POLÍCIA
Policiais de Mato Grosso do Sul iniciam capacitação para atuar na execução de medidas protetivas
POLÍCIA

Antes da nova capacitação, policiais militares já passavam por capacitação do Promuse para realizar o atendimento especializado (Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo)
Começou nesta semana o curso de formação de policiais civis e militares para atuarem, em caráter temporário, como oficiais de Justiça no cumprimento de medidas protetivas de urgência. O evento de lançamento aconteceu na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), em Campo Grande, na segunda-feira (7).
A formação faz parte do Acordo de Cooperação Técnica nº 03.010/2025, firmado entre o TJMS, o Governo do Estado — por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) —, a Polícia Civil e a Polícia Militar. O objetivo é garantir maior agilidade e eficiência na entrega de intimações, mandados de prisão e determinações de afastamento do agressor do lar, otimizando o atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Durante a solenidade, o titular da Sejusp, Antonio Carlos Videira, reforçou o caráter inovador da iniciativa. “Capacitar os nossos policiais militares e civis para atuarem como oficiais de justiça é muito mais do que desmistificar — é ousar, é compartilhar responsabilidades. Queremos apoiar e receber apoio. A união entre poderes e instituições transforma gargalos em soluções reais.”
A coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, destacou a importância do projeto.
“Essa é uma medida temporária que vai otimizar muito o trabalho do Judiciário e, principalmente, proteger as mulheres, resguardando sua integridade física, psicológica e a própria vida. A capacitação busca proporcionar aos policiais um olhar mais humanizado, mais solidário, compreendendo a vulnerabilidade extrema em que essas mulheres se encontram”, afirmou.
Também presente na cerimônia, o defensor público-Geral de MS, Pedro Paulo Gasparini, ressaltou a atuação conjunta do sistema de justiça.
“É de suma importância que as mulheres tenham o melhor atendimento. Nós estamos todos imbuídos do mesmo sentimento: dar uma resposta rápida, evitar que novas agressões e ameaças se tornem um crime mais grave. A Defensoria Pública é parceira do Tribunal de Justiça, parceira do Governo do Estado e de todo o sistema de justiça, em prol de menos violência contra as mulheres”.
O diretor-geral da Escola Judicial de MS (Ejud-MS) pontuou o papel essencial dos policiais designados. “Vocês não apenas criaram uma força-tarefa, vocês construíram um modelo de compromisso, eficiência e humanidade. Os policiais e servidores designados que participarão deste curso não serão apenas responsáveis pela execução de mandados — estarão na linha de frente, desempenhando um papel vital na proteção das mulheres em momentos de extrema vulnerabilidade”.
Com duração de cinco anos, o curso representa um avanço significativo na política de enfrentamento à violência contra a mulher no Estado. Caberá ao TJMS a capacitação dos servidores e o envio dos mandados, enquanto a Sejusp será responsável pela designação dos policiais que atuarão diretamente na execução das medidas protetivas.
Comunicação Sejusp


MATO GROSSO DO SUL
Inscrições para Concursos da Polícia Civil e SAS/MS são Prorrogadas

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD), anunciou a prorrogação das inscrições para os Concursos Públicos da Polícia Civil e da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS). A medida visa garantir a participação de todos os interessados após intercorrências no sistema de inscrições devido à alta demanda.
Detalhes da Prorrogação
Inicialmente previstos para encerrarem hoje, 8 de agosto de 2025, as inscrições agora podem ser realizadas até o dia 14 de agosto de 2025. Essa decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico n. 11.910, desta sexta-feira (8). Os candidatos interessados podem se inscrever através do site www.avalia.org.br.
Cargos Ofertados
A prorrogação afeta os seguintes cargos:
- Polícia Civil: Agente de Polícia Judiciária (funções de investigador e escrivão).
- SAS: Agente de Segurança Socioeducativa e Analista de Medidas Socioeducativas.
Compromisso com a Transparência
O secretário da SAD, Frederico Felini, enfatizou o compromisso da pasta com a transparência e a inclusão. “A SAD preza pela transparência em seus processos. Com a prorrogação dos concursos da Polícia Civil e da SAS, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades. Nossas ações visam construir um Mato Grosso do Sul cada vez mais inclusivo, próspero e alinhado com as demandas da modernização do mundo do trabalho”, afirmou Felini.
Impacto no Cronograma
É fundamental que os candidatos confiram os editais atualizados no site www.concursos.ms.gov.br, pois a alteração na data de inscrições impacta outras etapas do cronograma, como:
- Pagamento da guia de inscrição.
- Período de encaminhamento da documentação para programas de reserva de vagas (candidatos autodeclarados indígenas e pessoas com deficiência).
- Publicação preliminar dos candidatos inscritos.
- Período de correção de eventuais erros cadastrais.
- Publicação definitiva dos candidatos inscritos.
A SAD orienta a todos os candidatos a ficarem atentos às novas datas para não perderem nenhuma etapa do processo seletivo.
-
CAMPO GRANDE3 dias atrás
Píton Capitu do Bioparque Pantanal faz check-up para garantir sua saúde
-
CIDADES3 dias atrás
Aparecida do Taboado ganha novo espaço para ajudar mulheres e crianças vítimas de violência
-
BEM-ESTAR MS3 dias atrás
Dourados abre Policlínica do Hospital Regional com mais de 6 mil atendimentos por mês
-
CULTURA3 dias atrás
É Natal Solidário: Governo de MS lança campanha “Caixa Encantada” para arrecadar brinquedos
-
CULTURA3 dias atrás
40 Anos de Histórias: Detran-MS celebra aniversário plantando 80 Ipês
-
BEM-ESTAR MS11 horas atrás
MS Cria Protocolo Unificado para Emergências Psiquiátricas; Atendimento Será Mais Rápido e Humano
-
MATO GROSSO DO SUL2 dias atrás
Governo Federal Protege o Pantanal com Novo Estatuto, Seguindo o Exemplo de Mato Grosso do Sul
-
MATO GROSSO DO SUL11 horas atrás
Gigante de Carnes (JBS) Elogia Gestão de MS; Presidente do Paraguai Acompanha Visita