MATO GROSSO DO SUL
Costa Rica goleia Comercial e vai à liderança do grupo; confira todos os resultados
MATO GROSSO DO SUL
Atual campeão, o Costa Rica goleou o Comercial por 4 a 0, neste domingo (13), e retomou a liderança do grupo A da primeira fase do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2022. Também pela quarta rodada, o Naviraiense foi a Rio Brilhante e venceu o Águia Negra, pelo placar de 3 a 0. O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), é o principal apoiador da competição.
Ao lado de seu torcedor, no Estádio Municipal Laerte Paes Coelho (Laertão), a Cobra do Norte se impôs e não encontrou dificuldades perante o Colorado, em partida válida pelo grupo A. Jorginho, Maikon Aquino, Bruninho e Nestor balançaram as redes. Com apenas dois jogos disputados, o Costa Rica agora é o líder do grupo A, somando seis pontos.

A Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Serc) também entrou em campo pela segunda vez no Estadual e conseguiu os primeiros três pontos, no grupo A. O triunfo veio diante do União/ABC, no Estádio Municipal Ijair Tomquelsqui (Toca do Pica-Pau), em Chapadão do Sul. O único gol da partida foi assinalado pelo lateral Arnaldo.
A primeira vitória do Dourados no campeonato também saiu. E foi na base da insistência, pelo placar mínimo. No Estádio Municipal Fredis Saldivar (Douradão), o time da casa bateu o Aquidauanense, graças ao gol marcado por Gugu, aos 37 minutos do segundo tempo. O confronto foi válido pelo grupo B.
O Naviraiense foi o “visitante indigesto” da rodada. O Jacaré do Conesul viajou até Rio Brilhante para enfrentar o Águia Negra no Estádio Municipal Iliê Vidal (Ninho da Águia) e não tomou conhecimento do adversário, aplicando 3 a 0. Jefferson (2x) e Rodrigo Paraná foram às redes e liquidaram a partida ainda na etapa inicial. O triunfo fora de casa fez a equipe de Naviraí chegar à liderança da chave B, com seis pontos. O Águia, por sua vez, caiu para o último lugar, e tem dois pontos.
Com o fim da quarta rodada, confira a classificação da primeira fase do Campeonato Sul-Mato-Grossense:
Grupo A
| Classificação | P | J | V | E | D | GP | GC | SG |
| 1 – Costa Rica EC | 6 | 2 | 2 | 0 | 0 | 6 | 1 | 5 |
| 2 – Operário FC | 4 | 3 | 1 | 1 | 1 | 6 | 2 | 4 |
| 3 – EC Comercial | 4 | 4 | 1 | 1 | 2 | 3 | 6 | -3 |
| 4 – SER Chapadão | 3 | 2 | 1 | 0 | 1 | 2 | 3 | -1 |
| 5 – CE União/ABC | 3 | 3 | 1 | 0 | 2 | 1 | 6 | -5 |
Grupo B
| Classificação | P | J | V | E | D | GP | GC | SG |
| 1 – CE Naviraiense | 6 | 3 | 2 | 0 | 1 | 9 | 4 | 5 |
| 2 – Dourados AC | 5 | 3 | 1 | 2 | 0 | 2 | 1 | 1 |
| 3 – Aquidauanense FC | 4 | 4 | 1 | 1 | 2 | 4 | 5 | -1 |
| 4 – Coxim AC | 4 | 3 | 1 | 1 | 1 | 4 | 6 | -2 |
| 5 – EC Águia Negra | 2 | 3 | 0 | 2 | 1 | 1 | 4 | -3 |
Legenda: P – pontos ganhos; J – jogos disputados; V – vitórias; E – empates; D – derrotas; GP – gols pró/feitos; GC – gols contra/sofridos; SG – saldo de gols
O Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2022 tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).
Lucas Castro , Fundesporte
Foto de destaque: Igor Santana
CARAVINA EM PAUTA
Projeto relatado por Caravina avança e garante cartório para Nova Casa Verde
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em primeira votação, o projeto que prevê a criação de um cartório de registro civil no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.
A proposta, de autoria do Poder Judiciário e com relatoria do deputado estadual Pedro Caravina, representa um avanço importante para a população da região, que atualmente precisa se deslocar cerca de 50 quilômetros para acessar serviços básicos de registro civil.
O distrito de Nova Casa Verde reúne aproximadamente 1.200 propriedades rurais, entre assentamentos e fazendas, o que evidencia a necessidade de ampliar a estrutura de atendimento à população local.
A demanda pela instalação do cartório já vinha sendo acompanhada pelo deputado, que anteriormente apresentou indicação solicitando a implantação do serviço no distrito, reforçando a necessidade de ampliar o acesso da população aos serviços civis.
Segundo Caravina, a medida atende a uma reivindicação antiga da comunidade e contribui diretamente para facilitar o dia a dia dos moradores.
“Estamos falando de acesso. Hoje, muita gente precisa sair do distrito para resolver questões simples. Com o cartório mais próximo, isso muda a realidade da população”, destacou.
O parlamentar ressalta que o tema sempre esteve em pauta em sua atuação, com diálogo junto às lideranças locais e acompanhamento das demandas da região.
Com a criação da nova unidade, a expectativa é garantir mais agilidade, comodidade e dignidade no acesso a serviços essenciais, como registros de nascimento, casamento e outros atos civis.
O projeto prevê que a instalação do cartório ocorrerá após a realização de concurso público, conforme determina a legislação vigente, e integra a reorganização das unidades extrajudiciais no município de Nova Andradina.
A proposta segue agora para as próximas etapas de tramitação na Assembleia Legislativa.
