bioceânica: Brasil, Argentina, Chile e Paraguai se reúnem em MS para discutir integração e desenvolvimento