MATO GROSSO DO SUL
Calor se intensifica e MS pode registrar máximas de 40°C neste domingo
MATO GROSSO DO SUL
O domingo (23) será de tempo firme em todas as áreas de Mato Grosso do Sul, com destaque para o calor que conforme a meteorologia, deve se intensificar.
O sol predomina entre poucas nuvens ao longo de todo o dia, e as temperaturas seguirão bastante elevadas podendo chegar aos 40°C nas regiões pantaneira e sudoeste.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima uma ampla circulação anticiclônica em médios níveis favorece o tempo estável. Mas a passagem de cavados combinada ao aquecimento diurno pode provocar pancadas de chuvas e tempestades bem isoladas nas regiões pantaneira e centro-norte.
Para o domingo são esperadas temperaturas mínimas entre 20°C a 26°C no Estado, enquanto as máximas podem variar entre 29°C a 40°C. São esperados índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%. Ingerir bastante líquido para aumentar a hidratação do corpo, umidificar ambientes e evitar exposição direta ao sol estão entre as recomendações para aliviar o desconforto do tempo seco.
Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados pelo Cemtec para Campo Grande e alguns municípios de Mato Grosso do Sul.

Mireli Obando, Subcom
Foto: Monica Alves
CARAVINA EM PAUTA
Projeto relatado por Caravina avança e garante cartório para Nova Casa Verde
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em primeira votação, o projeto que prevê a criação de um cartório de registro civil no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.
A proposta, de autoria do Poder Judiciário e com relatoria do deputado estadual Pedro Caravina, representa um avanço importante para a população da região, que atualmente precisa se deslocar cerca de 50 quilômetros para acessar serviços básicos de registro civil.
O distrito de Nova Casa Verde reúne aproximadamente 1.200 propriedades rurais, entre assentamentos e fazendas, o que evidencia a necessidade de ampliar a estrutura de atendimento à população local.
A demanda pela instalação do cartório já vinha sendo acompanhada pelo deputado, que anteriormente apresentou indicação solicitando a implantação do serviço no distrito, reforçando a necessidade de ampliar o acesso da população aos serviços civis.
Segundo Caravina, a medida atende a uma reivindicação antiga da comunidade e contribui diretamente para facilitar o dia a dia dos moradores.
“Estamos falando de acesso. Hoje, muita gente precisa sair do distrito para resolver questões simples. Com o cartório mais próximo, isso muda a realidade da população”, destacou.
O parlamentar ressalta que o tema sempre esteve em pauta em sua atuação, com diálogo junto às lideranças locais e acompanhamento das demandas da região.
Com a criação da nova unidade, a expectativa é garantir mais agilidade, comodidade e dignidade no acesso a serviços essenciais, como registros de nascimento, casamento e outros atos civis.
O projeto prevê que a instalação do cartório ocorrerá após a realização de concurso público, conforme determina a legislação vigente, e integra a reorganização das unidades extrajudiciais no município de Nova Andradina.
A proposta segue agora para as próximas etapas de tramitação na Assembleia Legislativa.
