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Regional de Três Lagoas faz 1ª cirurgia neurológica em novo setor e define protocolos com equipe da SES

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Cirurgia de craniotomia em paciente de 62 anos consolida Três Lagoas como referência em neurologia na Costa Leste

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) segue avançando na ampliação da assistência neurológica com a consolidação da neurologia no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas. Após iniciar o atendimento especializado em neurologia no dia primeiro de março, o hospital já realizou sua primeira cirurgia na especialidade: uma craniotomia, consolidando Três Lagoas como polo de referência para toda a região.

Visita técnica contou com a superintendente de Gestão Estratégica, Maria Angélica Benetasso; e equipe da Assessoria Técnica Médica: o titular, Dr. João Ricardo Tognini, e Dr. Rodrigo Quadros.

Nesta semana, equipe da SES esteve na unidade para definir protocolos para a nova modalidade de atendimento. A primeira intervenção cirúrgica feita na unidade, a craniotomia, é um procedimento que consiste na retirada de parte do osso do crânio para acessar o cérebro.

A cirurgia foi realizada na última quarta-feira (5) em um paciente de 62 anos, que sofreu uma queda da própria altura, e durou 45 minutos. A equipe médica especializada contou com suporte completo para garantir a segurança do paciente e a qualidade do procedimento.

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A inclusão da neurologia dentro do modelo de regionalização da saúde faz parte do processo de descentralizar os atendimentos de alta complexidade, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes. Agora, moradores da Costa Leste contam com um serviço especializado mais próximo, garantindo mais agilidade e qualidade na assistência.

O fortalecimento da especialidade em Três Lagoas como polo de referência reafirma o compromisso da SES em estruturar os hospitais regionais e interiorizar serviços médicos antes concentrados na Capital. “A Neurologia sempre foi um sonho para nós, e agora estamos empenhados em continuar aperfeiçoando o que fazemos aqui”, pontuou o diretor-geral do hospital, Henrique Schultz.

Protocolos de atendimento

Para garantir a organização e a eficiência do novo serviço, uma equipe da SES esteve no hospital nesta semana para alinhar fluxos e definir protocolos de atendimento. A visita técnica contou com a participação da superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso; e da equipe da Assessoria Técnica Médica: o titular, Dr. João Ricardo Tognini, e Dr. Rodrigo Quadros.

Segundo a superintendente, a implantação do serviço no Hospital Regional Magid Thomé representa um avanço expressivo para a regionalização da saúde. “Desde o dia 1º de março, o hospital passou a ser referência nesta especialidade para toda a Costa Leste. Viemos conhecer de perto a equipe, os fluxos e alinhar diretrizes para garantir a melhor assistência aos pacientes”, detalhou.

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Equipe da SES esteve no hospital nesta semana para alinhar fluxos e definir protocolos de atendimento.

Danúbia Burema, Comunicação SES

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Destaque nacional, HRMS tem as melhores práticas de segurança do paciente na UTI em MS

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O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) foi destaque nacional na avaliação das práticas de segurança do paciente realizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Maior hospital público de Mato Grosso do Sul, o HRMS ficou em primeiro lugar entre os hospitais sul-mato-grossenses e tem “alta conformidade” às práticas de segurança dos pacientes em leitos de UTI.

A avaliação foi realizada entre hospitais com UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) adulto no último ano. Em todo o país, foram mais de 1,5 mil hospitais avaliados e, em Mato Grosso do Sul, 29.

O HRMS, hoje, conta com 29 leitos de UTI adulto, 8 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI Neonatal e 10 leitos na UCO (Unidade Coronariana), que também é uma unidade de terapia intensiva, mas dedicada apenas ao tratamento de pacientes com doenças cardíacas graves.

Em hospitais como o HRMS, que contam com UTI adulto, centro cirúrgico e centro obstétrico, são avaliados 21 indicadores, que analisam desde a existência do Núcleo de Segurança do Paciente, protocolos implantados de prevenção de lesão por pressão e de identificação do paciente, por exemplo.

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No Hospital Regional de MS, o Núcleo de Segurança do Paciente existe desde 2013 e é responsável por promover ações voltadas à segurança e à qualidade do atendimento aos pacientes. Ele atua em várias frentes para reduzir o risco de danos e eventos adversos durante o processo de cuidado, além de implementar boas práticas de segurança no ambiente hospitalar.

Entre as principais funções do Núcleo, estão a identificação de riscos à segurança dos pacientes dentro do hospital, implementação de protocolos e boas práticas, capacitação e treinamento de profissionais, monitoramento e avaliação dos indicadores de segurança, além da promoção da cultura de segurança entre os profissionais de saúde.

“A segurança do paciente é sempre a nossa prioridade máxima. Aqui no HRMS fazemos um acompanhamento contínuo dos indicadores de segurança e a análise dos eventos adversos para garantir que as boas práticas têm sido adotadas. Por meio delas, conseguimos fortalecer a prevenção de infecções e garantir as boas práticas assistenciais”, afirma a chefe do Núcleo de Segurança do Paciente do HRMS, enfermeira Simone Carvalho.

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De acordo com a Anvisa, a avaliação objetiva “promover a gestão dos riscos e a adoção de práticas de segurança em serviços de saúde do país, reforçando a cultura de segurança e propiciando o aprimoramento do cuidado prestado aos pacientes e melhoria da qualidade nesses serviços”.

Para a diretora-presidente da Funsau (Fundação Serviços de Saúde de MS), Marielle Alves Corrêa Esgalha, o reconhecimento da Anvisa reforça o comprometimento de cada profissional que atua no Hospital Regional.

“Esse resultado é motivo de muito orgulho para todos nós. Ele mostra que estamos no caminho certo, com um trabalho sério, permanente e coletivo, que coloca a segurança do paciente sempre em primeiro lugar. Além disso, nos motiva a continuar aprimorando nossos processos, sempre com foco na qualidade do atendimento e no cuidado com a vida”, assegura.

Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS

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