MATO GROSSO DO SUL
Governo de MS inicia cursos para formar mais 227 bombeiros militares
MATO GROSSO DO SUL
O Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, iniciou nesta segunda-feira os cursos com 227 novos militares, fortalecendo seu compromisso com a segurança e o bem-estar da sociedade sul-mato-grossense.
São três cursos distintos: o Curso de Formação de Oficiais Combatentes (CFO) com 10 cadetes, o Curso Básico de Formação de Oficiais Especialistas e de Saúde (CBFO) com 11 alunos-oficiais, e o Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar (CFSD) com 206 novos soldados. Ao todo, são 227 novos membros que agora integram o Corpo de Bombeiros Militar, prontos para assumir a missão de preservar vidas e proteger o patrimônio da comunidade.
O CFSD, com uma carga horária de 1.599 horas-aula distribuídas ao longo de 9 meses, abrange disciplinas essenciais como Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a incêndios urbanos e florestais, Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Salvamento Aquático, Legislação Bombeiro Militar, Direitos Humanos, Combate ao Racismo e Homofobia, Comunicações e Tecnologia da Informação. Os soldados serão treinados para atuar em diversas situações, desde combate a incêndios urbanos até técnicas de busca e salvamento em matas e cerrados.
Já o CBFO visa habilitar os alunos-oficiais para atividades meio e fim da corporação. Os alunos-oficiais do CBFO possuem formação nas áreas de medicina, análise de sistemas, tecnologia da computação, direito, engenharia civil, jornalismo e serviço social e, após a conclusão do curso, ocuparão vagas de Oficiais Especialistas em suas áreas de conhecimento. Esta é a terceira turma desse quadro a ser formada pela Academia de Bombeiro Militar (ABM).
Inicia hoje também a quarta turma do Curso de Formação de Oficiais Combatentes (CFO) a ser formada no Mato Grosso do Sul pela ABM cujo objetivo é desenvolver, durante dois anos de curso, competências de gestão nos cadetes . A formação exige do cadete o conhecimento técnico das funções exercidas pela corporação incluindo avaliações, estágios e correções disciplinares para garantir que, ao final do curso, os cadetes estejam aptos a exercerem suas atribuições com a competência e habilidade exigidas pela carreira.
A entrada desses 227 novos militares na Academia de Bombeiros Militar representa um marco significativo para a segurança da sociedade sul-mato-grossense. A formação desses profissionais reflete o compromisso contínuo da corporação em garantir uma atuação eficiente e especializada, pronta para responder às demandas da comunidade e preservar vidas e patrimônio. A população pode contar com profissionais treinados e dedicados, fortalecendo a segurança e tranquilidade em todo o estado de Mato Grosso do Sul.
Comunicação CBM-MS
Fotos: CBM/Divulgação
CULTURA
Centro de Campo Grande recebe dois dias de shows gratuitos, batalhas de rima e feira
O centro de Campo Grande será o cenário de um amplo encontro de ritmos, linguagens artísticas e manifestações culturais no final deste mês. Nos dias 30 e 31 de maio, o cruzamento das ruas Maracaju e 14 de Julho receberá a Revoada Cultural. O evento, totalmente gratuito, tem como objetivo transformar a região central em um polo de convivência, arte urbana e ocupação cultural.
Ao todo, serão mais de 23 horas de programação distribuídas ao longo do fim de semana. O público poderá acompanhar apresentações de artistas locais e nacionais em gêneros que vão do samba, forró e sertanejo caipira à MPB, hip hop, rap, reggae e rock. Além das atrações musicais, o evento contará com danças urbanas, manifestações populares, batalhas de rima, intervenções artísticas, além de uma feira cultural com gastronomia e artesanato.
A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura e revitalizar o uso do espaço público na região central de Campo Grande, promovendo a integração entre diferentes públicos em um ambiente aberto.
Destaques da Programação
Um dos principais nomes confirmados é o rapper GOG, ícone da história do hip hop brasileiro, que se apresenta no sábado (30) ao lado do grupo Bros MCs. A grade do evento também prioriza a cena local, reunindo diversos coletivos e músicos de Mato Grosso do Sul.
Cronograma Completo do Evento
Sábado, 30 de maio
-
10h00 – Cortejo da Revoada
-
12h20 – Marlon Maciel e grupo Trem Pantaneiro
-
13h25 – Gabriel Chiad
-
14h25 – Lara Tango + Dança Urbana
-
14h55 – Engenheiro Edson
-
15h50 – Pantanal de Lino (Salim)
-
16h30 – Sandim + Manuzera + Lauren Cury
-
17h35 – Juci Ibanez
-
18h25 – Coletivo Rabiscada
-
18h35 – Slam + Batalha
-
19h50 – Magão convida Falange da Rima
-
20h50 – Coletivo Rabiscada
-
21h15 – GOG convida Bros MCs
-
22h15 – Anarandá convida Katú Mirim
-
23h05 – DJ Shabba
Domingo, 31 de maio
-
12h20 – Orquestra UFMS
-
12h55 – Marcelus e Marcela – Mar & Mar
-
13h50 – Lara Árabe + Kpop
-
14h20 – DJ Lady Afro
-
15h05 – Ana Lua e Pedro Espíndola
-
16h00 – Kalu
-
16h50 – Coletivo Soul Art
-
17h10 – Roda de Samba da Revoada
-
18h30 – Karla Coronel
-
19h30 – Forró Flor de Pequi + Rolê da Dança
-
20h30 – Coletivo Soul Art
-
20h50 – Beget de Lucena
-
21h55 – Gabriel Noah
-
22h55 – Corvo e os Malditos do Cerrado