MATO GROSSO DO SUL
Big Data: Fundtur publica Edital para desenvolvimento de plataforma de inteligência turística
MATO GROSSO DO SUL
Foi publicado na última quinta-feira (20) Edital de chamamento público voltado para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Estado, com o objetivo de selecionar proposta para o desenvolvimento e implementação de uma plataforma de inteligência turística com base em “Big Data” (grande volume de dados coletados de forma on-line).
Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS), Bruno Wendling, a plataforma mostrará dados importantes para o monitoramento da atividade turística. “É uma ferramenta fundamental, pois vai nos dar condições de tomar melhores decisões e até prever alguns cenários futuros. O conjunto de dados e informações por meio de um sistema de inteligência turística vai nos permitir traçar estratégias ainda mais assertivas de promoção, de apoio à comercialização e de ações voltadas para o mercado. Com certeza vai instrumentalizar muito mais o Observatório do Turismo”.
A plataforma permitirá monitorar toda a complexidade da atividade turística sul-mato-grossense, a partir da análise de dados e comportamento online dos usuários, durante todo o processo da viagem (seleção do destino e compra, realização da viagem e pós viagem) e compartilhamento, a partir de informações de perfil e comportamento do turista, movimentação aérea, hotelaria, gastos e rastros digitais.
ObservaturMS com Big Data
O Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul (ObservaturMS), implementado em 2017 pela FundturMS, se configura uma importante ferramenta de gestão para o turismo sul-mato-grossense. No entanto, a inovação aumenta a competitividade e, na fase de elaboração de estratégias e definição de prioridades, as informações atualizadas auxiliam na tomada de decisões.
“A implementação da plataforma será um passo muito importante para o ObservaturMS ao realizar as entregas com base em Big Data e será um complemento ao que já vem sendo executado. Porém não olharemos apenas os dados passados, mas passaremos a ver cenários futuros incentivando sobremaneira novos negócios e investimentos no setor”, explica a Dra. Danielle Cardoso de Moura, gerente do ObservaturMS.
Entrega das propostas
As propostas deverão ser entregues em envelope lacrado na sede da Fundação de Turismo de MS e o prazo limite é dia 21 de fevereiro de 2022, às 17h. Informações sobre documentação, forma e local de apresentação da proposta, processo de seleção, cronograma, entre outras, estão disponíveis no site www.turismo.ms.gov.br/editais-e-convenios.
Texto e foto: Débora Bordin – FundturMS
CULTURA
Centro de Campo Grande recebe dois dias de shows gratuitos, batalhas de rima e feira
O centro de Campo Grande será o cenário de um amplo encontro de ritmos, linguagens artísticas e manifestações culturais no final deste mês. Nos dias 30 e 31 de maio, o cruzamento das ruas Maracaju e 14 de Julho receberá a Revoada Cultural. O evento, totalmente gratuito, tem como objetivo transformar a região central em um polo de convivência, arte urbana e ocupação cultural.
Ao todo, serão mais de 23 horas de programação distribuídas ao longo do fim de semana. O público poderá acompanhar apresentações de artistas locais e nacionais em gêneros que vão do samba, forró e sertanejo caipira à MPB, hip hop, rap, reggae e rock. Além das atrações musicais, o evento contará com danças urbanas, manifestações populares, batalhas de rima, intervenções artísticas, além de uma feira cultural com gastronomia e artesanato.
A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura e revitalizar o uso do espaço público na região central de Campo Grande, promovendo a integração entre diferentes públicos em um ambiente aberto.
Destaques da Programação
Um dos principais nomes confirmados é o rapper GOG, ícone da história do hip hop brasileiro, que se apresenta no sábado (30) ao lado do grupo Bros MCs. A grade do evento também prioriza a cena local, reunindo diversos coletivos e músicos de Mato Grosso do Sul.
Cronograma Completo do Evento
Sábado, 30 de maio
-
10h00 – Cortejo da Revoada
-
12h20 – Marlon Maciel e grupo Trem Pantaneiro
-
13h25 – Gabriel Chiad
-
14h25 – Lara Tango + Dança Urbana
-
14h55 – Engenheiro Edson
-
15h50 – Pantanal de Lino (Salim)
-
16h30 – Sandim + Manuzera + Lauren Cury
-
17h35 – Juci Ibanez
-
18h25 – Coletivo Rabiscada
-
18h35 – Slam + Batalha
-
19h50 – Magão convida Falange da Rima
-
20h50 – Coletivo Rabiscada
-
21h15 – GOG convida Bros MCs
-
22h15 – Anarandá convida Katú Mirim
-
23h05 – DJ Shabba
Domingo, 31 de maio
-
12h20 – Orquestra UFMS
-
12h55 – Marcelus e Marcela – Mar & Mar
-
13h50 – Lara Árabe + Kpop
-
14h20 – DJ Lady Afro
-
15h05 – Ana Lua e Pedro Espíndola
-
16h00 – Kalu
-
16h50 – Coletivo Soul Art
-
17h10 – Roda de Samba da Revoada
-
18h30 – Karla Coronel
-
19h30 – Forró Flor de Pequi + Rolê da Dança
-
20h30 – Coletivo Soul Art
-
20h50 – Beget de Lucena
-
21h55 – Gabriel Noah
-
22h55 – Corvo e os Malditos do Cerrado
-
CIDADES6 dias atrásBioparque Pantanal sedia congresso nacional sobre conservação e sustentabilidade ambiental
-
MATO GROSSO DO SUL7 dias atrásPrazo para Declaração Obrigatória de Rebanho Termina em 1º de Junho
-
CULTURA6 dias atrásCentro de Campo Grande recebe dois dias de shows gratuitos, batalhas de rima e feira
-
EMPREGO6 dias atrásAção itinerante da Funsat oferta 500 vagas de emprego no bairro Jardim Noroeste
-
GERAL6 dias atrásPrazo para declaração obrigatória de rebanho em Mato Grosso do Sul termina em 1º de junho
-
BEM-ESTAR MS6 dias atrásDrive-thru de vacinação encerra mobilização com mais de 10 mil doses aplicadas em Campo Grande
