POLÍTICA MS
Quem terá a coragem de enfrentar o Governo?
POLÍTICA MS

‘A PRETENDIDA’: Não faltam previsões sobre a guerra pela chamada segunda vaga ao Senado. Após a batalha partidária, dos bastidores, virá a campanha a céu aberto. Alguns nomes hiperinflados, cada qual com seu projeto. Mas o que pesará de fato? O prestigio pessoal, apoio de vereadores, prefeitos, deputados, Governo ou do Planalto?
A GUERRA: Observadores se antecipam ao resultado para a Câmara, com base nas últimas eleições onde o PSDB elegeu Beto Pereira, Geraldo Rezende e Dagoberto Nogueira totalizando 242.608 votos – enquanto o PL somou 144.884 votos com Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira. Calcula-se que o quociente deva se repetir.
CAUTELA: Apesar de não beber ‘RedBull’, o pessoal dando asas à imaginação. Fala-se que o vereador Marquinhos Trad (PDT) teria projeto arrojado de disputar o Governo. Puro delírio. Consciente de sua atual estatura política, se limitará a disputa de deputado estadual. A dúvida: seria um ‘voo solo’, sem vinculações com a ‘irmandadeTrad’?
CAFÉ AMIGO: Positivo o papo com o vice-governador José C. Barbosa que mescla competência com discrição e mantendo cumplicidade com o Governo. Aliás, essa tem sido a marca ao longo de sua vida pública. Ativo, não abre mão de seus projetos pessoais, entre eles de ocupar uma cadeira na Câmara Federal. Vai longe.
A SENHA: “Quem são meus amigos? São vocês. Nunca esqueço quem são. Sei quem é amigo de verdade e quem é amigo ocasional só porque sou presidente”. A frase de Lula em ato do MST mostra a guinada à esquerda, iniciada com a nomeação de Gleisi Hoffmann e a possível ida de Guilherme Boulos ao Governo. Ao ‘Centrão’, apenas as migalhas.
SUSPENSE: Bolsonaro será preso? Quando? O fenômeno da vitimização política seria inevitável no caso. Daí se pergunta: esse sentimento de lealdade e revanche de seus seguidores seria transferido ao seu sucessor (candidato) em que percentual? Mas há quem aposte na possibilidade do STF em mantê-lo em liberdade e inelegível.
DA ASSEMBLEIA: Deputadas Gleice Jane, Lia Nogueira e Mara Caseiro foram as elogiadas pela iniciativa e organização das homenagens às Mulheres Atípicas. Deputado Paulo Duarte pediu em nome da Associação dos Moradores mudança do itinerário de ônibus no Jardim Noroeste. Deputado Rinaldo propõe maior rigor nas penas de autores de feminicídio, inclusive multa de até R$500 mil. Deputado Jr. Mochi eleito corregedor da Assembleia Legislativa. Deputado Lídio é o novo coordenador da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente. Deputado Zé Teixeira: reivindicando ações do Governo para Caracol e Fatima do Sul. Deputado Marcio Fernandes sugere mudanças na lei regulando a pesca, transporte e comercialização do Dourado. Deputado Caravina requer o retorno temporário de policiais civis para reforçar a segurança, defasada pelas aposentadorias e óbitos. Deputado Gerson Claro, participação decisiva no evento homenageando as ‘Mães Atípicas’. Deputado Antonio Vaz requer reabertura do Posto Policial do distrito de Quebracho. Deputado Lucas de Lima apresentou diversas reivindicações de moradores de diferentes regiões à prefeita Adriane Lopes, da capital.
OBSERVAÇÕES: As propagandas das Casas Bahia sumiram da TV. Porque? Ora! Pelo custo baixo migraram para a internet. Já os telejornais aumentaram o espaço para a malvadeza (noticiário policial) para segurar a audiência que resta. O brasileiro cansou das mesmices da ‘telinha’ e optou pelo celular, o cara da vez das comunicações.
ANTENADO: Temos 3 federações integradas por 7 partidos com validade até 2026. São elas: ‘Fé Brasil com PT, PCdoB e Partido Verde. Resta ainda a Federação PSDB-Cidadania e ainda a Federação PSOL-Rede oficializando a união do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) com a Rede Sustentabilidade (Rede).
EXPLICANDO: As federações partidárias têm o caráter permanente, podem apresentar concorrentes a todos os cargos, tanto nas eleições majoritárias quanto nas proporcionais. Já as coligações, valem apenas para uma eleição, podendo ser desfeita em seguida. Observação: elas valem só para as chamadas eleições majoritárias.
CASTIGOS: Para moralizar as regras ficou estabelecido que o partido que se desligar antes do prazo mínimo de 4 anos de uma federação, não poderá ingressar em outra. Também não poderá celebrar coligação nos 2 pleitos seguintes, além de não ter acesso ao Fundo Partidário durante o tempo que faltar para completar o período que deveria integrar a federação.
RECONHECIMENTO: A ideia foi do deputado Hashioka que a repassou à senadora Tereza Cristina que conseguiu aprovar o PL alterando o art. 225 da Carta Magna – ao incluir expressamente o Pantanal Sul-Mato-Grossense entre os espaços cujo uso exige a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Hoje a Constituição cita apenas ‘Pantanal Mato-Grossense’, excluindo a porção localizada no MS – 65% do bioma.
FANATISMO: “…Depois que os petistas dividiram o Brasil entre “nós e eles”, a nação separou-se em 2 partidos. Os que criticam o governo e os outros. Estes não consideram ao jeito petista de governar como discordância com o meio, mas como uma torcida cega contra o país. Quando na verdade, discutir outras maneiras de governar, sim é amar o Brasil…” (Jorge W. Simeira Jacob)
POLÊMICA: A Câmara Municipal de Curitiba negou-se a conceder voto de louvor a um ator local porque ele alegara que o fascismo é a “cara da classe média curitibana”. Levaram em conta a opinião dele, ignorando o valor de seu trabalho. Alguém lembrou que se os vereadores escutassem o que a população fala deles, mudariam de opinião, de postura.
‘SURDOS’: Esse recado através desta opinião anônima, mas legítima, vale para tantas outras Câmaras. Aproveitando-se do velho sistema corporativista, elas se proclamam intocáveis e se distanciam dos anseios da população. Não se discute aqui o custo mensal do vereador e de cada Câmara. Isso, seria tema para um filme de horrores.
‘PROGRESSO’: Mais de 300 nascentes de água na Costa Leste desapareceram e uma grande lagoa em Selvíria secou. Estudos mostram que o eucalipto prejudica a biodiversidade, reduz o nível freático em meio metro por ano, consumindo 230 litros de água por metro quadrado plantado a mais que o cerrado. A Assembleia Legislativa começou a debater a questão. Promete.
NA INTERNET: Os Correios dos EUA criaram um selo com a foto de Trump. Mas o novo selo não estava colando nos envelopes. O fato enfureceu Trump que exigiu uma investigação. Após dias de testes, 2 milhões de dólares gastos pelo Congresso, eis que a comissão apresentou suas conclusões: O selo perfeito e nada de errado com o adesivo. As pessoas estão cuspindo no lado errado.
PONTO FINAL:
“ Nossa época é maravilhosa, podemos dizer tudo. É exatamente por isso que não devemos dizer tudo”. (Raymundo Aron – Pensador)


POLÍTICA MS
Candidatos: a ordem é esperar a janela partidária

RUBEM ALVES: “Aprender por aprender é estupidez. Somente os idiotas aprendem coisas para as quais não têm uso. Isso explicaria o fracasso de nossas escolas. É fácil levar a égua até o meio do ribeirão. O difícil é convencê-la a beber água. É fácil obrigar o aluno a ir à escola. O difícil é convencê-lo a aprender aquilo que não quer aprender. ”
PONTO DE VISTA: “Desde que governos de esquerda ascenderam no Brasil, há um esforço doutrinário para fazer crer que o brasileiro é racista. É que estimular o racismo fortalece a “luta de classes”. O esforço foi acelerado nos governos petistas, e mais, desde 2007, quando se discutiam as quotas raciais nas universidades (implantadas em 2012)”. (Irapuan Costa Jr – ex-governador de Goiás).
PRESENTE: Quem não é visto não é lembrado. Ao contrário de Pedro Pedrossian que sem mandato ‘desaparecia’, o ex-governador Reinaldo não perde a chance de se fazer presente em eventos diversos. Ele foi visto servindo churrasco na Expogrande e prestigiou o lançamento da pedra fundamental da fábrica da Arauco em Inocência.
‘BIRUTAS’: Muitos candidatos ficarão ao sabor do vento até abril para escolherem o novo partido. Hoje, por exemplo, é impossível saber qual o futuro partidário de Azambuja e do governador Riedel por uma série de fatores. Existe inclusive a expectativa quanto a decisão do STF no processo contra Bolsonaro.
ASSUMIDO: O deputado João Henrique (PL) critica a esquerda contra a anistia ao pessoal de 8 de janeiro. E cita: Lula lutou pela anistia de 1979 e beneficiou até quem cometeu violência e crimes de sangue. Em 1959, no Governo JK foram anistiados os revoltosos de Jacareacanga; em 1945 Getúlio Vargas anistiou Prestes Maia – que se elegeu senador no mesmo ano.
IMUTÁVEL: Há pouco Sarney elogiou Lula. Foi o sim para a posição do MDB nas eleições de 2026. E não podia mesmo ser diferente. Quem conhece a sigla sabe que ela gosta de ser coadjuvante do poder, não importa de quem. A direção nacional negocia com o Planalto como transação comercial qualquer. O restante que se exploda.
CONSEQUÊNCIAS: A principal delas ‘sobra’ para os partidários de outros estados que por razões locais não podem se alinhar ao PT. O deputado Junior Mochi (MDB) explica: “não há como apoiar candidatura do PT e da esquerda. Prevalecem apenas os interesses dos caciques. ” Mochi faz a sua política, de olho no concorrente Puccinelli no MDB.
OPINIÃO: A inelegibilidade de Bolsonaro pode ser vista, por muitos, como uma oportunidade. Sua ausência abre espaço para novas lideranças disputarem o campo conservador sem enfrenta-lo diretamente, além de reduzir a temperatura do debate e permitir pontes com o centro político. (Hubert Alqueres, presidente da Academia Paulista de Educação).
ENFIM JUNTAS? Parece que sim. As tratativas entre o União Brasil e o PP estão adiantadas para formar um bloco de 109 deputados federais,13 senadores, 6 governadores, ¼ dos prefeitos e com robusto fundo eleitoral para gastar em 2026. Essa federação teria a situação impensável: Rose Modesto, Adriane Lopes e Tereza Cristina juntas. Isso se chama política.
DESEMBARCAR: Esse termo foi excluído do dicionário petista, mesmo após Riedel dizer sim a anistia. É a conclusão, após o deputado Zeca do PT ter rasgado a seda em elogios a pessoa e Governo de Eduardo Riedel por atender o pedido de adoção do Selo de Certificação dos Produtos de Agricultura Familiar. Por enquanto, ‘tamo junto’.
SINCERA: Deputada com boa inserção popular na Grande Dourados, Lia Nogueira confessou ao colunista que a vice-prefeita Gianni Nogueira conquistou dividendos eleitorais ao discursar na Avenida Paulista pela anistia de 8 de janeiro. Lia lembra que a posição assumida de Gianni a favor de Bolsonaro agrada o eleitor anti-PT,
INCOMODADO? Ouvi no saguão da Assembleia Legislativa o papo de que o vice governador José Carlos Barbosa, já estaria questionando com seus botões sobre a sua situação em 2026. Costuraria sua reeleição ou disputaria a concorrida Câmara Federal? Ele é o vice ideal: preparado, não conspira e se coloca no seu devido lugar.
É GUERRA! Aquela paz do interior é aparente. Imagine o clima em Nova Andradina após a sentença cassando o mandato do prefeito, vice e secretários! Além do foguetório de adversários, das ironias e piadas, ainda existem as cruéis redes sociais. A decisão do recurso pelo TRE, deve ocorrer em 90 dias. Até lá é insegurança total, o clima pesado.
POLÍTICA: Das 5.571 cidades só 214 tiveram candidaturas únicas em 2024. E 73% das cidades tem entre 10 mil e 20 mil habitantes, o que desmistifica a tese de que as comunidades menores são mais unidas. A falta de candidatos se deve apenas aos entraves burocráticos e a imagem negativa dos candidatos e políticos.
‘PANELA’: Que contraste! Estevão Petrallas (sucessor de Cezário) ganhará R$215 mil mensais como presidente da nossa Federação de Futebol e aqui o nível deste esporte está abaixo de zero. Fruto do sistema corrupto vigente na CBF, agora chefiado por Ednaldo Rodrigues, sucessor de Ricardo Teixeira e Marco Del Neto. ‘Merecemos? ’
VIGILANTE: Deputado Junior Mochi dando a última cartada para suspender o leilão de repactuação da concessão da BR-163 no dia 22 de maio. Espera-se que o MPE atenda ao pedido de apuração das denúncias e irregularidades da CCR MS vias e que conclua as obras dos 656 kms restantes. É o fim da picada – só no Mato Grosso do Sul.
ALERTA: Cassino não, mas outros jogos de azar sim! Caso das Bets com muita propaganda, patrocinando 18 dos 20 times de futebol da Série A. Foi bem o deputado Pedro Kemp ao denunciar o desvio da grana da comida e dos remédios de uso contínuo do brasileiro para se gastar em apostas esportivas, mostradas como meras diversões.
DA ASSEMBLEIA-1: Deputado Lucas de Lima: destinou emenda de R$550 mil ao Hospital Darci Bigaton (Bonito) e R$80 mil à Nioaque. Deputado Roberto Hashioka: Destinou emenda de R$300 mil ao Laboratório da Faculdade de Engenharia da UEMS em Nova Andradina. Deputado Marcio Fernandes obteve reconhecimento de utilidade Pública da Associação de Amigos MiauAu de Sonora junto ao Governo Estadual. Deputado João Henrique: autor de PL dispondo sobre as garantias de direitos dos associados da Cassems. Deputado Antonio Vaz: autor de PL proibindo contratação pelo Governo Estadual de condenados por crimes sexuais contra menores e adolescentes. Deputado Paulo Duarte: autor de PL obrigando as transportadoras designarem data e hora para entrega de produtos e serviços. Deputada Mara Caseiro: trabalha por mais segurança na rodovia MS-223 e construção de ponte de concreto sobre o rio Coxim, em Camapuã. Deputado Gerson Claro; papel importante pela suspensão do pedágio na BR-163 para a CCRVias antecipar cronograma da duplicação. Concilia bem as funções de presidente com as atribuições parlamentares.
DA ASSEMBLEIA-2: Deputado Pedro Caravina: tem proposta limitando o valor dos empréstimos consignados aos funcionários públicos estaduais. Deputado Zé Teixeira: atua para levar desenvolvimento para cidades de diferentes regiões. Um exemplo. Deputado Lídio Lopes: defensor do trabalho prestado pelo Hospital do Câncer Alfredo Abrão reconhecendo a atuação de sua diretoria. Deputada Lia Nogueira: Tem projeto de incentivo a contratação de mulheres em situação de violência doméstica e para a autonomia financeira delas. Deputado Rinaldo Modesto: sempre atento as demandas da saúde envolvendo principalmente a Santa Casa, com observações construtivas e sensíveis. Deputado Deputado Pedrossian Neto: De ótimo conceito pelas suas intervenções e abordagens com argumentos técnicos. Cuida bem das relações do Estado e entidades prestadoras de serviços como é o caso da Santa Casa. Deputado Neno Razuk: investe na sua reeleição com posições partidárias claras. Defensor da natureza e das causas indígenas. Bom trânsito no Governo.
PILULAS DIGITAIS:
Trump mandou recado: fecha ou ele toma a Casa China. (internet)
Com as Bolsas do globo despencando, quanto valeria hoje uma Louis Vuitton?
São tantos dias de luta que já estou começando a ficar agressivo. (Internet)
Umberto Eco: “ as redes sociais deram voz aos imbecis. ”
Amizade sólida só nasce em bar. Nunca se viu amizade feita em leiteria.
O que é assaltar um banco, comparado com fundar um banco? (Bertold Brecht)
Jair Bolsonaro pode ser culpado, mas o STF não é inocente. (Mario Sabino)
O sumiço do Conselheiro Valdir Neves continua até quando? (Internet)
Só os times do Mirassol e do Bragantino não tem patrocínio de casas de apostas.
-
GERAL6 dias atrás
Reunido na Expogrande, conselho do FCO aprova mais R$ 224 milhões em financiamentos rural e empresarial
-
SAÚDE7 horas atrás
Destaque nacional, HRMS tem as melhores práticas de segurança do paciente na UTI em MS
-
Cultura6 dias atrás
MS Cultural 2025 transforma Mato Grosso do Sul em palco para grandes artistas brasileiros
-
SAÚDE5 dias atrás
Programa MS Saúde celebra mais de 200 cirurgias corretivas para fissura labiopalatina
-
SAÚDE7 horas atrás
Drive-thru da SES ultrapassa 7 mil doses aplicadas e segue com plantão até quinta-feira
-
CIDADES6 dias atrás
Sala adaptada garante acolhimento e inclusão, somando mais de 1,7 mil de identidades com símbolo do TEA
-
MATO GROSSO DO SUL1 dia atrás
Governo de Mato Grosso do Sul inicia monitoramento estratégico dos Contratos de Gestão
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrás
Parcerias Público-privadas de Mato Grosso do Sul são referência em debate internacional