SAÚDE
Mato Grosso do Sul registra 16.131 casos confirmados de dengue em 2024
SAÚDE
Mato Grosso do Sul já registrou 19.502 casos prováveis de dengue, sendo 16.131 casos confirmados, em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 49ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (11). Segundo o documento, 32 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 17 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias, Jateí, Japorã, Caracol, Juti, Água Clara, Aquidauana, Rio Brilhante, Itaquiraí, Bataguassu, Jardim, Ivinhema, Chapadão do Sul, Amambai, e Maracaju registraram incidência baixa de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande, Bonito, Japorã e Três Lagoas. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 113.027 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida na bula na população. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 189.910 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 2.817 casos prováveis, sendo 921 confirmados. Não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 49 – 2024 Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 49 – 2024
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 49 – 2024
Helton Davis, comunicação SES
Foto: Bruno Rezende
SAÚDE
Com práticas de segurança do paciente mais consolidadas, Funsau cumpre 100% do Contrato de Gestão
A Funsau (Fundação Serviços de Saúde), responsável pela gestão do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), cumpriu 100% do Contrato de Gestão assinado com o Governo do Estado no primeiro semestre do ano passado. Uma das entregas mais significativas foi o aumento do índice de conformidade das práticas de segurança do paciente em relação ao ano anterior.
As práticas de segurança do paciente são medidas que visam prevenir e reduzir o risco de danos aos pacientes durante o processo de cuidado. A segurança do paciente envolve prevenção de erros e eventos adversos que podem ocorrer durante o processo de cuidado.
Por isso, alguns procedimentos adotados no HRMS são fundamentais para que o paciente esteja mais seguro durante a internação ou realização de algum procedimento no HRMS.
“Temos avançado na organização dos protocolos e treinamentos em segurança do paciente, o que garantiu o aumento do indicador de conformidade, chegando a 90%. Temos reforçado continuamente a importância da identificação correta do paciente, a necessidade de uma comunicação clara e objetiva e a orientação adequada sobre medicações e procedimentos, por exemplo. O objetivo é sempre garantir que os pacientes tenham acesso a um serviço de qualidade”, explica a diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional do HRMS e ponto focal do Contrato de Gestão, Roberta Higa.
Outro iniciativa prevista no Contrato de Gestão e já executada é o “HRMS Digital”, que previa a disponibilização dos resultados de exames digitalmente. Todos os exames laboratoriais realizados no HRMS são disponibilizados no site www.hospitalregional.ms.gov.br/exames/ e podem ser acessados com o login e senha entregues no momento da coleta.
Por meio do projeto “HRMS de Portas Abertas para o Ensino”, foi produzido e ofertado gratuitamente o curso “MS Amigo da Criança” a profissionais de saúde dos municípios de Mato Grosso do Sul, com foco na saúde da criança e aleitamento materno.
Cerca de 500 profissionais de mais de 40 municípios sul-mato-grossenses e de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Paraná, participaram da capacitação.
O projeto “Modernização Hospitalar em Ação”, que consistia na realização de um estudo técnico de diagnóstico situacional da infraestrutura do HRMS, também foi 100% concluído.
Para a diretora-presidente da Funsau, Marielle Alves Corrêa Esgalha, a execução de todos os projetos previstos no Contrato de Gestão mostra o empenho e compromisso do HRMS em oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes.
“Em 2024, por mês, tivemos em média 1,5 mil pacientes internados e 5,8 mil consultas ambulatoriais realizadas, além de aproximadamente 2,5 mil pessoas atendidas no Pronto Atendimento Médico. Ao atingirmos 100% das metas estabelecidas, reafirmamos nosso compromisso com a eficiência, a transparência e a qualidade no atendimento aos nossos pacientes”, afirma.
O Contrato de Gestão da Funsau conta, ao todo, com seis projetos, que incluem, ainda, ações de sustentabilidade e aprimoramento da gestão.
Patrícia Belarmino, Comunicação FUNSAU/HRMS
-
Cultura3 horas atrás
Museu da Imagem e do Som oferece atividades de férias para crianças
-
MATO GROSSO DO SUL3 dias atrás
Agems renova 148 autorizações provisórias de transporte de passageiros até 2026
-
CIDADES3 dias atrás
Suprova inicia entrega da Certificação Estadual de Protetores de Animais
-
CIDADES3 horas atrás
Sustentabilidade: Governo de MS moderniza controle de queimadas e fortalece prevenção a incêndios florestais
-
BRASIL3 horas atrás
Rota Bioceânica: Brasil, Argentina, Chile e Paraguai se reúnem em MS para discutir integração e desenvolvimento
-
MATO GROSSO DO SUL3 dias atrás
Ciência e Inovação: Fundect amplia número de projetos e bolsistas contemplados pelo Pictec
-
MATO GROSSO DO SUL3 horas atrás
Governo de MS abre Processo Seletivo para contratar profissionais de saúde para sistema prisional
-
ECONOMIA3 horas atrás
Oficina gratuita ensina uso de drones nas artes e impulsiona economia criativa