TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

TALEBAN: Atletas paralímpicos do Afeganistão conseguem deixar o país, mas perdem jogos de Tóquio

Publicados

ESPORTES

Segundo o Comitê Paralímpico Internacional (CPI), Zakia Khudadadi e Hossain Rasuli estão em um lugar seguro, mas não têm condições emocionais de disputar a Paralimpíada.

Dois atletas paralímpicos da delegação do Afeganistão conseguiram deixar o país com segurança após a retomada do controle pelo Taleban. Zakia Khudadadi e Hossain Rasuli iriam competir na Paralimpíada de Tóquio, no tae kwon do, mas não conseguiram chegar a tempo na capital japonesa para participar do evento.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo Comitê Paralímpico Internacional (CPI). De acordo com o porta-voz da entidade, Craig Spence, ambos estão em um local seguro agora, mas não têm condições emocionais de disputar os Jogos.

“Não vou dizer onde estão porque não se trata de esporte, e sim de vidas humanas. Precisamos proteger as pessoas”, disse Spence em uma entrevista coletiva em Tóquio. “Claramente passaram por uma experiência traumática, recebem assistência psicológica”, concluiu

Segundo o canal australiano ABC, os dois integram um grupo de 50 atletas afegãos que foram levados para a Austrália nesta terça-feira, mas não há confirmação oficial das autoridades do país. Jogadoras da seleção afegã de futebol feminino estavam no mesmo voo.

Leia Também:  Copa Mercosul de Basquete de Base promove intercâmbio cultural e esportivo entre jovens atletas

Khudadadi, de 23 anos, seria a primeira mulher a representar o Afeganistão nos Jogos Paralímpicos. Na última semana, ela gravou um vídeo pedindo ajuda para deixar Cabul e realizar o sonho de competir no Japão.

Nesta terça-feira, a bandeira afegã foi exibida simbolicamente na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, apesar da ausência da delegação do país.

CREDITO: ESTADÃO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Mato Grosso do Sul projeta o esporte para 2035: foco em inclusão e alto rendimento

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso do Sul deu um passo decisivo para o futuro do setor esportivo. Durante a Conferência Estadual de Esporte e Lazer, realizada entre ontem (26) e hoje (27) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, foi consolidado o planejamento estratégico que norteará o estado pelos próximos 10 anos.

O plano, que se estende até 2035, foca na democratização do acesso à prática esportiva — desde a base escolar até a terceira idade — e na estruturação do esporte de excelência.

O Salto no Investimento

A transformação do cenário esportivo sul-mato-grossense foi evidenciada por números expressivos. O governador Eduardo Riedel relembrou que, em 2015, o orçamento anual era de apenas R$ 6 milhões. O cenário atual é outro:

  • 2025: R$ 41 milhões investidos.

  • 2026 (até março): R$ 8,3 milhões já aplicados.

  • Total recente: R$ 49,3 milhões destinados a bolsas, editais, infraestrutura e logística.

“Não é só uma questão de orçamento. É também de liderança, de motivação e de exemplo”, afirmou Riedel, destacando a importância das 354 escolas estaduais que hoje servem como centros de massificação esportiva para 200 mil alunos.

Exemplo de Ouro: O Retorno de Yeltsin Jacques

Um dos momentos mais marcantes do evento foi o depoimento do paratleta Yeltsin Jacques. Dono de três ouros paralímpicos (Tóquio e Paris), ele relembrou quando precisou deixar o estado em 2012 por falta de apoio.

  • 2012: Partida para São Paulo em busca de estrutura.

  • 2017: Retorno definitivo ao MS após notar a profissionalização da gestão estadual.

  • Resultado: Conquistou a histórica 100ª medalha de ouro do Brasil em Paralimpíadas treinando em solo sul-mato-grossense.

Leia Também:  Neymar jantou com Bruna Biancardi e Messi, diz 'The Sun'

Os Pilares do Novo Planejamento (2026-2035)

A conferência reuniu gestores, atletas e profissionais da área para definir as diretrizes que serão transformadas em lei. Os principais objetivos incluem:

  1. Reformulação do Sistema Estadual de Esporte e Lazer: Modernização das normas vigentes.

  2. Criação do Conselho Estadual: Garantia de participação da sociedade civil nas decisões.

  3. Reestruturação do Fundo Desportivo: Otimização do repasse e aplicação de recursos.

  4. Apoio Técnico: Manutenção de programas pioneiros, como o Bolsa Técnico.

O titular da Setesc, Marcelo Miranda, enfatizou que o MS já colhe frutos dessa organização, citando o 4º lugar nacional no paradesporto como prova de que o estado se tornou uma referência técnica, apesar de sua dimensão territorial.

Conhecimento Técnico

O evento contou ainda com a expertise do Dr. Fernando Marinho Mezzadri, professor titular da UFPR e consultor da UNESCO, que ministrou a palestra magna sobre os novos desafios legais do esporte como direito fundamental.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA